Tempo de leitura: 3 minutos

toulouse racing 2013 copy copy

O Top 14 francês começa nesta semana seu mata-mata decisivo! Nesta sexta, dia 10, Toulouse e Racing Métro abrem as barrages – as repescagens para as semifinais -, enquanto Castres e Montpellier duelam no sábado. Os vencedores desses duelos garantirão vagas nas semifinais do torneio, sendo que o vencedor de Toulouse x Racing Métro enfrentará o Toulon, enquanto o vencedor de Castres x Montpellier medirá forças com o Clermont. Isso porque Clermont e Toulon já garantiram vaga antecipada nas semifinais por serem os dois melhores da temporada.

Nas repescagens, as vantagens do mando de jogo serão dos times que tiveram melhores campanhas na temporada regular, isto é, Toulouse e Castres. Já as partidas de semifinais ocorrerão em campo neutro, em Nantes. 

- Continua depois da publicidade -

As duas partidas prometem grande equilíbrio. Jogando em casa, o atual campeão nacional Toulouse tem a vantagem sobre os parisienses do Racing Métro. O Toulouse fez uma irregular temporada até aqui e acumulou duas derrotas nos últimos três jogos. Já o Racing Métro veio numa crescente no campeonato e finalizou bem a sua campanha na temporada regular. Entretanto, na última vez que ambos se enfrentaram, o triunfo foi do Toulouse, 27 x 26, em Paris. Jogando em casa, o Toulouse não perde em casa para o Racing Métro desde que o oponente retornou ao Top 14 (2009). 

Entre Castres e Montpellier, o equilíbrio no histórico recente é similar. A última vez que o Castres cai em casa diante do Montpellier foi em 2011, mas o troco veio no mesmo ano. Em 2012-13, cada equipe fez valer seu mando de jogo, derrotando o oponente uma vez, mas no sufoco. O Castres se mostrou mais sólido ao longo da temporada, mas as oscilações do Montpellier se deveram, em partes, pela grande quantidade de argentinos do time – que não estiveram presentes nas primeiras rodadas – e pelo foco que o Montpellier deu à Heineken Cup. Ao contrário do duelo entre Toulouse e Racing Métro, que têm estilos semelhantes e sempre jogam aberto, Castres e Montpellier mostrarão em campo estilos diferentes, com o Castres privilegiando o jogo de contato e a obtenção de penais, enquanto o Montpellier sempre busca correr sua ágil linha. Jogando em sua fortaleza, o Castres tem vantagem, mas o jogo promete.

 

Top 14 logo novo

Top 14 – Campeonato Francês

Repescagens (Barrages)

Toulouse badgeversus copiarracing metro

Toulouse x Racing Métro, em Toulouse – Dia 10/5, às 16h00* – BandSports e TV5 ao vivo

castresversus copiarmontpellier

Castres x Montpellier, em Castres – Dia 11/5, às 09h40* – BandSports e TV5 ao vivo

 

Semifinais

Toulon x Toulouse/Racing Métro, em Nantes – Dia 24/5

Clermont x Castres/Montpellier, em Nantes – Dia 25/5

 

*Hora oficial de Brasília