Tempo de leitura: 4 minutos

Dois amistosos internacionais envolvendo seleções emergentes tiveram espaço neste fim de semana. Em Montevidéu, o Uruguai não conseguiu repetir o feito de sua última partida e caiu diante da segunda seleção de Fiji, o Fiji Warriors, 42 x 22, ao passo que Portugal foi ao Quênia e voltou de sua viagem à África com um doloroso souvenir: derrota de 41 x 15.

 

Fiji passa sem problemas pelo Uruguai

- Continua depois da publicidade -

O Fiji Warriors se despediu da gira pela América do Sul com uma contundente vitória sobre o Uruguai, em Montevidéu, dando o troco nos Teros pela derrota no primeiro jogo.  Os fijianos começaram a partida com tudo, não dando chances aos donos da casa. No intervalo, o placar já era de 34 x 10 para os Warriors, graças a quatro tries. Ormaechea, aos 40′, fez o try dos Teros.

 

Reduzido a 14 homens, Fiji permitiu um esboço de reação uruguaia na segunda etapa, com try de Kessler. Aos 66′, Vilaseca fez o terceiro try uruguaio e o jogo, que parecia definido, pegou fogo, mas por pouco tempo. Kini Douglas deu uma ducha de água fria nos Teros fazendo o quinto try fijiano, para fechar o marcador em 42 x 22. Um jogo muito bom, que valeu aos Warriors o título da Copa Scotiabank.

 

O Uruguai se prepara agora para outra série de partidas de alto nível. Os Teros viajam à Tbilisi, capital da Geórgia, onde disputam a World Rugby Tbilisi Cup contra a Geórgia e as seleções reservas de Itália (Italia Emergenti) e Irlanda (Emerging Ireland), entre os dias 12 e 21 de junho.

 

uru novo copy copy22versus(14)42fiji copy

Uruguai 22 x 42 Fiji Warriors, em Colonia (Uruguai)

 

Portugal sucumbe em solo africano

Encerrando a temporada, a seleção portuguesa viajou a Nairóbi, capital queniana, para enfrentar nesse sábado o Quênia, em amistoso entre duas seleções que não estarão na Copa do Mundo e que ficaram também de fora dos torneios internacionais de junho do World Rugby (Tbilisi Cup e Nations Cup). O saldo foi catastrófico para os Lobos que, sem seus atletas do sevens – em preparação para o Grand Prix Europeu – foram arrasados pelos africanos, que também não tiveram seus principais homens da Série Mundial de Sevens. O primeiro tempo terminou em vantagem apertada para o Quênia, 17 x 10, com os Lobos ainda vivos no jogos. Mas, a volta do intervalo foi avassaladora, com mais três tries e um drop goal para os quenianos, fechando um placar histórico: 41 x 15, no primeiro encontro oficial entre as duas seleções.

 

Portugal não tem mais partidas confirmadas neste semestre, ao passo que o Quênia enfrenta novamente em casa a Espanha no dia 18 de julho.

 

quenia copy copy41versus(14)15portugal(1)

Quênia 41 x 15 Portugal, em Nairóbi

 

Holanda encerra Six Nations C em alta

Na 1ª Divisão B do Europeu de Nações, o chamado Six Nations C, a Holanda fechou o primeiro turno com boa vitória em casa sobre a lanterna Suécia por 24 x 14. O jogo foi de muitos erros dos dois lados, mas os holandeses levaram a melhor e ultrapassaram a Polônia na classificação, pulando para o quarto lugar. A Suécia segue mal, ainda sem somar pontos, e se aproximando do rebaixamento.

 

rugby europe copy

1ª Divisão B do Europeu de Nações – 2ª divisão da Rugby Europe

Holanda 24 x 14 Suécia, em Amsterdã

 

SeleçãoJogos 2014-16Pontos 2015-16Pontos 2014-16
Bélgica101941
Ucrânia102336
Moldávia101127
Holanda101122
Polônia100818
Suécia100101

 

Níger e Índia comemoram

Na África e na Ásia tivemos nesse sábado os encerramentos de duas competições. Jogando no Uzbequistão, a Índia foi derrotada pela seleção da casa, mas, pelo placar agregado, assegurou o título do Grupo Central da 4ª divisão asiática, ao passo que, em Burkina Faso, foi o Níger que levou a melhor no Grupo Norte da 4ª divisão africana. O Níger atropelou o Togo e terminou em vantagem no saldo de pontos sobre o Mali, que também atropelou o Benin, mas não conseguiu ultrapassar o concorrente. A seleção da casa também acabou invicta, superando Gana. Com o regulamento que não colocou todas as seleções frente a frente, três seleções garantiram três vitórias em três jogos e o título foi decidido nos detalhes.

 

rugby afrique copy

Copa da África – 4ª Divisão – Grupo Norte – em Ouagadougou, Burkina Faso

Níger 50 x 15 Togo

Mali 60 x 0 Benin

Burkina Faso 12 x 0 Gana

 

Classificação final: 1 Níger, 17 pts (campeão); 2 Mali, 17 pts, 3 Burkina Faso, 15 pts, 4 Gana, 0 pontos; 5 Togo, 0 pontos; 6 Benin, 0 pontos.

 

asia championship

Campeonato Asiático de Rugby – 4ª divisão – Grupo Central – em Tashkent, Uzbequistão

Uzbequistão 32 x 15 Índia

Agregado: Índia 46 x 40 Uzbequistão