Tempo de leitura: 5 minutos

stormers stadium copiar

A sexta-feira não será marcada somente  pela cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. O Super Rugby chega à sua fase de semifinais com dois clássicos regionais empolgantes!

Logo pela manhã, às 4h35 (horário de Brasília), a Nova Zelândia se voltará para a primeira semifinal do Super Rugby, a grande liga regional do Hemisfério Sul, com o duelo entre Chiefs e Crusaders. No sábado, na Cidade do Cabo, Stormers e Sharks farão o clássico sul-africano da outra semifinal, às 12h00. Nenhuma das duas partidas terá transmissão para o Brasil.

- Continua depois da publicidade -

Stormers e Chiefs terminaram a temporada regular do Super Rugby nas duas primeiras posições, e por isso garantiram a classificação antecipada às semifinais. Já Crusaders e Sharks tiveram que eliminar Bulls e Reds, respectivamente, na repescagem para as semifinais. Os Crusaders derrotaram o Bulls por 28 x 13, ao passo que os Sharks superaram os australianos dos Reds fora de casa por 30 x 17.

 

Dérbi neozelandês

A primeira semifinal do Super Rugby será um dérbi que irá parar a Nova Zelândia. Em Hamilton, os Chiefs, melhores do país na primeira fase, receberão a máquina de títulos de Christchurch, os Crusaders, parceiros do rugby brasileiro.

Na temporada regular, os Chiefs venceram o primeiro jogo fora de casa por 24 x 19. Porém, no dia 6 de julho, as duas equipes voltaram a se enfrentam, dessa vez na casa dos Chiefs, e a vitórias foi dos Crusaders, 28 x 21.

O duelo promete ser muito equilibrado, porém, nas últimas rodadas, enquanto os Crusaders cresceram e mostraram por que são heptcampeões do Super Rugby (os maiores vencedores da competição), os Chiefs balançaram, e já não mostram o mesmo vigor do início do certame. O fator campo, por outro lado, será um fator importante a favor dos Chiefs, que jamais conquistaram o Super Rugby, tendo apenas um vice-campeonato.

Com relação à rodada final da primeira fase, os Chiefs terão algumas alterações para o duelo com os ‘Saders. A primeira linha estará reforçada com os retornos de Schwalger e Taumalolo. O time de Waikato, inclusive, já deixou claro que apostará nas suas formações para se sobrepor ao time da Ilha do Sul. Na linha, Andrew Horrell fará a dupla de centros com o craque da equipe, o polêmico Sonny Bill Williams. Em caso de derrota, esse será o último jogo de SBW no Super Rugby.

Nos Crusaders, a principal mudança é a entrada do pilar Ben Franks no lugar de seu irmão Owen Franks. Cheio de All Blacks campeões mundiais, como os icônicos Dan Carter e Richie McCaw, os Crusaders têm uma equipe temível em todas as posições.

 

Clássico sul-africano

Stormers e Sharks jamais conquistaram o título do Super Rugby, e lutam por alcançar o feito dos Bulls, único time da África do Sul que já conquistou o principal título do Hemisfério Sul. Os Stormers, da Cidade do Cabo, são os maiores campeões do Campeonato Sul-Africano (a Currie Cup, na qual são representados pelo Western Province), mas chegaram à final do Super Rugby apenas uma vez na história, em 2010, caindo diante dos Bulls. Já os Sharks, de Durban, cresceram muito desde o profissionalismo, mas se notabilizaram por “morrerem na praia”. São nada menos que três vice-campeonatos do Super Rugb, o último em 2007, também contra os Bulls, em jogo épico decidido no último lance por Bryan Habana, hoje nos Stormers.

Na temporada regular de 2012, os Stormers venceram em casa por 15 x 12, em março, mas perderam em Natal por 25 x 20, no fim de maio. Nas últimas rodadas, os Stormers mantiveram o mesmo rugby pragmático de resultados. Não empolgaram e obtiveram duras vitórias, mas se garantiram como os melhores de todo o Super Rugby na primeira fase. Os Sharks, por outro lado, fizeram uma grande reta final, jogando um rugby vistoso e ofensivo, garantindo a classificação com belas partidas. Na represcagem, a brilhante vitória sobre os atuais campeões Reds colocou os Tubarões como sérios candidatos ao título, e talvez como favoritos da imprensa, pela qualidade do jogo apresentado.

