Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Hoje, no Zimbábue, foi jogada a 3ª e última rodada da fase de grupos do Troféu Mundial M20, a segunda divisão juvenil do World Rugby, definindo as duas seleções que farão a grande final no próximo domingo, da 1º de maio. Espanha e Samoa mantiveram suas invencibilidades e asseguraram vaga na decisão, seguindo ambas na briga pelo título e pela promoção ao Campeonato Mundial M20 de 2017, a primeira divisão mundial.

 

Samoa foi a primeira a garantir sua classificação com uma vitória expressiva de 56 x 22 sobre o então segundo colocado Uruguai, em duelo direto pelo primero lugar. Os samoanos não tomaram conhecimento dos Teritos no primeiro tempo e “passaram o carro”, abrindo 24 x 8 já no primeiro tempo. A máquina de tries samoana não parou no segundo tempo e o placar chegou a se elevar a 56 x 8, com um total de 7 tries para os polinésio,s de 7 atletas diferentes, até o Uruguai reagir com dois tries no final. Vitória indiscutível para Samoa, finalista

- Continua depois da publicidade -

 

Já a Espanha fez uma partida dura contra os Estados Unidos resolvida apenas no detalhe. Liderados pelo capitão Jon Zabala, os ibéricos levaram a melhor no primeiro tempo, abrindo 8 x 0 com try do scrum-half Jaime Mata, em 40 minutos nos quais as defesas prevaleceram. O segundo tempo largou com try espanhol do hooker Vincent Delhoyo, fazendo 16 x 0. Mas, os americanos reagiram e com maul após lateral o capitão Germishuys cravou o primeiro try das Jovens Águias, que se puseram a apenas 8 pontos dos vermelhos. Os minutos finais foram dramáticos e, aos 77′, a Espanha tomou a decisão certa e chutou penal aos paus, com o centro Rabagao definindo a vitória espanhola. No fim, o oitavo Germishuys ainda fez no lance final seu segundo try no jogo, o sétimo no campeonato em apenas três jogos, suficiente para lhe assegurar a artilharia do torneio, mas já em vão na luta americana pela vitória. 18 x 16, Espanha na final, logo em sua primeira participação no torneio.

 

As outras duas partidas não colocaram em risco as primeiras posições conquistadas por Samoa e Espanha. No Grupo A, Fiji garantiu o segundo lugar com uma vitória de 42 x 22 sobre o Zimbábue. Foram 6 tries dos fijianos, que permanecerão pelo terceiro ano seguido longe da elite mundial no M20. Os anfitriões mais uma vez flertaram com o bônus ofensivo, mas não conquistaram os necessários quatro tries. Foi nada menos que o terceiro jogo seguidos que os zimbabuanos anotaram 3 tries, provando que poderio ofensivo eles têm.

 

E a Namíbia, por sua vez, aplicou o placar mais elástico até aqui do Mundial M20, passando por 70 x 8 sobre Hong Kong, com direito a 9 tries. O ponta Kavita e o asa De Klerk fizeram 2 tries cada.

 

Além da final entre Espanha e Samoa, jogarão no domingo Fiji e Namíbia, pelo terceiro lugar, Uruguai e Estados Unidos, pela quinta posição, e Zimbábue e Hong Kong, contra o último lugar.

 

Vale lembrar que o Troféu Mundial M20 está sendo usado de teste a Leis Experimentais, como o try valendo 6 pontos e o penal valendo apenas 2.

 

world rugby logo

World Rugby U20s Trophy – Troféu Mundial M20 – 2ª divisão do Mundial M20

3ª rodada

Fiji 42 x 22 Zimbábue

Namíbia 70 x 08 Hong Kong

Samoa 56 x 22 Uruguai

Espanha 18 x 16 Estados Unidos

 

ClubePtsJVED
Farrapos
245500
Charrua
205401
San Diego
155302
Serra
105203
Brummers
045104
Centauros
005005
Tabela completa


Finais – Domingo, dia 1º de maio

05h00 – Zimbábue x Hong Kong – Decisão do 7º lugar

07h00 – Uruguai x Estados Unidos – Decisão do 5º lugar

09h00 – Fiji x Namíbia – Decisão do 3º lugar

11h00 – Samoa x Espanha – Final

 

*Horários de Brasília
Melhores momentos da 2ª rodada: