Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A quinta rodada do PRO12, a Liga Ítalo Celta, neste fim de semana foi de disputa pela liderança entre galeses e irlandeses. Com muitos atletas recebendo descanso, o campeonato ainda não está com as equipes atuando com força máxima.

 

Scarlets no topo, mas com Connacht junto

- Continua depois da publicidade -

Jogando em Llanelli, o Scarlets se manteve como o único invicto da competição ao vencer o jogo pela ponta contra os irlandeses do Munster. Quem primeiro cruzou o in-goal, na verdade, foram os irlandeses, com Andrew Conway mergulhando no contra-ataque. Com Shingler bem nos penais, o Scarlets foi ao intervalo no páreo, perdendo por apenas 13 x 6. E a virada saiu no segundo tempo, com DTH van der Merwe e Tom Williams cravando dois tries na velocidade. Ian Keatley, contudo, manteve o Munster na busca pela vitória com um drop goal mas, com dois minutos para o fim, Shingler chutou o penal da vitória galesa. 25 x 22.

 

A invencibilidade, entretanto, não foi suficiente para dar a liderança isolada aos vermelhos. O pequeno da Irlanda, o Connacht, conseguiu grande vitória fora de casa sobre o Ospreys para se igualar na pontuação ao Scarlets. Dan Baker abriu o placar com try para os galeses, mas os irlandeses reagiram ainda no primeiro tempo com try de Matt Healy, quando o time da casa tinha um homem a menos. Bundee Aki cravou o segundo try do Connacht após o intervalo, mas o handling galês fez a diferença e Justin Tipuric cravou o segundo try do Ospreys para manter os alvinegros na cola. No fim, Rondaldson chutou o penal da vitória dos visitantes, 21 x 16.

 

Leinster e Ulster vencem

A rodada foi boa para os outros dois irlandeses. O Leinster, jogando em casa, superou o atual campeão Glasgow Warriors, ainda com os dois times desfalcados pelo desgaste de seus grandes nomes na Copa do Mundo, apesar de alguns retornos. 23 x 18 foi o placar para os irlandeses, com Zander Fagerson fazendo o primeiro try dos escoceses. No segundo tempo, Luke McGrath colocou os dublinenses em vantagem, mas Taqele Naiyaravoro respondeu na potência para os Warriors. Porém, o australiano de Glasgow cometeu penal try e os irlandeses garantiram a vitória no fim.

 

O Ulster, por sua vez, passou pelo Cardiff Blues, que não se encontrou até aqui. Vitória por 24 x 17, com quatro tries para os norte-irlandeses e apenas um para os galeses, que se mantiveram no páreo por conta da indisciplina dos donos da casa e pela pontaria de Rhys Patchell, que, para muitos, deveria ter ido para a Copa do Mundo.

 

Zebre conquista primeira vitória

Para os italianos, o fim de semana foi de contrastes. O Benetton Treviso acumulou mais uma derrota, desta vez caindo contra o Dragons, em Gales. 19 x 12, com Nic Cudd fazendo o try solitário do time de Newport.

 

Já o Zebre conquistou sua primeira vitória na temporada, batendo os escoceses do Edinburgh, que vinham bem. 19 x 11 em Parma, com Hamish Watson fazendo o try dos visitantes e o ponta neozelandês Dion Berryman fazendo no segundo tempo o try da vitória italiana.


guinness pro12

Guinness PRO12 2015-16 – Liga Ítalo Celta (Escócia, Gales, Irlanda e Itália)

Scarlets 25 x 22 Munster

Dragons 19 x 12 Benetton Treviso

Ulster 24 x 17 Cardiff Blues

Leinster 23 x 18 Glasgow Warriors

Ospreys 16 x 21 Connacht

Zebre 19 x 11 Edinburgh

 

ClubePaísCidadeJogosPontos
LeinsterIrlandaDublin2273
ConnachtIrlandaGalway2273
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow2272
UlsterIrlandaBelfast2269
ScarletsGalesLlanelli2263
MunsterIrlandaLimerick/Cork2263
Cardiff BluesGalesCardiff2256
OspreysGalesSwansea2255
EdinburghEscóciaEdimburgo2254
DragonsGalesNewport2226
ZebreItáliaParma2224
Benetton TrevisoItáliaTreviso2220
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais e à Champions Cup;
- 5º, 6º e 7º lugares - classificação à Champions Cup;
- Nota: ao menos uma equipe de cada país participará da Champions Cup. Assim, se um país não tiver nenhuma equipe entre os 7 primeiros do PRO12, o melhor time desse país ganhará vaga na Champions Cup e o 7º colocado irá para a fase preliminar da competição europeia.

 

Petrarca ajuda Rovigo no Eccellenza italiano

Na Itália, a rodada do Eccellenza, o Campeonato Italiano, foi de clássicos, com o Rovigo assumindo a liderança com vitória no dérbi do Vêneto sobre San Donà e com o Petrarca Padova derrubando o Calvisano em jogo parelho. Teve ainda vitória do Viadana sobre o Fiamme Oro em confronto pela parte de cima da tabela.

 

Em breve, mas sobre a rodada italiana.

 

eccellenza logo novo

Campionato di Eccellenza – Campeonato Italiano

Petrarca Padova 12 x 11 Calvisano

L’Aquila 26 x 36 Mogliano

San Donà 16 x 36 Rovigo

Lazio 20 x 16 Lyon Piacenza

Viadana 14 x 5 Fiamme Oro

 

ClubeCidadeJogosPontos
RovigoRovigo1875
CalvisanoCalvisano1872
Petrarca Padova1858
MoglianoMogliano1856
ViadanaViadana1843
San DonàSan Donà1843
Fiamme OroRoma1840
LazioRoma1825
LyonsPiacenza1814
L'AquilaL'Aquila1809
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;
- 1º ao 4º lugares - classificação às Semifinais;
- 10º lugar - Rebaixamento

 

Foto: Huw Evans Picture Agency