Tempo de leitura: 7 minutos

O Top 14 francês chegou ao final de sua temporada regular com uma rodada final empolgante, de batalhas pela classificação ao mata-mata e contra o rebaixamento. Com vitórias sobre Oyonnax (46 x 17) e Montpellier (29 x 17), respectivamente, Toulon e Clermont asseguraram suas classificações antecipadas às semifinais, terminando em primeiro e segundo lugares cada.

 

A derrota não foi trágica para o Oyonnax, que se garantir pela primeira vez na história no mata-mata, beneficiado justamente pela derrota do Montpellier, eliminado, e pelo fracasso incrível do Bordeaux diante do Toulouse (23 x 22). O Bordeaux teve a chance de vencer com um penal já com o tempo esgotado, mas Beauxis falhou e o Bordeaux encerrou com o amargo sétimo lugar que, pelo menos, garantiu vaga no playoff qualificatório para a Champions Cup. Já o Toulouse assegurou o mando de jogo contra o Oyonnax na repescagem para as semifinais. O outro duelo valendo vaga na semifinal será o clássico parisiense entre Stade Français e Racing Métro, que se classificou na última rodada com uma grande vitória sobre o Castres (53 x 10).

- Continua depois da publicidade -

 

O Stade Français, por sua vez, foi derrotado pelo Brive (27 x 0), que conquistou a sua permanência no Top 14 graças ao resultado. Quem se juntou ao Lyon como as duas equipes rebaixadas da temporada foi o Bayonne, que deixou o País Basco sem representantes na elite. Os bascos conquistaram uma grande vitória sobre La Rochelle (45 x 12), mas naufragaram por conta do triunfo do Brive e do ponto-bônus marcado pelo Grenoble em sua derrota para o Lyon (29 x 24). Pau e Agen substituirão Bayonne e Lyon na próxima temporada do Top 14.

 

Na próxima sexta, dia 29, terá início a fase de repescagem, com os dois confrontos que valem vaga nas semifinais. O Toulouse receberá nesse dia o Oyonnax e o vencedor enfrentará o Toulon no fim de semana seguinte, enquanto Stade Français e Racing Métro duelarão no sábado, dia 30, com o vencedor garantindo vaga para duelar com o Clermont. As duas semifinais ocorrerão em sede neutra, na cidade de Bordeaux, nos dias 5 e 6 de junho, ao passo que a grande final será no dia 13 em Paris.

 

Toulon, Clermont, Toulouse, Stade Français, Racing Métro e Oyonnax se garantiram na próxima edição da Champions Cup, a principal copa europeia, enquanto o Bordeaux jogará sua sorte no próximo dia 31 no Qualificatório da Champions Cup contra o Gloucester, da Inglaterra, em jogo a ser realizado em solo inglês.

 

Toulon é o melhor da temporada regular

A equipe bicampeã francesa e tri europeia parece nunca saciar sua fome de títulos. O time recebeu o Oyonnax e se despediu dos seus torcedores com uma lavada por 46 a 17. O resultado garantiu a primeira posição do Toulon, que agora descansa esperando o seu adversário nas semifinais. A derrota tirava momentaneamente o Oyonnax de uma inédita vaga nas finais, porém a equipe se beneficiou de uma dramática derrota do Bordeaux em Toulouse para garfar o 6º lugar.

 

Com a elegância característica de seu rugby, entraram no in-goal para o RCT os pontas  Drew Mitchell (duas vezes) e Bryan Habana, o scrum-half Sebastién Tillous Borde, o oitavo Chris Masoe e o pilar reserva Alexandre Menini. Os visitantes responderam com pilar reserva Jody Jenneker e o ponta Jean Coux.

 

Clermont se garante nas semifinais

O time do Montpellier recebeu o Clermont ainda sonhando com a classificação, mas acabaram rapidamente com seu sonho com uma atuação superior do time amarelo, que venceu por 29 a 17. O resultado é um resumo do campeonato do Montpellier, que termina em 8º e precisa repensar seu projeto, que envolve muito dinheiro e poucos resultados.

 

O Clermont se livra de um jogo extra e agora pensa só nas semifinais. As equipes empataram em tries com o hooker Charles Geli e o asa Kelian Galletier fazendo para os donos da casa e os visitantes respondendo com o oitavo Fritz Lee e o segundo centro Jonathan Davies.

