Tempo de leitura: 7 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Champions Cup, a Copa Europeia de Rugby, conheceu neste fim de semana nada menos que três classificados às quartas de final: Racing, Saracens e Leicester Tigers, que carimbaram suas vagas mesmo com uma rodada de antecedência para o fim da fase de grupos.

 

Ospreys e Toulon também viveram uma grande jornada, terminando a quinta rodada no primeiro lugar de suas chaves após cruciais vitórias sobre Clermont e Wasps, respectivamente.  A vitória do Ospreys ainda resultou em mais uma definição: além de classificados às quartas de final, Racing, Saracens e Leicester Tigers terão o mando de jogo na próxima fase, destinado aos quatro melhores campeões de grupo. Isso porque o Ospreys não conseguirá ultrapassar nenhum deles na próxima rodada.

- Continua depois da publicidade -

 

Além dos campeões de cada um dos cinco grupos, terão vaga nas quartas de final os três melhores segundos colocados. Com isso, Ulster, Northampton, Glasgow, Clermont, Bordeaux, Exeter, Stade Français e Wasps ainda sonham com um lugar na fase final.

 

Saracens sem concorrência

A campanha do Saracens na Copa Europeia é quase perfeita. O rubronegro inglês alcançou sua quinta vitória em cinco jogos no Grupo 1, a quarta bonificada, e já está classificado com o mando de jogo em mãos para as quartas de final. Nesse sábado, os londrinos receberam os norte irlandeses do Ulster e não tiveram problemas para vencerem por 37 x 17. Precisando vencer para ainda sonhar com o primeiro lugar, o Ulster começou dificultando as ações para os Sarries, com Luke Marshall fazendo o primeiro try logo aos 4′, recebendo passe magistral de Jarred Payne com os pés. Mas, os Saracens reagiram antes do intervalo e viraram o marcador com try em devastador maul, finalizado por Billy Vunipola, aos 37′. No segundo tempo, o Ulster desmontou e o Saracens atropelou, com Duncan Taylor, Maro Itoje e Schalk Brits fazendo três tries em um espaço de 10 minutos. Humphreys ainda faria um try de consolação para o Ulster aos 70′, mas o placar ficou em 33 x 17 para os ingleses.

 

Na outra partida do grupo, o dérbi francês terminou com a eliminação matemática do Toulouse, com derrota melancólica diante do caçula Oyonnax, que, mesmo já eliminado, festejou sua primeira vitória na história da Champions Cup. 32 x 14.

 

Na rodada final, o Ulster joga por sua classificação como um dos três melhores segundos recebendo o Oyonnax. O Ulster precisa vencer com ponto bônus e ainda torcer por uma combinação de resultados.

 

Pesadelo para o Clermont, euforia para os Ospreys

Emoção maior foi vivida no Grupo 2, com o líder Clermont se complicando com uma derrota fora de casa contra os galeses do Ospreys, que saltaram para a liderança do grupo. Até hoje, jamais um clube francês venceu em Swansea, mas a partida parecia pender toda a favor dos Vulcões, que fizeram o primeiro try logo aos 5′ com Fofana, em grande jogada de Camille Lopez. Mas, a indisciplina custou a cabeça do Clermont. Com dois penais no primeiro tempo, Dan Biggar manteve os donos da casa na cola, mas o abertura “macarena” desperdiçou dois penais antes do intervalo e quem assumiu os chutes foi Sam Davies, que correspondeu. No segundo tempo, Davies deixou os galeses encostados no placar com um penal e um drop goal certeiro e virou o marcador aos 68′, quando o Clermont jogava com 14, após amarelo para Ulugia. O Clermont não teve forças para se recompor e viu Davies chutar outros dois penais antes do fim para fechar a vitória galesa em 21 x 13.

