Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – ATUALIZADO – A Champions Cup 2016-17, a Copa Europeia de Clubes, teve sua largada neste final de semana e com uma notícia triste: o falecimento de Anthony Foley, o treinador do Munster e ex jogador da equipe (campeão da Copa Europeia em 2006 com o próprio Munster como capitão).  O Munster havia viajado par enfrentar o Racing, na França, neste domingo, mas Foley faleceu no hotel em Paris com apenas 42 anos de idade. A suspeita é de parada cardíaca e as causas ainda estão sendo investigadas. O falecimento levou, como esperado, ao adiamento do jogo.

 

Nas demais partidas, destaques para a grande vitória fora de casa do Saracens sobre o Toulon, em choque dos dois últimos campeões europeus, o triunfo fora de casa do Clermont contra o Exeter Chiefs e para a contundente vitória do Glasgow Warriors sobre o Leicester Tigers no jogo de abertura da rodada.

- Continua depois da publicidade -

 

Glasgow e Connacht mostram força do PRO12 nos grupos 1 e 2

Com o adiamento de Racing contra Munster, o único jogo do Grupo 1 foi o jogo isolado de sexta-feira entre Glasgow Warriors e Leicester Tigers. Os escoceses mostraram sua força e levaram a melhor, fazendo impactantes 42 x 13 sobre o tradicional time inglês. O ponta italiano fez seu nome com dois tries, enquanto o Mark Bennett, o scrum-half e capitão Henry Pyrgos e o hooker Fraser Brown fizeram os tries dos Warriors.

 

No Grupo 2, o Wasps fez sua parte e atropelou os italianos do Zebre com irrepreensíveis 82 x 14, com 12 tries de 10 jogadores diferentes. Já o Connacht, campeão do PRO12, começou com tudo a competição com uma importantíssima vitória sobre os franceses do Toulouse, maiores campeões europeus. 23 x 21, de virada, com o Toulouse chegando a abrir 21 x 11 no primeiro tempo. Com tries de O’Halloran e Bundee Aki os irlandeses deram a volta por cima no segundo tempo.

 




 

Saracens e Northampton comemoraram duras vitórias sobre franceses

No Grupo 3, o jogo mais aguardado da rodada, entre os dois titãs europeus, Saracens, da Inglaterra, campeão europeu em 2016, e Toulon, da França, campeão europeu em 2013, 2014 e 2015, teve lugar na Riviera Francesa e os londrinos provaram a todos que o presente é seu. Ainda galático, mas sem brilhar há um bom tempo, o Toulon viu o Saracens abrir 25 x 06 só no primeiro tempo, com tries de Maitland, Wigglesworth e Wyles, como um rolo compressor. Os franceses reagiram no segundo tempo, cruzando o in-goal com Chilachava e Habana, mas os penais de Owen Farrell garantiram a vitória inglesa e negaram aos franceses o bônus defensivo no finzinho. Vitória crucial fora de casa para o Saracens, 31 x 23.

 

No outro jogo da chave, os galeses do Scarlets derrotaram os ingleses do Sale Sharks, 28 x 11, com o ponta canadense DTH van der Merwe brilhando com dois tries.

 

Pelo Grupo 4, o Northampton Saints triunfou em outro duro choque entre ingleses e franceses, batendo o Montpellier, atual campeão da Challenge Cup. 16 x 14 no placar em jogo emocionante, com o abertura Stephen Myler já com o tempo esgotando chutando o penal da vitória dos Saints. Enquanto isso, o Leinster também provava sua força derrotando em Dublin os franceses do Castres por 33 x 15. O pack irlandês foi demolidor, com o hooker Sea Cronin fazendo 2 tries, enquanto o pilar McGrath cravou também o seu, todos no primeiro tempo. O ponta e capitão Isa Nacewa garantiu o bônus no segundo tempo e a vitória foi selada com um penal try arrancado pelo scrum irlandês.

 




 

Clermont e Bordeaux garantem vitórias para a França no domingo

Por fim, o Grupo 5 teve os únicos jogos do domingo, registrando as duas únicas vitórias francesas da rodada. O Bordeaux abriu o dia vencendo de virada os irlandeses do Ulster, 28 x 13, ao passo que o Clermont se impôs fora de casa sobre o Exeter Chiefs, que começou a temporada decepcionando. 35 x 08 na Inglaterra, com os franceses correndo para cinco tries, sendo dois de Fofana e um de Bardy, Nakaitaci e Abendanon.


 

Na próxima rodada, destaques para o Leinster visitando o Montpellier, o Toulouse tentando se reabilitar recebendo o Wasps, o Racing estreando fora de casa contra o Leicester Tigers e Clermont e Bordeaux colidindo em dérbi francês.

 

champions cup

EPCR Champions Cup – Copa Europeia de Rugby

Glasgow Warriors 42 x 13 Leicester Tigers

Wasps 82 x 14 Zebre

Leinster 33 x 15 Castres

Toulon 23 x 31 Saracens

Connacht 23 x 21 Toulouse

Northampton Saints 16 x 14 Montpellier

Scarlets 28 x 11 Sale Sharks

Bordeaux 28 x 13 Ulster

Exeter Chiefs 08 x 35 Clermont

Racing x Munster – postergado

 

ClubePaisJogosPontos
Grupo 1
MunsterIrlanda624
Glasgow WarriorsEscócia619
Leicester TigersInglaterra608
RacingFrança605
Grupo 2
WaspsInglaterra622
ToulouseFrança618
ConnachtIrlanda618
ZebreItália600
Grupo 3
SaracensInglaterra624
ToulonFrança616
ScarletsGales611
Sale SharksInglaterra604
Grupo 4
LeinsterIrlanda623
MontpellierFrança616
CastresFrança612
Northampton Saints Inglaterra609
Grupo 5
ClermontFrança626
BordeauxFrança614
Exeter ChiefsInglaterra612
UlsterIrlanda610
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- O 1º colocado de cada grupo e os 3 melhores 2ºs colocados se classificam às quartas de final.

 

Foto: Anthony Foley – The Guardian