Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Top League, o campeonato japonês, chega na 11ª rodada definindo quem está na briga pelo título e também pela permanência no grupo de elite.

 

Steelers de olho no Top 3, Brave Lupus apenas lamentando

- Continua depois da publicidade -

O Toshiba Brave Lupus não está tendo um ano fácil. Eliminado da disputa pelo título, o time não resistiu ao Kobelco Steelers que fez o dever de casa. O moderno Noevir Stadium, em Kobe, foi palco de um jogo vencido em um único tempo. Apesar do placar de pouca diferença, os lobos só encostaram no apagar das luzes, pois até os 27 minutos do segundo tempo perdiam por 27 a 3 e só conseguiram tal recuperação pela vantagem numérica, Shoji Ito foi amarelado aos 35 da etapa final. Este jogo terminou em 30 a 24. Os Steelers seguem bem na briga pelos 3 primeiros lugares, que darão vaga no All Japan Championship de 2017.


 

Os Invictos

O Yamaha Júbilo novamente dá show e segue com invencibilidade. O domínio absoluto sobre o NEC Green Rockets na vitória por 47 a 5 coloca os azuis de Iwata no maior momento de sua história. A conta é muito simples, se a equipe vencer seus dois próximos compromissos, praticamente colocaria a mão na taça. O título inédito depende de dois fatores, manter a invencibilidade e fazer com que o Suntory Sungoliath perca pelo menos um jogo. A TV Asahi, famosa no ocidente por transmitir seriados japoneses, televisionou pela primeira vez uma partida nesta temporada em sua rede local em Shizuoka.

O grande concorrente do Yamaha é o supercampeão amarelo de Tóquio que também venceu seu jogo,  O Sungoliath venceu o Coca-Cola por 48 a 12 e segue na vice liderança invicta. Para ser campeão a equipe precisa se manter no caminho das vitórias e torcer para um tropeço dos azuis.

 

Nas próximas duas semanas saberemos quem ainda segue na luta com favoritismo, isso porque somente há dois times que não perderam até aqui e os amarelos enfrentarão os líderes azuis no fim do mês, dia 24. O presente de natal para Yamaha e Sungoliath depende do que ocorrerá na próxima rodada onde a boa equipe do Kobelco receberá o Yamaha.

 

A meta do time que em 32 anos de vida já namorou várias vezes o troféu, deve ser se focar em vencer estes dois compromissos, Kobelco e Suntory. Na teoria os dois últimos adversários, Liners e Verblitz, são inferiores tanto nos resultados quanto nos plantéis, sorte que o Suntory não terá. Os três últimos compromissos do maior concorrente são contra o próprio Yamaha, Toshiba e Kobelco.

 

Demais jogos: Destinos quase definidos

O Honda Heat está quase se sacramentando como o rebaixado direto, as probabilidades além de serem altíssimas, ainda cabe espaço para um confronto com o maior time do país na atualidade, o Panasonic Wild Knights. A derrota foi um atropelamento, 69 a 14, com o placar zerado até os 14 minutos da segunda etapa, quando o time já perdia por 41 a 0. O Heat agora tem que vencer todas suas partidas com ponto bônus e torcer por uma série de resultados improváveis. Para complicar mais a vida dos lanternas, Eagles, Spears e Shuttles ainda venceram seus jogos.

 

Top League copy copy

Top League – Campeonato Japonês

Black Rams 18 x 21 Spears

Heat 14 x 69 Wild Knights

Jubilo 47 x 05 Green Rockets

Sungoliath 48 x 12 Red Sparks

Liners 10 x 17 Eagles

Verblitz 14 x 15 Blues

Shuttles 33 x 19 Shining Arcs

Steelers 30 x 24 Brave Lupus

 

ClubePrefeituraJogosPontos
Suntory SungoliathTóquio1571
Yamaha JubiloShizuoka1567
Panasonic Wild KnightsGunma1562
Kobelco SteelersKobe1548
NTT Shining ArcsChiba1541
Ricoh Black RamsTóquio1540
Canon EaglesTóquio1537
Toyota VerblitzToyota1536
Toshiba Brave LupusTóquio1534
NEC Green RocketsChiba1531
Munakata Sanix BluesMunakata 1529
Kubota SpearsChiba1528
Coca-Cola West Red SparksFukuoka1518
Toyota Industries ShuttlesNagoya1517
Kintetsu LinersOsaka1516
Honda HeatSuzuka1507
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º ao 3º lugares = classificação ao All-Japan Rugby Championship 2017 (Copa do Japão);
- 13º ao 15º lugares = repescagem contra o rebaixamento contra 3 equipes do Top Challenge 1 (2ª divisão);
- 16º lugar = rebaixamento

 

Escrito por: Leandro Vieira
Foto: Top League