Toulon se afasta da zona de rebaixamento. Foto: Pressport/LNR

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Depois de duas semanas dedicadas ao campeonato europeu as equipes francesas voltam ao certame nacional, com um dos jogos mais esperados da temporada, o embate entre o líder Clermont (1º) e o vice Toulouse (2º) que terminou empatado e manteve a disputa aberta pela primeira posição. O destaque negativo fica por conta dos dois finalistas da ultima temporada que estão fora da zona de classificação o Castres (8º) foi batido e casa pelo Bordeaux (5º) enquanto o Montpellier (9º) viajou para ser superado pelo Grenoble (12º)

Fechando o fim de semana, já no final da tarde de domingo, Clermont e Toulouse, fizeram o jogo mais importante da rodada, uma partida disputada no domínio dos amarelos que terminou empatada em 20 a 20, um resultado bom para as duas equipes. O jogo começou com o domínio amplo dos donos da casa, que abriram logo 17 pontos de diferença, mas que na segunda etapa relaxaram dando muito espaço para os occitanos, que encostaram no placar, chegando ao empate na ultimo minuto, quando o capitão dos visitantes optou por chutar para os paus e não buscar o try.  O resultado pode ser considerado um vacilo do Clermont e fortalece os occitanos que melhoram a cada jogo.

O empate dos líderes beneficia principalmente La Rochelle (3º) e Racing (4º) que venceram na rodada. Os atlânticos viajaram para enfrentar o Pau (11º) vencendo por 28 a 23 depois de uma primeira etapa terrível enquanto os parisienses não tiveram dificuldade de bater o desesperado Perpignan (14º), que segue sem vencer, por 64 a 28.  A rodada foi boa para as equipes da “Cidade Luz”, o Stade Français (6º) viajou para enfrentar a fraca equipe do Agen (13º) voltando para casa com uma vitória por 19 a 6 em uma partida bastante pragmática.



A decepção da rodada fica por conta do atual campeão Castres, a equipe recebeu o time do Bordeaux e acabou derrotada por 32 a 12. O time da terra dos vinhos fez uma partida excepcional, jogando com um jogador a menos desde o 30’ da primeira etapa e acertando 95% dos tackles, o que não desculpa a atuação desastrosa dos donos da cassa que perdem pontos importantes e ficam longe da zona de classificação.

O vice campeão Montpellier viveu uma situação parecida. O time milionário time viajou para enfrentar o Grenoble em uma partida fundamental para os donos da casa, que precisam pontuar em seus domínios para fugir do rebaixamento. Os alpinos não desapontaram e diante da sua fanática torcida fizeram uma excelente partida vencendo por  17 a 16, com destaque para o fullback dos donos da casa Gaetan Germain, que foi perfeito nos chutes.

Na parte de baixo da tabela a rodada marcou o renascimento do Toulon (10°), a equipe atropelou em casa o Lyon (7º) por 40 a 7, em uma partida de apenas uma equips, deixando longe a zona de rebaixamento e mostrando que ainda não pode ser dado como morto. Alívio na Provença.

Escrito por: Diego Gutierrez

- Continua depois da publicidade -

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Agen 06 x 19 Stade Français

Toulon 40 x 07 Lyon

Pau 23 x 28 La Rochelle

Racing 64 x 28 Perpignan

Grenoble 17 x 16 Montpellier

Castres 13 x 32 Bordeaux

Clermont 20 x 20 Toulouse

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto