Racing sonha alto Foto:Racing 92 Twitter

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VIDEOS  – 2019 chegou, mas pouco alterou o cenário do Top 14. Clermont (1º) e Toulouse (3º) continuam reinando soberanos, os amarelos não tiveram dificuldades para vencer o La Rochelle (3º) em casa enquanto os occitanos foram ao interior para vencer o clássico regional contra o Agen (13º). No pelotão do meio  cinco equipes, separadas por apenas três pontos disputam as vagas remanescentes nas finais.

Apesar de um tropeço ou outro o Clermont continua a reinar soberano no Top 14, a vítima da vez foi o La Rochelle, que na terceira colocação sonhava em se aproximar dos líderes. O que se viu, porém foi o domínio completo dos amarelos, que aproveitaram o fator casa para vencer por 44 a 19 e continuam jogando um campeonato a parte.

- Continua depois da publicidade -

O Toulouse deixou a cidade grande e se dirigiu para o interior da província enfrentar o rival regional Agen, em um duelo de Davi contra Golias. Os donos da casa precisavam da vitória para fugir da zona de rebaixamento e ainda atrapalhar o luta dos rivais pela primeira colocação. Ambas as equipes fizeram um bom jogo, bastante aberto para um clássico francês, mas no final os visitantes levaram a melhor, vencendo por 27 a 20, graças principalmente a uma atuação fora de série do fullback  Maxime Médard.

O final de semana foi perfeito para a cidade de Paris, com ambas as equipes jogando em casa e conquistando vitórias importantes. O Stade Français (4º) ficou com a missão mais fácil vencendo o Perpignan (14º) por 27 a 8. Os catalães perdem mais uma e, apesar de lutar muito outra vez, seguem aumentando a maior série sem vencer da história do Top 14.

O Racing teve uma  missão mais difícil, enfrentar o outrora imbatível Toulon. Os vistantes, depois de uma série boa jogos faziam sua segunda partida fora de casa, depois de serem atropelados pelo Toulouse semana passa, e mais uma vez não conseguiram estar à altura do desafio, perdendo por 22 a 13, em um jogo que não ofereceram perigo.

Na luta por uma vaga nas finais o Bordeaux (7º)  viajou para enfrentar a Section Paloise (10º) voltando para casa derrotado  por 40 a 23, placar que encerrou a série de quatro vitória seguidas e tirou da zona de classificação o time da terra dos vinhos. Os visitantes perderam a partida aos 11’ do primeiro tempo quando o oitavo Beka Gorgadze foi para o contato com o cotovelo levantado e acabou recebendo o cartão vermelho.

A temporada não tem sido boa para os finalistas do ultimo Top 14. O Castres (8º) viajou para os Alpes enfrentar o Grenoble (12º), voltando para casa com uma boa vitória por 16 a 6, graças principalmente a uma defesa espetacular. Apesar do bom resultado a equipe está a sete pontos da zona de classificação e precisa de um segundo turno impecável para sonhar com a classificação.

A situação do Montpellier (9º) é ainda pior, a equipe perdeu a quarta vez em casa na temporada para o Lyon (5º) por 25 a 14, em um partida que os visitantes dominaram completamente o jogo de chão. Em um campeonato tão competitivo como o Top 14 derrotas em casa são um problema já que é muito difícil pontuar viajando, mesmo contra equipes consideradas mais fracas.

Escrito por: Diego Monteiro Gutierrez

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Stade Français 27 x 08 Perpignan

Grenoble 06 x 16 Castres

Pau 40 x 23 Bordeaux

Montpellier 14 x 25 Lyon

Agen 20 x 27 Toulouse

Racing 22 x 13 Toulon

Clermont 44 x 19 La Rochelle

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto