Lyon continua na liderança. Foto Christophe Simon

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VIDEOS – O mundo do rugby volta sua atenção para o Japão, mas na França os olhos são para o Top 14, que completou a terceira rodada nesse final de semana. Sem as suas principais estrelas a competição começou mais equilibrada e, ao contrário do ano passado, todas as equipes já venceram enquanto na parte de cima da tabela Lyon (1º) e Bordeaux (2º) continuam invictos, vencendo fora de casa Toulon (11º) e Castres (10º) respectivamente.

O Lyon segue na liderança e se mantém invicto na competição, atropelando fora de casa o Toulon por 20 a 6. A semana foi agitada para as duas equipes depois da troca de farpas entre o presidente do Toulon, o polêmico Mourad Boudjellal, e o treinador do Lyon, Pierre Mignoni. Em campo porém a história foi outra com os visitantes dominando do começo ao fim, apostando principalmente em uma defesa sólida. Os donos da casa vem de uma temporada ruim e ainda tem de conviver com a ausência de suas principais estrelas.

- Continua depois da publicidade -

O Bordeaux continua com seu início dos sonhos, mantendo o 100% de aproveitamento ao bater fora de casa o Castres por 34 a 32. A partida ainda marcou o retorno a cidade do técnico Christophe Urios, campeão com o Castres em 2018 e que se mudou para a terra dos vinhos nessa temporada. O jogo foi indiscutivelmente o melhor da temporada com diversas trocas de liderança e decidido apenas no ultimo minuto.

Clássicos regionais são um história a parte no rugby francês, com um capítulo especial nesse fim de semana com o centésimo derby disputado entre Brive (13º) e Clermont (4º). A partida também foi a estreia do Brive em casa e a inauguração do novo gramado misto (parte natural, parte sintético). A partida, anormalmente movimentada para o estilo truncado dos clássicos franceses, terminou com os donos da casa batendo os rivais milionários por 28 a 21, com destaque para a disciplina do Brive, que com dez minutos para o fim de jogo tinha cometido apenas três penais. O resultado é essencial para as pretensões do Brive de se manter na primeira divisão enquanto para o Clermont mostra as dificuldades do time de se organizar sem os seus atletas selecionáveis.

A maldição do campeão já é quase uma tradição na França onde o vencedor da temporada anterior luta contra o rebaixamento no ano seguinte. O Toulouse (8º) recebeu o Racing (6º) correndo o risco de acumular a terceira derrota seguida nas três primeiras rodadas, algo inédito na história do time. Os occitanos porém não decepcionaram conquistando uma dura vitória por 20 a 17, o jogo poderia ter sido mais fácil, com os donos da casa alternando bons e maus momentos, o que manteve o Racing na partida.

O Montpellier (3º) recebeu o La Rochelle (14º) conquistando uma tranquila vitória por 30 a 16. O jogo foi um dos mais fracos da rodada, com os donos da casa fazendo um primeiro tempo muito ruim, mas recuperando o passo na segunda etapa. Os atlânticos são quase invencíveis em casa, mas continuam a ter dificuldades quando viajam, mesmo diante de um Montpellier ainda desorganizado.

O Stade Français (9º) conquistou uma importante vitória, em casa, diante do Bayonne (7º) por 33 a 27, uma partida muito corrida, com uma atuação bastante consistente dos bascos, que voltam para casa com um importante ponto bônus ofensivo, mas lamentando alguns penais perdidos.

No duelo dos candidatos ao rebaixamento a Section Paloise (5º) levou a melhor sobre o Agen (12º) por 18 a 12, os visitantes fizeram uma partida exemplar, dominando todos os aspectos do jogo, mas relaxou no final e permitiu que os donos da casa virassem o jogo.

Top 14 – Campeonato Francês 2019-20

Castres 32 x 34 Bordeaux
Toulon 6 x 20 Lyon
Pau 18 x 12 Agen
Montpellier 30 x 16 La Rochelle
Stade Français 33 x 27 Bayonne
Brive 28 x 21 Clermont
Toulouse 20 x 17 Racing

 ClubeCidadeJogosPontos
Bordeaux-BèglesBordeaux1761
Lyon Lyon1753
Racing Paris1746
ToulonToulon1745
La RochelleLa Rochelle1742
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand1741
ToulouseToulouse1740
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier1737
BayonneBayonne1733
CastresCastres1733
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde1733
PauPau1728
AgenAgen1726
Stade FrançaisParis1725
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;