Tempo de leitura: 4 minutos

O Campeonato Italiano de Rugby conheceu neste fim de semana seus dois finalistas. Rovigo e Calvisano despacharam Fiamme Oro e Mogliano, respectivamente, e decidirão no próximo dia 30 quem é o grande campeão da Bota em 2014-15.

 

Sábado, no estádio “Battaglini”, em Rovigo, os anfitriões ganharam a primeira semifinal derrotando novamente o Fiamme Oro. Os policiais deixarem o palco com honra , sendo a equipe surpresa desta temporada. No começo da peleja, foi o Rovigo quem primeiro levou perigo, abrindo o placar aos 10’ com um penal do fullback Basson. Três minutos depois, os vênetos aumentaram o placar com um drop goal de Rodriguez (6×0).  Já aos 35’ os policias reagiram e marcam um penal con Benetti (6×3). Mas, tardou apenas dois minutos para um erro defensivo dos romanos ser aproveitado pelo ponta McCann, que esmagou a bola no area do try (11 x 3). Já nos acréscimos Basson teve a oportunidade com uma penalidade de longa distância, a bola bate na trave e entrou. Três pontos mais para o Rovigo e 14×3 ao final do primeiro tempo, com os Bersaglieri substancialmente melhores que os romanos, que deixaram de jogar em igualdade, principalmente nos scrums, ao contrário do que mostrou na semana passada.

- Continua depois da publicidade -

 

Ao 49’ novamente Basson marca um outro penal pelo Rovigo (17×3), dando início positivo aos donos da casa na segunda etapa. Neste ponto, parecia que Rovigo ganharia com tranquilidade, mas logo veio a reação orgulhosa dos policiais. Aos 65’, os romanos marcaram seu try com o pilar Cerqua, convertido por Benetti (17×10).  Os últimos 10 minutos foram todos com ataques dos romanos, mas sem sucesso em vencer a parede defensiva do Rovigo. Apito final e festa para os Bersaglieri, 17 x 10. No dia 30 de maio, no mesmo campo de jogo, o clube do Vêneto vai enfrentar a decisão do titulo, que o Rovigo não conquista desde 1991.

 

Na semifinal do domingo, o Mogliano venceu o segundo jogo do duelo com o Calvisano, mas foi o time lombardo que se garantiu na final, graças ao placar agregado. Os primeiros 15 minutos de jogo foram muitos equilibradose foi o Mogliano que abriu o placar, aos 17’, com um try do centro Ceccato, convertido pela abertura Barraud (7×0). Calvisano marcou seus primieros pontos aos 21’ com um penal do abertura Seymour (7×3), mas a situação não era boa para o time da casa, pois, ao 26’, os anfitriões foram reduzidos a 14 homens, por um cartão amarelo para o asa Salvetti. Os vênetos tiraram vantagem e marcaram o segundo try da partida com o fullback Van Zyl; Barraud converteu (14×3). Calvisano sofreu com os ataques da linha veneta, mas, apesar disso, encontrou duas ocasiões no final do tempo para diminuir a desvantagem com os pontapés de Seymour, ao 40’ e 41’, transformando os penais em pontos. O placar do intervalo foi de 14×9 para Mogliano.

 

Na segunda etapa, um penal de Barraud voltou a dar esperanças para os vênetos (17×9), que precisavam tirar a desvantagem de 15 pontos que o Calvisano abrira no primeiro jogo em Mogliano. Aos 51’, contudo, veio o banho de água fria, com o try do Calvisano com a asa Di Giulio, reduzindo a diferença para um ponto (17×16). Com isso, caiu o ritmo dos vênetos, enquanto os lombardos ganharam mais confiança e segurança.  Ao 65’, o Mogliano atacou perto da linha do try adversário, mas perdeu suas chances. A cinco minutos do fim, o centro Mbanda escreveu a palavra final sobre as chances de qualificação dos vênetos com o try para os lombardos, convertido por Seymour, 23 x 17.

 

No último ataque do Calvisano, Van Zyl interceptou o passe e correu para dar o último try ao Mogliano, debaixo dos postes, e,  com a conversão de Barraud, o Mogliano virou novamente o placar, 24×23, garantindo a insuficiente vitória na partida. Assim, Calvisano irá defender seu título fora de seus domínios contra Rovigo.

 

Lyons Piacenza é promovido ao Eccellenza!

A equipe que irá substituir os Cavalieri Prato na próxima temporada do Campionato d’Eccellenza será o Lyons Piacenza. Em Viadana, os Leões derrotaram por 26 x 19 o Pro Recco na final da Serie A, a segunda divisão italiana e, com isso, voltaram à primeira divisão nacional, que não disputavam desde 1993. Com isso, a região da Emilia-Romagna, tão tradicional no rugby italiano, voltará a contar com um time no campeonato.
eccellenza logo novo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Semifinais – Jogos de volta

Rovigo 17 x 10 Fiamme Oro, em Rovigo  (33×31)

Calvisano 23 x 24  Mogliano, em Calvisano (30×15)

 

Final, dia 30 de maio

rovigo rugbyversus copiarcalvisano rugby

Rovigo x  Calvisano  em Rovigo

 

 

Serie A – 2ª divisão do Campeonato Italiano

Final

Lyons Piacenza  26 x 19 Pro Recco em Viadana

Lyons Piacenza campeão e promovido ao Eccellenza 2015-16

 

Escrito por: Giorgio Vuerich

Foto: Rovigo / Facebook