 

Racing Métro atropela e se classifica

O Castres, salvo do rebaixamento na rodada passada, termina a competição de forma melancólica. O vice-campeão do ano passado viajou até Paris para enfrentar o Racing Métro, em jogo que valia a classificação ao mata-mata aos parisienses. No final, os donos da casa atropelaram por 53 a 10, em um jogo de apenas uma equipe. A vitória foi construída com seis tries, sendo dois do argentino Imhoff, além dos tentos do ponta Teddy Thomas, do oitavo Antonie Claassen, do centro reserva Alexandre Dumoulin e do asa reserva Luc Barba, assegurando a passagem de fase dos alvicelestes. Os visitantes ainda encontraram forças para pontuar com o hooker Marc Rallier e o scrum-half Rory Kockott.

 

O Racing Métro agora se prepara para enfrentar o Stade Français no grande clássico de Paris. O Castres termina uma temporada, em 12º, para se esquecer, ficando no Top 14 apenas no critério de desempate.

 

Bordeaux perde classificação no último minuto

A vaga inédita nas finais estava nos pés do abertura Lionel Beauxis, que precisava acertar um chute, aparentemente fácil, das 22 de frente para os paus. O jogador, de 20 jogos pela seleção francesa, porém, sentiu o peso do momento e, para tristeza do torcida grená (e para a alegria do Oyonnax), jogou para fora a classificação. O jogo acabou e o Bordeaux terminou a competição na 7º posição, tendo como consolo a vaga na Pré-Champions Cup. O Toulouse, com a vitória por 23 a 22, termina na 3º e agora recebe o Oyonnax, salvo pela vitória dos occitanos.

 

A partida foi competitiva desde o começo e pegou fogo com a expulsão do pilar dos donos da casa Census Johnston. O time da terra dos vinhos entrou mais no in-goal com o pilar Francisco Gomez Kodela, o centro Julien Rey e o ponta Blair Connor enquanto o Toulouse pôs a bola no chão com o fullback Yoann Huget e o scrum-half Sebastien Bezy.

 

Bayonne é rebaixado de forma dramática

Os bascos jogaram sua melhor partida no ano, atropelando em casa o La Rochelle, por 45 a 12, com direito a ponto-bônus ofensivo. O resultado, porém, não foi suficiente para salvar a equipe azul e branca, que ainda dependia de uma derrota sem ponto-bônus do Grenoble ou de um simples insucesso do Brive. O destino dos bascos foi selado de forma melancólica, com os jogadores no centro do campo esperando o apito final das outras partidas. A equipe agora terá de se reestrutura para jogar a extremamente competitiva Pro D2. Os atlânticos, por outro lado, terminam na confortável 9º colocação, cumprindo o principal objetivo da equipe, que era não cair.

 

O jogo em si não teve grandes emoções, com os visitantes pouco interessados, enquanto o Bayonne jogava a partida do ano. Os donos da casa pontuaram com o scrum-half Guillaume Rouet, o oitavo Charles Ollivon, o asa Jean Monribot, o pilar Lucas Pointud, o segundo centro Joe Rokocoko, o centro reserva Christophe Loustalot e o ponta Marvin O’connor. Os Rochellais chegaram a seus tries com o scrum-half Julien Berger e o ponta Alofa Alofa.

 

Brive termina em alta com boa vitória para fugir da Pro D2

O Brive também jogava sob pressão e correspondeu à força dada por seus torcedores, superando o Stade Français por 27 x 0. Foram quatro tries para os brivistas, que dominaram por completo os parisienses e mostraram forte defesa. Kayamoibole, Mignardi, Radikeradike e Swanepoel, em 65 minutos, selaram a vitória bonificada da equipe de Limousin, que assegurou sua permanência na elite.

 

O Stade Français, por outro lado, decepcionou. Os parisienses precisavam vencer e torcer por um tropeço de Toulon ou Clermont para se garantirem diretamente nas semifinais, mas falharam em fazer sua parte, poupando vários nomes para o mata-mata. No próximo sábado, Paris tremerá com o clássico entre Stade Français e Racing Métro.

