Tempo de leitura: 5 minutos

A França pode ter sido atropelada pelos All Blacks na Copa do Mundo, mas o Top 14 continua a todo vapor com um excelente rugby, apesar dos inúmeros desfalques por conta do Mundial.

 

O Clermont (1º) continua imbatível e isolado na primeira posição, a vítima da vez foi o Section Paloise (11º) que jogou fora de casa. A equipe amarela tem no seu encalço o Montpellier (2º) que bateu longe de casa o Grenoble (8º) e o Toulouse (3º) que atropelou o La Rochelle (13º) em casa. O supercampeão Toulon (6º) continua sua temporada decepcionante, perdendo fora de casa para o Brive (5º). Os parisienses tiveram uma boa rodada com o Racing (4º) batendo o Oyonnax (12º) no interior enquanto na cidade luz o Stade Français (10º) reencontrou o caminha da vitória diante do Castres (9º). O Bordeaux (7º) venceu fora de casa o Agen (14º)

- Continua depois da publicidade -

 

Clermont continua imbatível

O time amarelo segue líder e continua jogando um rugby excepcional, batendo em casa, o Section Pauloise, por 34 a 10. Em um festival de tries os donos da casa marcaram 5 vezes com o segunda linha Sebastien Vahaamahina (duas vezes), o ponta David Strettle, o também segunda Loic Jacquet e o asa Camille Gerondeau. Os visitantes, mesmo diante de uma equipe muito superior, conseguiram fazer o try de honra, com o ponta Marika Vunibaka. O Clermont viaja para defender a liderança contra o Montpellier enquanto o Section Paloise continua na luta contra o rebaixamento em casa contra o Brive.

 

Toulouse vence em grande jogo

Os maiores campeões franceses presentearam sua torcida com um grande jogo, diante do La Rochelle. Jogo que acabou vencido pelos donos da casa por 39 a 22. Uma partida muito bem jogada onde as equipes sempre procuraram o ataque, marcando juntas 8 tries. Os donos da casa contribuíram com cinco, o abertura Toby Flood, o terceira linha reserva Gregory Lamboley, o centro Florian Fritz, o asa Talalelei Gray e o ponta Vincent Clerc entraram no in-goal. Os atlânticos, apesar da derrota fizeram uma boa partida, pondo a bola no chão com o hooker David Roumieu, o scrum-half reserva Jules Le Bail e o fullback Benjamin Lapeyre. O Toulouse agora viaja para a terra dos vinhos enfrentar o Bordeaux, que é sempre muito forte em casa enquanto o La Rochelle segue sua luta contra o rebaixamento em casa diante do Agen.

 

Montpellier conquista fortaleza dos Alpes

O Grenoble costuma ser imbatível em seu estádio, dessa vez porém a equipe não conseguiu fazer frente ao jogo eficiente do Montpellier, que volta dos Alpes com uma vitória por 31 a 19. Os donos da casa saíram de campo apenas com um penal try enquanto os visitantes, além de um penal try também, colocaram a bola no chão com o scrum-half Benoit Paillaugue e o ponta Marvin O’Connor. O Grenoble, depois da decepção em casa, tem a chance de se recuperar longe dos Alpes, diante do Castres. O Montpellier tem a dura missão de bater, em casa, o Clermont, que ainda não perdeu.

 

Toulon tropeça mais uma vez

A equipe mais rica da Europa paga o preço pelo elenco e estrelado e mostra que sem seus grandes ídolos, que disputam a copa do mundo, tem muitas dificuldades, perdendo, fora de casa para o Brive por 29 a 26, com o abertura Willem Du Plessis perdendo a chance de empatar o jogo no minuto final. A partida foi muito equilibrada, como mostra o placar, os donos da casa jogaram seu rugby tradicional, de muita dedicação e concentração entrando no in-goal duas vezes, com o centro reserva Guillaume Ribes e o srcum-half Teddy Iribaren. O Toulon não jogou seu melhor, mas mesmo assim marcou duas vezes, com o Maxime Mermoz e o ponta Lachlan Turner. O Brive conquista uma vitória importante e agora viaja para enfrentar o Section Paloise. O Toulon não tem o começo de temporada que a torcida se acostumou e agora precisa encontrar forças para se recuperar, em casa, contra o Oyonnax.

