richie-mccaw-charles-piutau-crusaders-blues 3091822 copy

Tempo de leitura: 11 minutos

richie-mccaw-charles-piutau-crusaders-blues 3091822 copy

O Super Rugby completou sua penúltima rodada e não faltaram emoções, com quase tudo ficando para a próxima semana, quando acontece a última rodada. O Waratahs (1º) continua sem perder em casa e não pode ser mais alcançado na liderança da competição depois de ter atropelado o Highlanders (4º) em Sydney. O Sharks (3º) garantiu sua classificação, mas tropeçou em Bloemfontein, perdeu para o fraco Cheetahs (14º) e pode perder deixar escapar o direito de jogar as semifinais em casa. Em Christchurch, o Crudaders (9º) acabou com as chances de classificação do Blues (9º), enquanto em Hamilton o Chiefs (8º) se manteve vivo na briga pela vaga nas finais e praticamente encerrou as chances do Hurricanes (5º), que terminou sua participação na primeira fase. O Force (7º) mostrou que é uma equipe que nunca desiste e bateu o Reds (12º). Na África do Sul, o Stormers (11º) surpreendeu e bateu o Bulls (10º), que viu acabarem suas chances de classificação. Por fim, o Lions (11º) bateu o Rebels (15º) em Joanesburgo.

Ainda na África do Sul, a fase preliminar da Currie Cup teve sequência com o Leopards reduzindo a distância para o Griquas na luta pela liderança.

- Continua depois da publicidade -

 

Sharks tropeça, mas se classifica

O time de Durban continua a fazer jus a fama de jogar mal nas finais. O Sharks, que liderou acompetição durante boa parte do ano e fez um excelente tour pela Oceania, foi derrotado, em Bloemfontein, por 27 a 20 pelo fraquíssimo Cheetahs e perdeu o segundo lugar na tabela geral para o Crusaders. O ponto-Bônus defensivo, no entanto, garantiu s classificação ao time de Durban. Agora, o Sharks corre o risco de ter de jogar as quartas de final. Para o time da casa, o resultado mantém viva a possibilidade de escapar da temida ultima posição da conferência sul-africana.

O Sharks começou melhor o jogo, mas rapidamente perdeu o controle da partida para os donos da casa, que controlaram as ações durante o resto do tempo. Os visitantes entraram no in-goal com o half Cobus Reinach e o hooker Bismark Du Plessis. Os donos da casa responderam com o asa Torsten van Jaarsveld, o oitavo Philip van der Walt e o segunda linha Lodewyk de Jager.

O time de Durban agora viaja para a Cidade do Cabo, onde precisa vencer o Stormers para voltar ao segundo lugar. O Cheetahs joga, fora de casa, a temporada contra o Lions. O perdedor terá de jogar a repescagem contra o Southern Kings pelo direto de jogar o Super Rugby ano que vem.

 

Warathas atropela mais uma vez

Os 25.000 torcedores que foram ao estádio em Sydney presenciaram mais uma atuação de gala da equipe da casa. O Waratahs atropelou o bom Highlanders por 44 a 16, maior vitória sobre a franquia neozelandesa, conquistou pela primeira vez na história seis vitórias seguidas e a liderança isolada do Super Rugby com uma rodada de antecedência. Isso que dizer que a equipe joga todos as partidas que fizer nas finais em casa.

O Highlanders não conseguiu em nenhum momento apresentar uma oposição séria, sendo superado tanto nos forwards, massacrado no scrum, quanto na linha. Os donos da casa entraram o in-goal seis vezes, com ponta Rob Horne, o fullback Israel Folau, o pilar Sekope Kepu, o segunda Jacques Potgieter e o ponta reserva Taqele Naiyaravoro. O try solitário do Highlanders foi marcado em um bela jogada do ponta reserva Phil Burleigh.

O Waratahs encerra sua participação na primeira em Brisbane, contra os arque-rivais do Reds, que apesar de já estarem fora vão lutar muito para atrapalhar a festa dos de Sydney. O Highlanders viaja para Christchurch onde joga a liderança da conferencia neozelandesa conta o Crusaders.

 

Chiefs se mantém vivo

O Chiefs deu um passo importante na luta pela classificação e continua sonhando com o terceiro título seguido do Super Rugby. A equipe bateu, em Hamilton, o Hurricanes por 24 a 16. O time de Wellington, por outro lado, encerra a sua participação na primeira fase, tem um Bye na próxima rodada, e precisa de uma improvável combinação de resultados para se classificar.