 

Grenoble termina de forma melancólica, mas se salva

Os alpinos eram dados como a grande surpresa da competição até o meio do campeonato. O Grenoble, porém, perdeu o ritmo no fim do campeonato e chegou à última rodada precisando de uma vitória simples, fora de casa, contra o lanterna e já rebaixada Lyon. A derrota por 29 a 25 deu ao Grenoble um ponto-bônus fundamental, garantindo a permanência da equipe no Top 14, mas o insucesso no clássico do regional preocupou seu torcedor. Os alpinos agora precisam entender o que aconteceu para a equipe cair tanto de rendimento, enquanto o Lyon tem de lamber as feridas e se preparar para a segunda divisão, para a qual volta depois de apenas uma temporada.

 

A partida foi a pior tecnicamente da rodada, com dois times muito nervosos e pouco efetivos. As equipes empataram em tries, com os donos da casa pontuando com o abertura Romain Loursac e o hooker Deon Fourie, ao passo que os visitantes responderam com o centro Nigel Hunt e o asa Rory Grice.

 

Agen volta ao Top 14

Quinto maior campeão da história do rugby francês, com oito títulos nacionais (o último em 1988), o Agen garantiu neste domingo seu retorno ao Top 14. Na decisão do playoff de promoção da Pro D2, os dois times rebaixados em 2013, Agen e Mont-de-Marsan, se enfrentaram num Stade Ernst-Wallon, em Toulouse, lotado. E foi um jogo espetacular, decidido apenas no final angustiante. Mais forte no pack, o Mont-de-Marsan largou na frente na primeira etapa com 7 x 6 no marcador, mas o canadense Taylor Paris não tardou em fazer bela jogada para cravar o try do Agen no começo da segunda etapa, colocando o time de Tarn-et-Garonne na liderança da partida.

 

A pressão final do Mont-de-Marsan foi irresistível, dominando a parte final da segunda etapa. Primeiro, aos 66′, o camisa 14 fijiano Salawa recebeu a bola para mergulhar na ponta para o try, mas cometeu um incrível knock-on antes do apoio. Depois, aos 76′, a pressão Montois foi premiada com aquele que poderia ser o try da vitória, mas Tastet, que caiu para o try, recebeu passe para frente. E, no minuto final, não teve jeito e Mirande mergulhou para o try do Mont-de-Marsan, colocando o placar em 16 x 15 ainda para o Agen. Saubusse teve em seus pés o chute da conversão da vitória, mas desperdiçou, dando a vitória e a promoção ao Agen.

 

Escrito por: Diego Gutierrez

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Bayonne 45 x 12 La Rochelle, em Bayonne

Brive 27 x 0 Stade Français, em Brive

Lyon 29 x 24 Grenoble, em Lyon

Montpellier 17 x 29 Clermont, em Montpellier

Racing Métro 53 x 10 Castres, em Paris

Toulon 46 x 17 Oyonnax, em Toulon

Toulouse 23 x 22 Bordeaux, em Toulouse

 

ClubeCidadeJogosPontos
ToulonToulon2676
ClermontClermont-Ferrand2675
ToulouseToulouse2670
Stade FrançaisParis2670
Racing MétroParis2665
OyonnaxOyonnax2662
Union Bordeaux-BèglesBordeaux2661
MontpellierMontpellier2655
La RochelleLa Rochelle2654
GrenobleGrenoble2653
BriveBrive2653
CastresCastres2652
BayonneBayonne2652
LyonLyon2641
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação às Quartas de final e à Champions Cup;
- 7º lugar = classificação à fase preliminar da Champions Cup;
- 13º e 14º lugares = Rebaixamento

 

Repescagens para as Semifinais (Barrages)

Dia 29/05: Stade Français x Racing Métro, em Paris

Dia 30/05: Toulouse x Oyonnax, em Toulouse

 

Semifinais

Dia 05/06: Toulon x Stade Français ou Racing Métro, em Bordeaux

Dia 06/06: Clermont x Toulouse ou Oyonnax, em Bordeaux

 

Pro D2 novo 2012

Pro D2 – 2ª Divisão do Campeonato Francês

Final do Playoff de Promoção ao Top 14

Mont-de-Marsan 15 x 16 Agen, em Toulouse

Agen promovido ao Top 14