Tempo de leitura: 11 minutos

london sevens foto2

The end! A Série Mundial de Sevens (masculina) chegará ao final da temporada 2012-13 nesse fim de semana, sábado e domingo, em Londres. O London Sevens encerrará o circuito mundial em Twickenham, com promessa de grande público. O evento contará com dois torneios distintos:

– O Torneio Principal, envolvendo os 12 melhores times até aqui da Série Mundial de Sevens, que já definiu a Nova Zelândia como a grande campeã da temporada com um torneio de antecedência;

- Continua depois da publicidade -

– e o Torneio Qualificatório, que reúne as 8 seleções que lutarão por 3 vagas na elite da próxima temporada da Série Mundial de Sevens, sendo elas as 3 piores equipes centrais da temporada (Escócia, Portugal e Espanha), os 4 melhores do Torneio Pré-Qualificatório de Hong Kong (Zimbábue, Tonga, Rússia e Geórgia) e o campeão asiático (Hong Kong, que ganhou a vaga de lambuja por ter garantido vaga direta no torneio principal de Hong Kong, ao invés de jogar o Pré-Qualificatório).

 

Torneio Principal tem em disputa a glória em Twickenham

Uma pena que o torneio principal de Londres já não tenha mais em disputa o título da temporada, assegurado pela Nova Zelândia no fim de semana passado em Glasgow. Porém, as atenções não serão retiradas do torneio em hipótese alguma, já que o sevens de Londres é uma verdadeira prévia da Copa do Mundo de Sevens, que será realizada entre os dias 28 e 30 de junho. Afinal, Londres é o último grande torneio para quase todas as seleções antes do desafio em Moscou, o mais importante a cada quatro anos. Como o torneio conta com 3 grupos, os campeões, os vices e os dois melhores terceiros colocados garantirão vaga nas quartas-de-final.

O Grupo A contará com a melhor seleção de 2013, a África do Sul, campeã das últimas duas etapas; os Estados Unidos, que saíram aliviados de Glasgow com a garantia da permanência na elite, além de boas partidas na bagagem; a Austrália, irregular; e a França, em declínio. O favoritismo é amplo para os Blitzboks, sendo que outra grande campanha credenciará o time verde fortemente ao título mundial em junho.

Já no Grupo B, a Nova Zelândia é a grande favorita e chega a Londres com a missão de encerrar em alta o circuito. Os neozelandeses foram os campeões do circuito, mas conquistaram somente um torneio ao longo da temporada. Ou seja, um retrospecto que não garante em nada seu favoritismo para a Copa do Mundo de Sevens, cujo título é decidido em um só torneio. Por isso, Londres é tão importante para os All Blacks. Correndo atrás dos neozelandeses vem Gales, Canadá e Quênia, que têm altos e baixos no circuito. Galeses e quenianos foram vice-campeões de torneios nesta temporada e aparecem como os concorrentes mais ameaçadores para os Homens de Preto.

O Grupo C, por sua vez, é um verdadeiro grupo da morte, com Fiji, Samoa, Inglaterra e Argentina. Verdadeira briga de foice no escuro, que vale muito moralmente para qualquer um dos quatro concorrentes, que querem chegar em alta a Moscou. Sobretudo para fijianos, samoanos e ingleses, terminar o circuito com um título é crucial para levantar a confiança, abalada por recentes insucessos.

 

Torneio Qualificatório: matar ou morrer pela promoção ou permanência

O Torneio Qualificatório vale aquilo que qualquer seleção do mundo sonha: uma vaga entre as 15 seleções centrais da Série Mundial de Sevens. As seleções centrais são aquelas que disputam todas as etapas do circuito ao longo da temporada e, portanto, são as que lutam pelo título mundial. O Qualificatório contará com 8 seleções, divididas em 2 grupos com 4 times cada, sendo que todos os times avançam às quartas-de-final. O que significa que o primeiro dia de jogos valerá somente para definir os confrontos das quartas-de-final do torneio. Os vencedores das semifinais já garantirão a promoção à condição de seleções centrais do circuito, enquanto os perdedores disputarã o 3º lugar, que valerá a última vaga como seleção central de 2013-14.

O formato do torneio favorece as zebras. Como todos os times avançarão às quartas-de-final, uma equipe que tenha perdido todos os seus jogos no sábado, poderá garantir a promoção caso faça um domingo com 2 vitórias e 1 derrota. Isto é, um time poderá garantir a promoção ou a permanência com mais derrotas do que vitórias! Da mesma forma, um time que tenha vencido todos os jogos no sábado, poderá ser eliminado caso sofra 2 derrotas em 3 jogos no domingo, isto é, mesmo tendo mais vitórias do que derrotas.

A Escócia aparece como a grande favorita da competição, tendo feito uma campanha muito melhor do que Portugal e Espanha na Série Mundial de Sevens. Os escoceses realizaram algumas campanhas muito boas em torneios recentes, com o sexto lugar nos torneios de Wellington, Las Vegas e Tóquio.

O principal concorrente da Escócia no Grupo A é o Zimbábue, campeão do Pré-Qualificatório de Hong Kong. Os zimbabuanos mostraram uma seleção muito rápida e forte, mas de altos e baixos, que mostrou deficiências defensivas. O ataque dos Cheetahs, porém, mostrou que faz a diferença, e o time deverá brigar pela promoção. Já Hong Kong e Geórgia correm por fora. Os Dragões de Hong Kong mostraram grande evolução e terminaram com um história 10º lugar em casa, depois de bateram Argentina e Estados Unidos. O fator casa contou muito para o time, que ainda tem que provar fora de seus domínio seu poderio. Já a Geórgia fez uma fraca campanha na primeira fase do Pré-Qualificatório, que incluiu um empate – que poderia facilmente ter sido uma derrota – com o Brasil. Os georgianos mostraram um time fisicamente forte, mas tecnicamente limitado e previsível, que aparece como a seleção menos cotada em Londres.

Já o Grupo B é muito equilibrado, com Portugal, Espanha, Tonga e Rússia com totais chances de promoção. Tanto Portugal como Espanha oscilaram muito ao longo da temporada, mas tiveram algumas boas campanhas, sobretudo os portugueses, que chegaram a vencer alguns dos grandes. Porém, Tonga já tem em seu currículo vitórias, por exemplo, contra Fiji, e seu potencial é inegável, enquanto a Rússia cresce a cada dia, com um trabalho já com vistas para a Copa do Mundo de Sevens, que será em Moscou. Qualquer coisa pode acontecer nesse genuino grupo da morte. Azar de quem for enfrentar a Escócia nas quartas-de-final.

 

london sevenssevens world series

London Sevens – 9ª etapa da Série Mundial de Sevens 2012-13 – em Londres, Inglaterra

Torneio Principal

Grupo A: África do Sul, Estados Unidos, Austrália e França

Grupo B: Nova Zelândia, Gales, Canadá e Quênia

Grupo C: Inglaterra, Argentina, Fiji e Samoa

 

Torneio Qualificatório

Grupo A: Escócia, Zimbábue, Hong Kong e Geórgia

Grupo B: Portugal, Espanha, Tonga e Rússia

 

twickenham

Estádio: Twickenham Stadium (capacidade: 82,000 espectadores)