 

Apesar da derrota do Clermont, teve festa na França, com o Bordeaux mantendo suas chances com uma vitória sobre os ingleses do Exeter Chiefs por empolgantes 34 x 27. A partida foi uma loucura, muita aberta e cheia de ações em velocidade, com os franceses atropelando no começo com tries de Ashley-Cooper e Blair Connor, mas com os ingleses reagindo pouco depois pelas mãos de Dave Lewis. O Bordeaux não sentiu o try do Exeter e fez seu terceiro dois minutos depois, com Madaule, mas os Chiefs responderam de imediato, quatro minutos mais tarde, com McGuigan cruzando o in-goal e igualando em 20 x 20 o marcador. No segundo tempo, mais rugby aberto dos dois lados e Auzqui fez o quarto try do Bordeaux aos 55′. Mas, Bodilly respondeu aos pouco depois para os Chiefs, empatando tudo de novo. O golpe final veio apenas aos 70′, com try de Tauleigne no contra golpe. 34 x 17.

 

Todos os times do Grupo 2 vão à última rodada com chances de terminarem em primeiro lugar. O Exeter receberá o Ospreys, enquanto Bordeaux visitará o Clermont. Para o Ospreys basta uma simples vitória, ao passo que o Chiefs precisa vencer com bônus e torcer por uma vitória do Bordeaux sobre o Clermont. Já o Clermont precisa derrotar o Bordeaux e torcer pelo insucesso do Ospreys. Já o Bordeaux necessita de um triunfo bonificado sobre o Clermont e de uma vitória não bonificada de Exeter. Pela pontuação dos demais grupos, dificilmente o segundo colocado do Grupo 2 avançará.

 

Racing voando

O Grupo 3 conheceu no domingo seu primeiro classificado. Como esperado, o Racing segue como um dos invictos do certame e já não pode mais ser alcançado no primeiro lugar. O time de Paris não deu chances aos galeses do Scarlets e conquistou uma vitória impressionante, fazendo cinco tries apenas no primeiros tempo, quando abriu 38 x 0 com tries de Laulala duas vezes, Imhoff, Claassen e Dupichot. Os galeses esboçaram a reação no segundo tempo cruzando o in-goal duas vezes nos 10 minutos iniciais, com DTH van der Merwe e Gareth Davies, mas um penal try aos 56′ e o segundo try da máquina argentina Imhoff sepultaram as esperanças vermelhas. Goosen ainda fez o seu try e Laulala completou seu hat-trick, selando o placar em 64 x 14.

 
Valendo as chances de seguirem vivos na luta por um dos três melhores segundos lugares, Northampton Saints e Glasgow Warriors se encararam na Inglaterra e quem levou a melhor foram os Saints, que venceram no finzinho por 19 x 15 e seguem bem na luta pela vaga. O oitavo Teimana Harrison completou belo maul logo aos 7′ para fazer o primeiro try do jogo, mas os Warriors reagiram com 3 penais de Finn Russell para se colocarem na frente em 9 x 7. O lateral seguido de maul continuou uma arma importante dos ingleses e o segundo try saiu aos 51′, com Day finalizando. Glasgow reagiu aproveitando os penais cedidos pelos Saints e Russell garantiu a virada no placar aos 70′. Todavia, o dia era de Northampton e o try da virada veio aos 78′, após chute cruzado de Myler para North apanhar e deixar com o debutante Mallinder, que cravou dentro do in-goal.

 
No próximo sábado, os Saints viajam a Llanelli para encararem os Scarlets, enquanto Glasgow recebe o Racing. Northampton precisa vencer, de preferência com ponto bônus, para avançar, enquanto Glasgow sonha com uma improvável combinação de resultados que inclua uma vitória bonificada sua, derrota dos Saints e resultados favoráveis em outros grupos.
 


 

Leicester sem dificuldades

Dificuldades nulas teve também o Leicester Tigers para assegurar sua classificação no Grupo 4. E ela veio sem a equipe entrar em campo. No primeiro jogo do grupo, o Stade Français foi à Irlanda precisando vencer o Munster para seguir com chances de ultrapassar os Tigers. Mas, o que se viu foi uma aguerrida equipe vermelha tentando salvar sua imagem perante sua torcida. O Munster se impôs com grande vitória bonificada, que teve Sherry e Earls fazendo os tries isolados no primeiro tempo e Zebo arrancando no começo da segunda etapa para fazer explodir o Thomond Park. Porém, os parisienses ainda estavam vivos e, aos 62′, Jonathan Ross correu para o primeiro try do Stade Français, que reduziu o marcador para 19 x 13 a favor dos irlandeses. As chances estavam em aberto, contudo, aos 67′, CJ Stander aproveitou a bobeada da defesa rosa e fez o quarto try irlandês, para confirmar a vitória por 26 x 13.

