Tempo de leitura: 3 minutos

Faltam agora duas rodadas para o final da primeira fase do Top 14 e as coisas começam a se definir. O Clermont (2º) bateu em casa o praticamente rebaixado Perpigan (14º) garantindo a classificação direto para as semis, se juntando ao Toulouse (1º) que atropelou em casa a Section Paloise (11º). Enquanto cinco equipes, separadas por 6 pontos disputam as ultimas 3 vagas.

O Toulouse segue absoluto no Top 14, batendo em casa a Section Paloise por 83 a 6 anotando incríveis 13 tries, recorde da temporada no Top 14, com 12 jogadores colocando a bola no chão mostrando o jogo coletivo da equipe. O resultado consolida os Occitanos como favoritos absolutos ao título e praticamente garante o time na liderança da competição.

- Continua depois da publicidade -

O Clermont tinha a missão mais fácil da rodada recebendo em casa o Perpignan, que segue fazendo uma das piores campanhas da história da primeira divisão francesa. E mesmo com a forte chuva que caia no estádio os amarelos conseguiram uma vitória bonificada por 35 a 11, com destaque para o hat-trick do oitavo Peceli Yato. A vitória garante o Clermont direto anos semi-finais, junto com Toulouse.

A capital parisiense presenciou seu ultimo derby da temporada regular e quem levou a melhor foi o Stade Français (8º), que jogando na casa do Racing (6º) venceu a partida por 27 a 23, devolvendo a derrota sofrida na fase de ida da competição. A partida como todo derby francês foi elétrica, e disputada até o ultimo minuto, com destaque para o veterano abertura sul-africano Morne Steyn que anotou um drop-goal fundamental faltando dez minutos para o final, mostrando que nesse quesito ainda é um dos melhores do mundo. O resultado mantém a equipe de rosa na briga por uma lugar nas finais, buscando roubar justamente a vaga do Racing.

O Lyon (3º) continua a mostrar que é uma das forças ascendentes do rugby francês batendo em casa o Bordeaux (9º) por 34 a 10, placar que poderia ter sido bem maior já que a equipe teve três tries anulados durante a partida O resultado praticamente classifica os donos da casa, enquanto deixa o Bordeaux em situação muito difícil, a equipe da terra dos vinhos, apesar do investimento e da torcida fanática continua a ser inconstante, principalmente no final da temporada e vai ter de esperar mais um ano pela tão sonhada vaga nas finais.

O La Rochelle (4º) precisava de uma atuação contundente em casa diante do Toulon (10º) para respirar no campeonato e se manter no topo da tabela, e, apesar das dificuldades conseguiu uma boa vitória por 30 a 21, encaminhando bem a classificação, os atlânticos começaram mal a partida, apenas se recuperando com a entrada do scrum-half e ex-All Black Tawera Kerr-Barlow que anotou dois tries e mudou o ritmo do jogo.

O Montpellier (7º) segue em busca de um milagre, praticamente fora das finais a algumas rodadas continua a surpreender e ainda sonha com um retorno triunfal. Jogando fora de casa, sob uma chuva torrencial, bateu o Castres (5º) por 12 a 9, em um jogo confuso e de muitos scrums, anotando dois tries contra nenhum dos adversários. O resultado mantém os donos da casa ameaçados, enquanto garante o Montpellier, com duas rodadas para serem jogadas, na disputa até o final.

No duelo dos desesperados o Agen levou a melhor, batendo nos Alpes o Grenoble por 29 a 11, uma vitória contundente que salva a equipe e deixa a disputa do 13º lugar, que joga repescagem contra o vice da segunda divisão e, não ser por um milagre deve ficar com os alpinos.

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Toulouse 83 x 6 Pau

Castres 9 x 12 Montpellier

Grenoble 11 x 29 Agen

Clermont 35 x 13 Perpigan

La Rochelle 30 x 21 Toulon

Lyon 34 x 10 Bordeaux

Racing 23 x 27 Stade Français

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto