Tempo de leitura: 13 minutos

hull fc warrington 2013

Semana de 20ª rodada na NRL, com duelos diretos pela classificação. O destaque ficou por conta da derrota do Melbourne Stom para o New Zealand Warriors, caindo para a quarta colocação. O resultado beneficiou South Sydney Rabbitohs e Sydney Roosters, que dispararam na competição.

 

- Continua depois da publicidade -

Rabbitohs, Roosters, Sea Eagles e Bulldogs nas nuvens

Rabbitohs e Roosters seguem rodada a rodada mostrando sua superioridade. Os Bunnies seguem na liderança do torneio depois de derrotarem tranquilamente fora de casa o Gold Coast Titans, que vem caindo pela tabela de classificação. 32 x 4 foi o placar, com 3 tries da família Burgess – 2 de Sam e 1 de George – e 2 tries de Keary.

Os Roosters, por sua vez, contaram com o retorno de Sonny Bill Williams e atropelaram. Implacáveis 28 x 12 sobre o Newcastle Knights fora de casa, com Kenny-Dowall, Jennings, Moa e SBW cravando os 4 tries da vitória sobre um postulante à classificação.

Já os Sea Eagles subiram para a terceira posição com uma grande vitória fora de casa sobre o decadente Wests Tigers, de direção nova e envolto pela polêmica da saída de Benji Marshall. O time do norte de Sydney não quis nem saber da crise do oponente e aplicou 36 x 18, com 2 tries de Horo e 2 de Lyon, além de 1 de Matai e 1 do maestro Cherry-Evans.

Na quinta posição vem a equipe dos Bulldogs, que voltou a mostrar grande forma, subindo meteoricamente na classificação. A vitória desta semana do vice-campeão de 2012 foi diante do lanterna Parramatta Eels, disparado o pior time da liga. Os Eels erraram tackles e mais tackles, enquanto os Dogs faziam tries e mais tries. 40 x 12 foi o placar, com chuva de 7 tries.

 

Tropeço do Storm e aflição para Cowboys, Dragons e Panthers

O quarto colocado da NRL no momento é o Melbourne Storm, que caiu uma posição após ser derrotado pelo New Zealand Warriors. O Storm está agora empatado em pontos com os Sea Eagles e 3 pontos acima de Bulldogs, Sharks e Raiders.

Os kiwis começaram com tudo a peleja, anotando 2 tries com sua rápida linha, ambos finalizados por Laumape. A resposta dos Melbournians veio aos 16, com O’Neill cravando o try. Outros 2 tries do Storm foram anulados e os Warriors deram a resposta antes do intervalo com try de Leuluai. No segundo tempo, Slater e Blair fizeram 2 tries-relâmpago para o Storm, deixando o placar em 18 x 16. Mas, Hurrell, aos 59′, ampliou para os neozelandeses. O Storm só voltou a marcar aos 74′, com Cronk, porém a vitória dos Warriors foi garantida com o try salvador de Locke aos 78′. 30 x 22 e nona posição para os neozelandeses, que somam o mesmo número de pontos do oitavo colocado Newcastle Knights.

Já chegando próximos de Melbourne na classificação estão Cronulla-Sutherland Sharks e Canberra Raiders, que conseguiram ótimas vitórias, garantindo a sexta e a sétima posições, respectivamente. Os Sharks fizeram um duelo direto pela classificação contra o Penrith Panthers, e saíram vitoriosos mesmo cheios de desfalques – incluindo o lesionado capitão Paul Gallen – e envoltos pela crise do anti-doping, com a ASADA – Associação Anti-Doping da Austrália – fechando o cerco sobre o clube, que tem já nove atletas sob suspeita. Os Sharks deram a volta por cima e se impuseram, fazendo indiscutíveis 38 x 10, com Todd Carney brilhando mais uma vez. Feki e Gordon também estiveram inspirados, fazendo 2 tries cada. A derrota custou caro aos Panthers, que estão agora em décimo lugar na liga. 4 pontos abaixo da zona de classificação.

Já os Raiders passaram pelo St. George Illawarra Dragons, que se viu praticamente eliminado da briga pelo título. Os Raiders levaram a melhor no primeiro tempo, com 2 tries, de Edwards e Robinson, fazendo 10 x 6 no intervalo. Aos 42′, o try de Berrigan foi um balde de água fria sobre os Dragons, que não conseguiram mais a virada. Harrison e Brett Morris fizeram pro time da casa, mas Milford deu números finais com o 22 x 18.

Por fim, no clássico de Queensland, vitória fora de casa do Brisbane Broncos sobre North Queensland, dando um duro golpe nas ambições do time de Townsville. O jogo foi parelho e disputado, com os Cowboys virando o placar no fim. Hunt e Oates fizeram logo no início os dois primeiros tries de Brisbane, mas os Cowboys reagiram com try de Faifai Loa, aos 35′. No segundo tempo, os Cowboys seguiram melhores e foram premiados com 2 tries em sequência, de Cooper, aos 52′, e Bowen, aos 58’m virando o placar. Os Broncos foram para cima no fim e foram premiados com o try salvador de Hodges, virando o placar para garantir a vitória por 18 x 16 e o décimo segundo lugar na classificação para Brisbane, 4 pontos abaixo dos Knights.

 

Wigan Warriors e Hull FC farão a final da Challenge Cup

Na Inglaterra, o sábado e o domingo foram de semifinais da Tetley’s Challenge Cup, a Copa da Inglaterra, competição disputada desde 1896, que conta também com a participação de clubes de França, Gales e Escócia. Realizadas em campos neutros, as semifinais premiaram Wigan Warriors e Hull FC, que se garantiram na grande final, a ser disputada no dia 24 de agosto, no estádio de Wembley, em Londres.

Em Leigh, na Grande Manchester, a primeira partida não teve graça alguma. O Wigan não deu qualquer chance ao London Broncos, aplicando implacáveis 70 x 0, para voltar à disputa da final. Já no domingo, Huddersfield recebeu o confronto mais equilibrado entre Hull FC e o atual campeão da copa Warrington Wolves. E a vitória coube ao time de Kingston-upon-Hull, que que emergiu vitorioso em jogo muito parelho. 10 x 8 foi o placar para os alvinegros no intervalo, que conseguiram garantiram o triunfo no segundo tempo, com um try sendo anotado para cada lado: 16 x 12.

Maior campeão da Challenge Cup com 18 títulos, o Wigan Warriors faturou a taça pela última vez em 2011, quando quebrou um jejum que vinha desde 2002 sem o título da copa. O Hull FC, por sua vez, conquistou 3 vezes a competição, sendo a última vez em 2005. As duas equipes se enfrentaram nas finais de 1959 e 1985, com o Wigan ganhando ambas.

 

nrl

NRL – Campeonato Australiano de Rugby League

Cowboys 16 x 18 Broncos, em Townsville

Bulldogs 40 x 12 Eels, em Sydney

Dragons 18 x 22 Raiders, em Wollongong

Titans 4 x 32 Rabbitohs, em Gold Coast

Warriors 30 x 22 Storm, em Auckland

Sharks 38 x 10 Panthers, em Sydney

Knights 12 x 28 Roosters, em Newcastle

Tigers 18 x 36 Sea Eagles, em Sydney

 

challenge cup tetleys

The Tetley’s Challenge Cup – Copa Europeia de Rugby League

Semifinais

Wigan 70 x 0 London, em Leigh

Hull FC 16 x 12 Warrington, em Huddersfield

 

Final – dia 24/8

Wigan x Hull FC, em Wembley, Londres