Tempo de leitura: 3 minutos

Nessa terça-feira, foi dada a largada para o Troféu Mundial Junior, a segunda divisão do M20 mundial, em Lisboa, Portugal. E a abertura não teve surpresas quanto aos placares, mas alguns jogos foram distintos do imaginado.

 

O Grupo A teve início com um duelo que, no papel, parecia mais equilibrado do que realmente foi. Geórgia e Uruguai duelaram no Jamor e os uruguaios foram completamente atropelados pelos georgianos no primeiro tempo, com 31 x 0 só no primeiro tempo. O time do Cáucaso diminuiu a intensidade de seu jogo no segundo tempo, e a partida se fechou em 46 x 12, com uma clara diferença física entre os dois lados.

- Continua depois da publicidade -

 

No segundo jogo, Fiji e Portugal se enfrentaram em um jogo que, a princípio, era todo favorável a Fiji. E o time do Pacífico começou mais forte, abrindo 19 x 9 antes do intervalo. Contudo, os Lobitos cresceram na segunda etapa, mostraram superioridade no pack e nas formações e conseguiram um incrível empate em 19 x 19 rapidamente, com um penal e um belo try em fases bem trabalhadas. O susto fez Fiji voltar a ter o foco na partida e o ponta Filipo Daugunu deu a resposta imediata com o try que colocou os fijianos definitivamente em vantagem. Portugal não conseguiu mais reagir e Daugunu fez mais um try, fechando a conta: 34 x 19.

 

No Grupo B, Tonga assumiu a liderança com uma vitória esperada por 35 x 16 sobre Hong Kong, ao passo que o Canadá enfrentou grandes dificuldades para bater um surpreendentemente competitivo time da Namíbia, que manteve o placar até pelo menos os 60 minutos, com sofridos 13 x 10 a favor dos canadenses no intervalo. Foi apenas no fim da partida que o Canadá deslanchou, fechando o marcador em 35 x 20. Dos vencedores, o Canadá foi o único que falhou em obter o bônus ofensivo.

 

Argentina perde em casa em preparação para o Mundial M20

Em preparação para o Campeonato Mundial Junior, a primeira divisão do M20, que será realizado em junho, na Itália, a África do Sul iniciou uma gira pela Argentina e logo no primeiro desafio contra os Pumitas os Baby Boks foram melhores. Um jogão em Santa Fé, que se encerrou em 25 x 22 para os sul-africanos. A Argentina foi superior na primeira etapa, abrindo 15 x 10, com tries do scrum-half Lautaro Vélez, logo a 1′, e do oitavo Ernesto Olmedo, aos 23′. No segundo tempo, a situação se inverteu e a África do Sul se pôs em vantagem aos 42′, com try do ponta Grant Hermanus. Os Pumitas deram o troco com try do fullback Bofelli, mas, aos 66′, o oitavo Daniel Du Preez fez o try da virada dos Baby Boks, dando números finais ao duelo.

 

No dia 16, os dois times voltam a se enfrentar em Rosario.

 

Malásia em vantagem na Ásia

Se a terça foi de rugby M20, a quarta foi de adulto na Ásia, com a terceira divisão do campeonato continental na Malásia.  E quem levou a melhor na segunda rodada foi a Malásia,  que superou os Emirados Árabes em duelo das equipes qie venceram na abertura.  Já Taiwan se recuperousa estreia ruim e venceu a Tailândia.  No fim de semana os malaios jogam pelo título diante doa tailandeses, que lutam contra o rebaixamento.

 

world rugby logo

World Rugby U20 Trophy 2015 – Troféu Mundial Junior – 2ª divisão M20 mundial – em Lisboa, Portugal

Grupo A: Fiji, Geórgia, Portugal e Uruguai

Grupo B: Canadá, Hong Kong, Namíbia e Tonga

 

Terça-feira, dia 12 de maio

Canadá 35 x 20 Namíbia, no Estádio Universitário

Uruguai 12 x 46 Geórgia, no CR do Jamor

Tonga 35 x 16 Hong Kong, no Estádio Universitário

Fiji 34 x 19 Portugal, no CR do Jamor

 

Sábado, dia 16 de maio

Canadá x Hong Kong, no Estádio Universitário

Uruguai x Portugal, no CR do Jamor

Fiji x Geórgia, no CR do Jamor

Tonga x Namíbia, no Estádio Universitário

 

Amistoso M20

Argentina 22 x 25 África do Sul, em Santa Fé

 

asia championship

Campeonato Asiático de Rugby – Division 2 – 3ª divisão da Ásia – em Petaling Jaya, Malásia

2a rodada

Taipé Chinês 29 x 24 Tailândia

Malásia 20 x 19 Emirados Árabes Unidos

 

Classificação: 1 Malásia, 2 Emirados Árabes Unidos, 3 Taipé Chinês (Taiwan), 4 Tailândia.

 

Foto: Fiji x Portugal, FPR/WorldRugby