Toulon celebra vitória contra Toulouse. Foto: B. Papon/L’Équipe

Tempo de leitura: 3 minutos

O Top 14 retornou depois da parada para a Champions Cup entrando na sua reta final, com apenas 5 rodadas para serem disputados e muita coisa ainda em aberto. O Toulouse (1º) finalmente foi batido perdendo em Marselha para o Toulon (10º), mas continua firme na liderança graças ao tropeço do Clermont (2º), em casa, que empatou com o Racing (4º). Nas quatro vagas que restam seis equipes ainda possuem chances matemáticas de classificação.

A série invicta de 14 jogos no Top 14 do Toulouse chegou ao fim em Marselha diante do Toulon, batido por 25 a 10. O ambiente era propício para um grande jogo, a torcida compareceu em peso colocando mais de 40 000 pessoas no Stade Velodrome energizando os jogadores do Toulon que fizeram a melhor apresentação em muito tempo ajudada pelo Toulouse, que depois da batalha em Paris pela Champions Cup, optou por descansar algumas de suas estrelas, incluindo o oitavo Jerome Kaino e o scrum-half Antoine Dupont, e não jogou bem. Apesar disso os occitanos, ajudados pelo empate do Clermont continuam com uma boa gordura na liderança da competição.

- Continua depois da publicidade -

Depois da derrota dolorida em Paris muitas pessoas se perguntavam se a equipe do Racing conseguiria se reerguer. A resposta veio já nesse final de semana, a equipe viajou para enfrentar o Clermont, que ainda não perdeu em casa, fazendo uma grande partida, empatando no ultimo minuto em 31 a 31, graças principalmente a precisão nos chutes do scrum-half Máxime Machenaud. O empate tem um gosto amargo para o Clermont, que perde a chance de encostar no líder Toulouse.

O Castres (5º), atual campeão, continua a evoluir conquistando a sexta vitória em sete jogos, ao bater em casa o La Rochelle (8º) por 25 a 11. Uma partida com a cara do Castres onde os visitantes tiveram mais a bola na mão, mas caíram diante da eficiência e do pragmatismo que caracteriza o jogo dos donos da casa há muitos anos. O resultado encaminha a classificações do Castres e dificulta muito a vida dos atlânticos. O La Rochelle, equipe da pequenina cidade homônima, foi a sensação das ultimas temporadas, mas parece ter perdido o gás e deve ficar de fora das finais.

O Lyon (3º) conquistou a sua quinta vitória no exterior, batendo a Section Paloise (11º) por 27 a 24, e encaminhando a sua classificação para a fase final do Top 14. O Lyon deixou de ser a equipe revelação da temporada passada, se classificando para as semifinais pela primeira vez na sua história, e hoje mostra muita maturidade com um bom equilíbrio entre veteranos e jovens promessas, como o segundo centro Thibaut Regard, que deixou o seu try.

O Bordeaux (6º) teve a missão mais fácil da rodada recebendo o praticamente rebaixado Perpignan (14º), mas quase se complicou, vencendo por 31 a 22 e deixando escapar um ponto bônus importante. Os catalães como sempre lutaram muito, mas acabaram sucumbindo no final, mesmo diante de um Bordeaux por vezes desatento.

O Montpellier (9º), que para se classificar precisa vencer os jogos que restam com ponto bônus, deu o primeiro passo, batendo a equipe do Agen (12º) por 33 a 17. A equipe fez uma boa partida, apostando no jogo coletivo, com destaque para os dois tries do veterano oitavo Louis Picamoles. Com a derrota o Agen deve disputar com o Grenoble par ver quem fica com a 13º posição, que joga a repescagem contra o vice-campeão do Pró-D2 .

O Grenoble (13º) venceu a primeira partida em 2019, batendo em casa o Stade Français (7º) por 21 a 17. Os alpinos não colocaram a bola no chão contando com a precisão nos chutes do fullback Gaëtan Germain que anotou todos os pontos da equipe. Os parisienses anotaram dois tries, mas pecaram na indisciplina deixando escapar pontos importantes que devem fazer falta na luta pela classificação.

Top 14 – Campeonato Francês 2018-19

Toulon 25 x 10 Toulouse

Bordeaux 31 x 22 Perpignan

Montpellier 33 x 17 Agen

Grenoble 21 x 17 Stade Français

Castres 25 x 11 La Rochelle

Pau 24 x 27 Lyon

Clermont 31 x 31 Racing

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2698
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2683
Lyon Lyon2678
Racing Paris2674
La RochelleLa Rochelle2671
Montpellier logo novo copyMontpellierMontpellier2670
CastresCastres2669
Stade FrançaisParis2664
ToulonToulon2657
Bordeaux-BèglesBordeaux2657
PauPau2643
AgenAgen2638
GrenobleGrenoble2629
PerpignanPerpignan2612
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º lugares = classificação direta às Semifinais e à Champions Cup;
- 3º ao 6º lugares = classificação à Repescagem para as Semifinais e à Champions Cup;
- 13º lugar = Repescagem contra o Rebaixamento
- 14º lugar = Rebaixamento direto