Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO12, a Liga Ítalo-Celta, tem novo líder após nove rodada: o Scarlets, de Gales, que retornou à primeira posição após vencer fora de casa e contra com derrota do então líder Connacht. Todos os galeses venceram na rodada, arejando as disputas da competição.
O duelo entre Glasgow e Leinster foi postergado por conta das fortes chuvas que caíram sobre a Escócia. O cancelamento é dor de cabeça extra para os administradores europeus, pois Glasgow também já teve uma partida postergada pela Champions Cup.

 

Scarlets é líder

- Continua depois da publicidade -

O Scarlets foi à Itália medir forças com o lanterna Benetton Treviso. E o que parecia um jogo tranquilo virou transtornou para o time de Llanelli. Quando, aos 51′, Morgan Allen fez seu segundo try na partida parecia que a vitória estava e encaminhada para os visitantes, mas os Leões do Vêneto reagiram com try de Edoardo Gori e, aos 72′, o centro neozelandês Sam Chrstie virou o marcador para os italianos. Porém, aos 76′, Shingler chutou o penal da vitória galesa, 22 x 20.

 

A vitória garantiu a liderança ao Scarlets por conta da derrota sofrida pelo Connacht. Os irlandeses foram à capital galesa Cardiff e falharam diante dos Blues. 20 x 16 foi o marcador na sexta-feira, em dia de festa para Tom James, o primeiro atleta a alcançar 200 jogos pelo PRO12. E o try da vitória saiu justamente das mãos do ponta. James cruzou o in-goal aos 54′ virando definitivamente o placar para Cardiff.

Dragons e Ospreys fechou semana perfeita para Gales

O Dragons deu seguimento à semana perfeita para os galeses. O time de Newport fez seu melhor jogo na temporada se impondo sobre o favorito Munster. Rynard Landman fez o único try da vitória por 22 x 6, que foi assegurada por outros 3 penais e 1 drop goal de Dorian Jones.

 

O Ospreys, por sua vez, copiou o Scarlets e venceu na Itália o Zebre, em outra dura partida. 39 x 22 para o elenco de Swansea, com Justin Tipuric fazendo dois dos cinco tries dos visitantes. Os italianos mostraram grande evolução, fizeram três tries nos galeses, mas não saíram com os pontos que seriam merecidos.

 

Por fim, o único time vitorioso não galês da rodada foi o Ulster, que fez magros 14 x 7 sobre os escoceses do Edinburgh. Os dois únicos tries dos irlandeses vieram no começo da partida, com um penal try e um try de Rory Scholes.




Padova vai à liderança do Eccellenza italiano com Rovigo e CalvisanoPor Giorgio Vuerich

Campeão da Itália nos últimos dois anos, o Calvisano venceu no jogo da sexta-feira contra os campeões de 2013, o Mogliano. 24 x 12 para os lombardos, que dominaram todo o jogo.

 

No grande jogo do dia, Rovigo venceu por 22×20 em Roma o Fiamme Oro. O primeiro tempo terminou em 16×10 para os “Bersaglieri”, na segunda metade os policiais passaram à frente com um try de Sepe. A 4 minutos do fim, Basson com um penal virou novamente o jogo para o Rovigo. No último minuto, os policiais tiveram o penal da virada, mas perderam a oportudinidade.

 

O Petrarca Padova (a equipe do Eccellenza ostentando mais títulos italianos 12, abaixo apenas do Amatori Milano, 18, hoje na 4ª divisão, e do Benetton Treviso, com 15, hoje no PRO12) alcançou a liderança do torneio, ao lado de Rovigo e Calvisano. Os “Patavini” venceram a Lazio por 34×15, conquistando o bônus necessário. Os tries dos “pretos” foram marcados por Conforti, Acosta (2), Bettin e Riedi.

 

Viadana e San Donà fizeram o empate da temporada, 24×24, com Viadana marcando o try final nos acréscimos, mas perdendo a conversão que valia a vitoria.

 

Por fim, a semana foi de boas notícias para time lanterna de L’Aquila. A “Corte di Appello della FIR” aceitou o recurso da equipe e cancelou a penalidade de quatro pontos na tabela, dada por escalar quatro jogadores não italianos na primeira rodada da temporada. Mas, no jogo o Lyons Piacenz, penúltimo colocado, L’Aquila perdeu por 23×25. Mais um ano difícil para a equipe de Abruzzo permanecer no top italiano.

 

guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Cardiff Blues 20 x 16 Connacht

Ulster 14 x 7 Edinburgh

Benetton Treviso 20 x 22 Scarlets

Glasgow Warriors x Leinster – adiado

Dragons 22 x 6 Munster

Zebre 22 x 39 Ospreys

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

eccellenza logo novo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Mogliano 14 x 24 Calvisano

Fiamme Oro 20 x 22 Rovigo

L’Aquila 23 x 25 Lyons Piacenza

Petrarca Padova 34 x 15 Lazio

Viadana 24 x 24 San Donà

 

ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1875
CalvisanoCalvisano1872
Petrarca Padova1858
MoglianoMogliano1856
ViadanaViadana1843
San DonàSan Donà1843
Fiamme OroRoma1840
LazioRoma1825
LyonsPiacenza1814
L'AquilaL'Aquila1809
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento

2 COMENTÁRIOS

  1. A cobertura de vcs é excelente, mas vou dar uma sugestão: falem tb do Didi10, a liga georgiana! Há partidas sendo televisionadas (2 por rodada), com direito a streaming no youtube, além de highlights de todos os jogos na página da liga. O nível do campeonato é muito alto e é celeiro de gigantes como Mamuka Gorgodze. Geórgia é o futuro do rugby europeu.

  2. A cobertura de vcs é excelente, mas vou dar uma sugestão: falem tb do Didi10, a liga georgiana! Há partidas sendo televisionadas (2 por rodada), com direito a streaming no youtube, além de highlights de todos os jogos na página da liga. O nível do campeonato é muito alto e é celeiro de gigantes como Mamuka Gorgodze. Geórgia é o futuro do rugby europeu.