Os Stormers contarão com o apoio de sua fervorosa torcida para confirmar a segunda final de sua história. Para a partida, o time do Cabo não contará com seu excelente oitavo Vermeulen, substituído por Dean Fourie. Já os Sharks buscarão mais uma vitória longe do Shark Tank, e para tal também terão apenas uma mudança com relação ao elenco que bateu os australianos: o centro Bosman entrará no posto de Jordaan.

Prepare-se para dois duelos titânicos nos mares do Sul!

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Semifinais

Sexta-feira, dia 27 de julho 

4h35 (horário de Brasília) – Chiefs (Nova Zelândia) x Crusaders (Nova Zelândia), em Hamilton

Chiefs versus copiarCrusaders

Chiefs: 15 Robbie Robinson, 14 Tim Nanai-Williams, 13 Andrew Horrell, 12 Sonny Bill Williams, 11 Asaeli Tikoirotuma, 10 Aaron Cruden, 9 Tawera Kerr-Barlow, 8 Kane Thompson, 7 Tanerau Latimer, 6 Liam Messam, 5 Brodie Retallick, 4 Craig Clarke (c), 3 Ben Tameifuna, 2 Mahonri Schwalger, 1 Sona Taumalolo.

Suplentes:16 Hika Elliot, 17 Ben Afeaki, 18 Michael Fitzgerald, 19 Sam Cane, 20 Brendon Leonard, 21 Jackson Willison, 22 Lelia Masaga.

Crusaders: 15 Israel Dagg, 14 Adam Whitelock, 13 Robbie Fruean, 12 Ryan Crotty, 11 Zac Guildford, 10 Dan Carter, 9 Andy Ellis, 8 Richie McCaw (c), 7 Matt Todd, 6 George Whitelock, 5 Samuel Whitelock, 4 Luke Romano, 3 Ben Franks, 2 Corey Flynn, 1 Wyatt Crockett.

Suplentes: 16 Quentin MacDonald, 17 Ben Franks, 18 Tom Donnelly, 19 Luke Whitelock, 20 Willi Heinz, 21 Tom Taylor, 22 Sean Maitland.


Sábado, dia 28 de julho

12h05 (horário de Brasília) – Stormers (África do Sul) x Sharks (África do Sul), na Cidade do Cabo

Stormers logoversus copiarSharks

Stormers: 15 Joe Pietersen, 14 Gio Aplon, 13 Juan de Jongh, 12 Jean de Villiers, 11 Bryan Habana, 10 Peter Grant, 9 Dewaldt Duvenage, 8 Deon Fourie, 7 Rynhardt Elstadt, 6 Siya Kolisi, 5 Andries Bekker, 4 Eben Etzebeth, 3 Brok Harris, 2 Tiaan Liebenberg, 1 Steven Kitshoff.

Suplentes: 16 Frans Malherbe, 17 Deon Carstens, 18 De Kock Steenkamp, 19 Don Armand, 20 Louis Schreuder, 21 Burton Francis, 22 Gerhard van den Heever.

Sharks: 15 Louis Ludik, 14 JP Pietersen, 13 Tim Whitehead, 12 Meyer Bosman, 11 Lwazi Mvovo, 10 Frederic Michalak, 9 Charl McLeod, 8 Ryan Kankowski, 7 Marcell Coetzee, 6 Keegan Daniel (c), 5 Anton Bresler, 4 Willem Alberts, 3 Jannie du Plessis, 2 Bismarck du Plessis, 1 Tendai Mtawarira.

Suplentes: 16 Craig Burden, 17 Wiehahn Herbst, 18 Steven Sykes, 19 Jean Deysel, 20 Jacques Botes, 21 Odwa Ndungane, 22 Riaan Viljoen.