 

Stade Français sai da ultima posição

Os atuais campeões franceses fazem um início de temporada para se esquece, ocupando no início da rodada a ultima posição, e jogando um rugby absolutamente terrível. A equipe porém mostrou alguma evolução, em relação ao time de antes do descanso para a copa do mundo, vencendo em Paris o Castres por 22 a 9. Apesar do resultado positivo o jogo ficou devendo em técnica com muitos penais e apenas um try, dos donos da casa com o fullback Hugo Bonneval. O SF vence, mas ainda está longe de ser a equipe da temporada passada e tem o duro desafio de bater o Racing no grande clássico de Paris. O Castres enfrenta, em casa, o Grenoble.

 

Racing vence com muito coração

Os parisienses viajaram para enfrentar a pequena porem batalhadora equipe do Oyonnax, e precisaram de muita vontade para vencer a partida, por 18 a 9. Os visitantes foram os únicos a botar a bola no chão, vencendo a dura defesa dos donos da casa, com o fullback Johan Goosen e o centro reserva Louis Dupichot. O Oyonnax viaja para enfrentar o Toulon enquanto o Racing volta para a cidade luz onde joga o clássico de Paris contra o Racing.

 

Bordeaux inicia sua temporada

O time da terra dos vinhos tem tudo para ser grande vindo de uma região muito rica e com a maior média de público do rugby mundial a expectativa era de que esse seria o ano da equipe, frustrada pelos maus resultados do início de temporada, nesse fim de semana porem o Bordeaux finalmente mostrou sua força, batendo o Agen, fora de casa, por 31 a 16. Apesar do placar elástico o jogo foi econômico em tries com o ponta Blair Connor marcando para os visitantes e o ponta reserva Arthur Joly para os donos da casa. O Agen faz sua temporada de estreia no Top 14 e ocupa a ultima posição, o time agora viaja para enfrentar o também cambaleante La Rochelle. O Bordeaux volta para casa e tem a chance de consolidar o bom momento contra o Toulose.

 

Lyon lidera a Pro D2

Na segunda divisão, a liderança voltou às mãos do Lyon, que venceu fora de casa o decadente Biarritz, outroro potência europeia, que segue sem vencer em mais um ano na Pro D2. 19 x 16 foi o placar.

 

A vitória rendeu a liderança ao Lobos porque o então líder Aurillac saiu derrotado em Narbonne, 32 x 30.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 2015-16 – Campeonato Francês

Clermont 35 x 10 Pau

Oyonnax 9 x 18 Racing

Grenoble 19 x 30 Montpellier

Agen 16 x 31 Bordeaux

Stade Français 22 x 9 Castres

Toulouse 39 x 22 La Rochelle

Brive 29 x 26 Toulon

 

ClubeCidadeJogosPontos
ClermontClermont-Ferrand2688
ToulonToulon2682
MontpellierMontpellier2681
Racing Paris2681
ToulouseToulouse2679
CastresCastres2671
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2667
BriveBrive2662
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2647
PauPau2646
Stade FrançaisParis2641
AgenAgen2626
OyonnaxOyonnax2624
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

prod2

Pro D2 2015-16 – 2ª divisão do Campeonato Francês

Biarritz 16 x 19 Lyon

Bourgoin 16 x 20 Perpignan

Montauban 16 x 14 Mont de Marsan

Carcassonne 22 x 32 Bayonne

Dax 26 x 19 Provence

Tarbes 19 x 10 Béziers

Narbonne 32 x 30 Aurillac

Colomiers 26 x 16 Albi

 

ClubeCidadeJogosPontos
LyonLyon30117
BayonneBayonne3086
AurillacAurillac3081
Mont-de-MarsanMont-de-Marsan3078
ColomiersColomiers3078
BéziersBéziers3077
PerpignanPerpignan3073
BiarritzBiarritz3064
Bourgoin*Bourgoin-Jallieu3062
AlbiAlbi3062
NarbonneNarbonne3060
MontaubanMontauban3058
Tarbes*Tarbes3053
CarcassonneCarcassonne3049
DaxDax3048
ProvenceAix-en-Provence3046
*Tarbes e Bourgoin penalizados com rebaixamento por problemas financeiros
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º lugar: promoção ao Top 14
- 2º ao 5º lugares: mata-mata de promoção ao Top 14
- 15º e 16º lugares: rebaixamento

 

Foto: Clermont x Pau. Rugbyrama