Os donos da casa mostraram porque são os atuais campeões e que crescem na hora certa. Depois de algumas partidas ruins, o Chiefs mostrou todo seu potencial dominando completamente o jogo. Chegou ao try com o pilar Jaime Mackintosh e o segunda linha Brodie Retallick, além de uma atuação de gala do abertura Aaron Cruden que acertou praticamente todos os chutes. O Hurricanes chegou ao in-goal apenas aos 25’ do segundo tempo, com o centro Hadleigh Parkes.

O Chiefs se prepara para mais uma final semana que vem, quando enfrenta o desclassificado Blues em Auckland. Para o Hurricanes não resta mais nada além de torcer.

 

Bulls tropeça e está fora da briga pelo título

As remotas chances de classificação do Bulls para as finais terminaram de maneira melancólica, com a equipe sendo batida por 16 a 0 pelos rivais do Stormers na Cidade do Cabo. Os donos da casa, além de ter o prazer de desclassificar o maior rival, ainda, com o resultado, eliminam a chance de ficar em ultimo na conferencial sul-africana e ter de jogar a permanência no Super Rugby contra o Southern Kings.

O jogo não primou pela técnica, sendo até um pouco monótono. O único try foi marcado aos 13’ do primeiro tempo pelo fullback Jaco Taute. Na próxima rodada o Stormers recebe o Sharks, que vem desesperado por uma boa vitória enquanto o Bulls encerra a sua participação na competição contra o Rebels, em Pretória.

 

Lions conquista vitória fundamental

O Melbourne Rebels viajou até Joanesburgo para enfrentar um desesperado Lions. Em uma partida mal jogada, com mais erros do que acertos por parte de ambas as equipes, os donos da casa se saíram melhor vencendo por 34 a 17. O resultado é a segunda vitória seguida do Lions, além de ser a sexta na competição, sendo o recorde da equipe no Super Rugby.

Na próxima rodada o Lions recebe o Cheetahs, enquanto o Rebels viaja até Pretória para jogar contra o Bulls em uma partida que não vale nada para ambas as equipes.

 

Crusaders vence clássico contra o Blues

O time de Christchurch assumiu a segunda posição da tabela e se garantiu nas finais ao bater o Blues, em casa, no superclássico neozelandês, por 21 a 13, resultado que desclassifica a equipe de Auckland. O jogo foi muito físico e disputado, principalmente nos rucks.

Os donos da casa contaram com uma atuação inspirada do centro Nemani Nadolo, que fez dois tries, e com a volta de Dan Carter, que estava afastado e começou jogando como segundo centro. O Blues chegou ao try com o abertura Ilhai West. O time de azul paga o preço por ser incapaz de vencer fora de casa, ganhou apenas uma vez na competição. O Crusaders agora joga a liderança da conferência contra o Highlanders, rival da Ilha do Sul, em Christchurch, enquanto o Blues recebe o Chiefs, que precisa vencer.

 

Force continua a se superar

O Western Force manteve vivo o sonho de disputar as finais do Super Rugby ao bater, em Perth, o Reds por 30 a 20. Os donos da casa fizeram uma grande partida, se recuperando do tropeço contra o Blues na semana passada e superaram os visitantes por 3 tries a 2. O ponta Nick Cummins, o oitavo Bem MacCalman e o hooker Nathan Charles fizeram para o Force, enquanto o segundo centro Samu Kerevi e segunda linha Albert Anae marcaram para os visitantes.

Na próxima rodada o Force viaja para Canberra, onde joga uma final antecipada contra o Brumbies. Quem vencer vai para as finais. O Reds, já pensando no próximo ano, recebe o já classificado Waratahs.

 

super rugby

Super Rugby – Liga da África do Sul, Austrália e Nova Zelândia

Chiefs 24 x 16 Hurricanes, em Hamilton

Lions 34 x 17 Rebels, em Joanesburgo

Crusaders 21 x 13 Blues, em Christchurch

Force 30 x 20 Reds, em Perth

Stormers 16 x 0 Bulls, na Cidade do Cabo

Cheetahs 27 x 20 Sharks, em Bloemfontein

Waratahs 44 x 16 Highlanders, em Sydney

Tabela SR 2014 07 06

Próxima rodada

Dia 11 de julho

Blues x Chiefs, em Auckland

Brumbies x Force, em Canberra

Bulls x Rebels, em Pretória

 

Dia 12 de julho

Crusaders x Highlanders, em Christchurch

Reds x Waratahs, em Brisbane

Lions x Cheetahs, em Joanesburgo

Stormers x Sharks, na Cidade do Cabo

 

currie cup logo

ABSA Currie CupTorneio Qualificatório – Campeonato Sul-Africano

Leopards 70 x 25 Griffons, em Potchefstroom

Falcons 20 x 35 Boland Cavaliers, em Kempton Park

Border Bulldogs 31 x 33 SWD Eagles, em East London

Escrito por: Diego Gutierrez