 

Com isso, Leicester jogou ainda mais solto na sua partida contra o frágil Treviso, da Itália, e não sofreu para fazer 47 x 7, com direito a 7 tries. Na rodada final, o Stade Français joga de olho nos demais grupos, precisando vencer justamente o Leicester em Paris para se classificar entre os melhores segundos. Os Tigers não brigam por mais nada, pois já têm inclusive o mando de jogo assegurado nas quartas de final.

 

Toulon vence Wasps no apagar das luzes

Acima de tudo, galático. O Toulon não fez um bom jogo contra o Wasps. Mas, no fim, o tricampeão europeu emergiu vitorioso e arrancou do Wasps a primeira posição do Grupo 5, vencendo por 15 x 11 graças a um try já com o tempo esgotado. Os franceses não tardaram a abrir o placar com try de Quade Cooper, aos 12′, após interceptação e contra-ataque puxado por Habana. Porém, apesar do try, o abertura australiano não viveu um bom dia. Os Wasps ficaram logo depois com um homem a menos, pelo amarelo a George Smith, mas os vermelhos só mexeram no placar com um penal batido por Escande, respondido logo depois por Gopperth. Sem criar nada, o Toulon viu os ingleses crescerem e, aos 63′, Gopperth adicionou novo penal, que colocou os Wasps 2 pontos abaixo somente. Michalak jogou fora penal a favor do Toulon logo depois e, aos 71′, Guy Thompson cruzou o in-goal para dar o try que seria da vitória inglesa. Entretanto, Gopperth perdeu a conversão e o Toulon foi capaz de controlar a posse de bola nos instantes finais, com Tillous-Borde manejando-a de um lado ao outro do campo até achar Ma’a Nonu, que investiu sobre a defesa aurinegra e serviu Drew Mitchell na negativa, quebrando a defesa dos Wasps. 15 x 11 no fechar das cortinas.

 

Antes, no sábado, o Leinster, já eliminado, sepultou o Bath, vencendo os ingleses por 25 x 11. Ian Madigan chutou 6 penais, enquanto Sean Cronin fez o try irlandês.

 

Na última rodada, o Toulon visita o Bath e precisa de uma simples vitória para assegurar a classificação e o mando de jogo na próxima fase. Já o Wasps recebe o Leinster e precisa vencer para manter chances de classificação (como um dos melhores segundos colocados ou em prmeiro lugar do Grupo 5, caso o Toulon seja derrotado).

 
champions cup logo

Rugby Champions Cup 2015-16 – Copa Europeia de Rugby

Grupo 1

Saracens 33 x 17 Ulster, em Londres

Oyonnax 32 x 14 Toulouse, em Oyonnax

 

Grupo 2

Ospreys 21 x 13 Clermont, em Swansea

Bordeaux 34 x 27 Exeter Chiefs, em Bordeaux

 

Grupo 3

Racing 64 x 14 Scarlets, em Paris

Northampton Saints 19 x 15 Glasgow Warriors, em Northampton

 

Grupo 4

Munster 26 x 13 Stade Français, em Limerick

Leicester Tigers 47 x 07 Benetton Treviso, em Leicester

 

Grupo 5

Leinster 25 x 11 Bath, em Dublin

Toulon 15 x 11 Wasps, em Toulon

 

ClubePJVED4+7-PPPCSP
Engenharia Mack3066006023573162
Unip2364025219513164
Direito Mack2164024114310637
Puc16630331124144-20
Maua1162042115313221
Pacto Mack651041163104-41
Ufabc050050035237-202

1 COMENTÁRIO