Tempo de leitura: 5 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Perto de completar o primeiro turno de jogos, o Top 14 francês inicia 2016 com três equipes igualadas na primeira colocação: Racing, que bateu o Bordeaux, Clermont, que superou o Agen, e Toulouse, que era lider isolado, mas perdeu para o Stade Français, anotando, no entanto, um bônus defensivo precioso. O Toulon, de Ma’a Nonu, venceu no sofrimento o pequeno Pau, de Conrad Smith, e está no quarto lugar. Brive, La Rochelle e Grenoble também venceram.

 

O Top 14 será interrompido nos três próximos finais de semana para a Copa Europeia e retorna apenas nos dias 29, 30 e 31 de janeiro.

- Continua depois da publicidade -

 

Festa dupla em Paris

A 11ª rodada do Campeonato Francês teve duas partidas em Paris, ambas com vitórias das equipes mandantes. No primeiro jogo, no sábado, o Racing se impôs sobre o Bordeaux, 23 x 18, e pulou para o primeiro lugar da competição, acima de Clermont e Toulouse pelos critérios de desempate. O Racing sofreu para obter o resultado, com o Bordeaux punindo a indisciplina dos Racingmen largando na frente com 3 penais chutados por Simon Hickey. O troco veio aos 37′, com Szarzewski achando o espaço para o primeiro try parisiense. No segundo ponto, o Racing seguiu cedendo penais para os visitantes, mas, aos 53′, Dumoulin finalizou boa jogada de mãos azul para o segundo e decisivo try do jogo. Dan Carter ainda adicionou 3 penais para os donos da casa e o placar foi de 23 x 18.

 

Já no domingo foi a vez do atual campeão Stade Français, que largou muito mal na atual temporada, jogar sua vida contra o então líder Toulouse, no clássico nacional entre os dois maiores campeões da França. A vitória era vital às pretensões do time de Paris, que flertava com o rebaixamento e via a distância para a zona de classificação ao mata-mata alargar. Assim, os comandados do técnico argentino Gonzalo Quesada colocaram a cabeça no lugar e fizeram um de seus melhores jogos na temporada, vencendo no apagar das luzes por 18 x 17. Alexi Pallisson, logo aos 4′, fez o primeiro try do jogo para os visitantes, jogando mais pressão para o Stade Français, mas a reação veio no segundo tempo, com Hugo Bonneval, aos 63′, em lindo try, colocando com os pés a bola na frente para cravar o primeiro try dos anfitriões. O Toulouse manteve a força no pack e teve um try anulado aos 68′, mas logo conseguiria dois penais para Bézy manter os occitanos em vantagem no marcador. A virada parisiense veio somente aos 77′, o samoano Paul Williams finalizou no limite na ponta para virar o placar. 18 x 17, números finais.

 

Na próxima rodada, o Racing recebe o Oyonnax, enquanto o Bordeaux visita o Castres. Já o Toulouse duela em casa com o Pau e o Stade Français faz fora de casa grande clássico contra o Toulon.


 

Clermont e Toulon não encantam, mas iniciam 2016 com vitórias

O Clermont obteve uma esperada vitória sobre o lanterna Agen, 33 x 16 fora de casa, mas falhou em obter o bônus. Mas, o Agen do chutador Burton Francis fez um primeiro tempo dominante, indo ao intervalo em 9 x 0. O Clermont acordou na volta dos vestiários e cruzou o in-goal três vezes, com o terceira linha Gerondeau duas vezes e com um penal try no finzinho da disputa.

 

O Toulon também não encantou, mas fez sua parte. Um jogo pouquíssimo inspirado dos galáticos resultou em magros 21 x 17 sobre o aguerrido Pau, que mesmo na condição de visitante deu muito trabalho. A partida opôs os All Blacks campeões do mundo e ex parceiros de Hurricanes, Ma’a Nonu, pelo Toulon, e Conrad Smith, pelo Pau. Mas, o primeiro try veio de um australiano, James O’Connor, para o Toulon, 25′. Mikautadze, aos 49′, e novamente O’Connor, aos 54′, fizeram mais dois tries para o Toulon, dando a impressão de que um atropelo viria pela frente. Mas, o Section Paloise reagiu, Conrad Smith cruzou o in-goal aos 56′, e, aos 74′, os visitantes guardaram mais um try, um penal try, com o poder de seu scrum. 21 x 17, mas sem tempo para o try da virada verde.

 

O Clermont joga na próxima rodada com o Montpellier, ao passo que o Agen desesperado recebe o Grenoble. Já o Toulon encara um clássico em casa contra o Stade Français, enquanto o Pau busca se distanciar da degola visitante o Toulouse.



 
Brive, Grenoble e La Rochelle miram zona de classificação

Nas outras três partidas da rodada, Brive, Grenoble e La Rochelle comemoraram. O Brive foi quem fez melhor, entrando na zona de classificação ao mata-mata com o sexto lugar após vitória em casa sobre o Montpellier, rival direto pelo G6. Foi uma partida parelha, com Montpellier largando em vantagem, com 3 penais do sul-africano Catrakilis e try de Paillaugue, aos 32′. Porém, os alvinegros cresceram na volta para o segundo tempo e Luafutu fez o precioso try único do Brive aos 41′, dando a frente no placar aos donos da casa. A tensão seguiu na partida, com Catrakilis e Iribaren trocando dois penais para cada lado, com o placar se fechando em 19 x 18 para os brivistas.

 

O Grenoble, por sua vez, encarou o dérbi dos Alpes contra o desesperado Oyonnax e levou a melhor. Em verdadeira festa de tries, os donos da casa cruzaram o in-goal cinco vezes para garantirem os 42 x 17 indiscutíveis. Nemani, Roodt, McLeod, Aplon e Grice foram os autores dos tries do Grenoble, que reduziu para 8 pontos sua distância da zona de mata-mata e abriu 10 pontos sobre o próprio Oyonnax, afastando-se na zona da degola.

 

Por fim, o La Rochelle subiu mais um pouco na classificação, ocupando uma posição acima do Grenoble depois de vencer em casa o oitavo colocado Castres. O scrum-half Rory Kockott, cortado da seleção francesa, fez os dois tries do Castres na partida, mostrando sua qualidade, mas os campeões de 2013 pecaram nos penais, com Zack Holmes chutando 18 pontos para o La Rochelle, que ainda contou com o try único do fijano Nailiko, após scrum, para arrematar a vitória por 25 x 21.

 

Na próxima rodada, o Brive encara a domicílio o La Rochelle, o Montpellier visita o Clermont, o Castres recebe o Bordeaux, o Grenoble pega fora de casa o Agen e o Oyonnax viaja a Paris para medir forças com o Racing.


 
Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Agen 16 x 33 Clermont

La Rochelle 25 x 21 Castres

Grenoble 42 x 17 Oyonnax

Racing 23 x 18 Bordeaux

Brive 19 x 18 Montpellier

Toulon 21 x 17 Pau

Stade Français 18 x 17 Toulouse

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento