Tempo de leitura: 12 minutos

aironi ospreys

Após 22 rodadas, chegou ao fim a temporada regular do RaboDirect Pro12, a liga de Irlanda, País de Gales, Escócia e Itália, com a definição dos confrontos de semifinais. No dia 11 de maio, o Ospreys, do País de Gales, segundo colocado, receberá o Munster, da Irlanda, terceiro colocado. No dia 12 de maio, o Leinster, da Irlanda, melhor time da fase de pontos corridos, duelará em casa com o Glasgow Warriors, da Escócia, quarto colocado.

O Leinster era a única equipe que já estava garantida nas finais, e cumpriu tabela somando mais uma vitória. A vítima foi o Dragons, pior time galês. As demais classificações foram definidas com as vitórias de Ospreys, sobre Aironi, Munster, sobre o Ulster, no clássico irlandês da rodada, e Glasgow Warriors sobre Connacht. No dérbi galês, o Scarlets derrotou o Cardiff Blues, mas a vitória foi em vão, por conta dos triunfos de seus concorrentes à vaga. 

- Continua depois da publicidade -

O sábado marcou também algumas despedidas. O Aironi, da Itália, fez sua última partida como equipe do Pro12 contra os Ospreys, ao passo que o grande fullback escocês Chris Paterson se despediu do Edinburgh, em duelo com o Treviso, que terminou com a vitória dos escoceses, com direito a try de Paterson. 

 

Adeus, Aironi

Triste rodada para os italianos do Aironi, feliz rodada para os galeses do Ospeys. Sábado, dia 5, marcou a despedida do Aironi Rugby do Pro12. Com muitas dívidas e poucas vitória, as Garças de Viadana se despediram da competição com um duelo em casa contra o vice-líder. E não foram capazes de segurar o time galês, que garantiu a disputa da semifinal contra o Munster em seu próprio estádio.

Fussell, logo aos 5′, anotou o primeiro try galês, mas a resposta italiana foi rápida, com try de Olivier, aos 8′. O Aironi batalhou para não decepcionar os 4 mil torcedores presentes em sua despedida e, aos 23′, Nick Williams cravou o segundo try da equipe da Lombardia e Emilia-Romagna, virando o placar. Porém, ainda no primeiro tempo, os Ospreys retomaram a frente, com try de Dirksen, aos 35′, levando a partida para o intervalo em 15 x 11. Na segunda etapa, os Ospreys seguraram os italianos, e o placar foi movimentado apenas com um penal chutado por Dan Biggar, que selou a vitória em 18 x 11.

 

A espera pela Heineken Cup

A terceira posição da liga ficou com o Munster, que venceu em casa seu rival Ulster, impondo a eliminação ao finalista da Heineken Cup. Assistindo seus dois maiores rivais – Leinster e Ulster – fazendo a final da maior competição europeia, o Munster aposta todas as suas fichas no Pro12.

Foi uma vitória com autoridade. Porém, contra um desfalcado time do Ulster, que poupou muitos jogadores, para não dar chances para lesões, já priorizando a grande final europeia. O time da Irlanda do Norte precisava da vitória para poder se classificar às semifinais do Pro12, mas o Munster levou a melhor. Logo aos 7′, Zebo anotou o primeiro try do Munster. Aos 13′, Trimble recebeu cartão amarelo, e o Ulster ficou reduzido prematuramente a 14 homens. O Munster não conseguiu capitalizar, mas, antes do intervalo, O’Mahony fez o segundo try dos vermelhos, fazendo 17 x 3 no intervalo. E o Munster praticamente matou o jogo no início da segunda etapa, com try de Sherry, aos 50′. O Ulster buscou a sobrevida, com try de Henderson, pouco depois, aos 54′, mas o Munster controlou as ações e deu números finais à partida com um try de Archer, aos 77′. Implacáveis 36 x 8, e fim de Pro12 para o Ulster.

 

Classificado

O Glasgow Warriors garantiu a sua classificação à fase semifinal ao vencer com tranquilidade o já eliminado Connacht, em jogo disputado em Glasgow, poucas horas após o encerramento do primeiro dia de jogos do Glasgow Sevens, porém em outro estádio, no Firhill, do qual os Warriors se despediram. 

Com try de DTH van der Merwe, no primeiro tempo, e John Barclay, no segundo tempo, o Glasgow Warriors fez 24 x 3 e garantiu o quarto lugar do Pro12, em dia que Glasgow respirou rugby.

 

Em vão

Os Scarlets jogavam todas as suas fichar na temporada no clássico galês contra o Cardiff Blues. E o time de Llanelli venceu, mas a vitória do Glasgow sobre o Connacht custou sua eliminação.

Foram os Blues que melhor começaram a partida, com Pretorious fazendo o primeiro try do jogos aos 3′. Rhys Priestland diminuiu com um penal aos 6′, e a virada chegou aos 24′, com try de Gareth Davies, levando a disputa para o intervalo em 10 x 7 a favor dos anfitriões. O segundo tempo começou sensacional, com Cuthbert virando o jogo para os visitantes azuis aos 43′. A noite, no entanto, era de Davies, que respondeu com try aos 49′. A peleja seguiu frenética, ao melhor estilo galês, e Harry Robinson cravou mais um try para Cardiff. O duelo se tornou dramático para os Scarlets, e a vitória foi alcançada com dois tries no minutos derradeiros: aos 70′, com Liam Williams, e aos 76′, com um penal try. 29 x 20, em vão.

 

Só para completar a tabela

Já classificado como o melhor time da fase de pontos corridos, o Leinster, também finalista da Heineken Cup, foi a Newport com seus reservas enfrentar o Dragons, pior time galês na temporada. E o resultado foi uma suada, porém esperada vitória por 22 x 18.

Por fim, na Escócia, Edinburgh e Benetton Treviso fizeram um jogo para cumprir tabela, mas que teve o atrativo de ser a despedida do brilhante fullback escocês Chris Paterson, o “senhor 100%”. Paterson não foi o chutador do Edinburgh, cabendo a Laidlaw os arremates. Mas, o veterano encerrou sua carreira em alta, anotando um dos tries da contundente vitória de sua equipe sobre o time italiano. 44 x 21, em chuva de tries. Foram 5 ensaios escoceses, contra 3 italianos. 

 

RaboDirect Pro12 – Liga de Escócia, País de Gales, Irlanda e Itália

Munster 36 x 8 Ulster, em Limerick

Glasgow Warriors 24 x 3 Connacht, em Glasgow

Edinburgh 44 x 21 Benetton Treviso, em Edimburgo

Dragons 18 x 22 Leinster, em Newport

Scarlets 29 x 20 Cardiff Blues, em Llanelli

Aironi 11 x 18 Ospreys, em Viadana

 

Semifinais

Leinster x Glasgow Warriors, em Dublin

Ospreys x Munster, em Swansea