Tempo de leitura: 7 minutos

Em clima de Copa do Mundo e Super Rugby, a Top League começa no próximo dia 13, com as equipes das principais companhias do Japão entrando em campo em uma das ligas que mais crescem no mundo, lotado de Springboks, Wallabies e All Blacks.

 

Os japoneses são hoje os queridinhos do rugby mundial. Com a melhor campanha da história, hoje os Brave Blossoms são conhecidos em todo país e dominaram a tv. Recorde mundial de audiência, vários ídolos, o desempenho da seleção pode refletir nos tradicionais clubes que começam na próxima semana a disputar o título do maior torneio de clubes de rugby da ásia.

- Continua depois da publicidade -

 

Em sua 13ª edição,  seguindo o mesmo regulamento das duas temporadas anteriores. A competição conta com 16 equipes divididas em dois grupos. Nesta primeira fase todos jogam contra todos de seu grupo, totalizando 7 partidas cada.

 

Na segunda fase, os quatro melhores times de cada grupo avançam para o “torneio playoff” que consiste no embate entre as oito melhores equipes em sete partidas, todos contra todos. Os quatro primeiros colocados avançam para o mata-mata, a “Lixil Cup”. A grande final ocorre no dia 24 de janeiro, antes do início do Super Rugby.

 

Os oito piores colocados da primeira fase se enfrentam no grupo de “torneio playdown”, o ultimo colocado está automaticamente rebaixado. A tarefa ainda será complicada para os os outros 3 piores na tabela pois terão de enfrentar os três melhores da “Top Challenge”, a segunda divisão, em partida única para permanecerem na elite.

 

Estrelas em campo

São muitos astros nos elencos das principais franquias, salários astronômicos e atletas que com certeza causam inveja em vários times europeus. As equipes de pior desempenho nas edições anteriores parecem ter aberto suas carteiras, ao contrário das melhores que mantiveram suas bases e apostam em atletas universitários em sua maioria.

 

O NTT-Docomo Red Hurricanes vem com muita ambição e contratações de peso: o astro Wallaby Israel Folau e os Springboks Eben Etzebeth, Handré Pollard e Heinrich Brüssow. O Ricoh Black Rams contará com Bernard Foley (Austrália). Willie Le Roux (África do Sul) se junta ao Canon Eagles do neozelandês Adam Thomson, enquanto Marcell Coetzee (África do Sul) vestirá a camisa do Honda Heat, onde já estava Digby Ioane (Austrália).

 

O Panasonic Wild Knights, do técnico Robbie Deans (ex Wallabies e Crusaders) e do ídolo japonês Shota Horie, terá Sonny Bill Williams (Nova Zelândia), enquanto o Suntory Sungoliath, do pilarzão Hatakeyama, terá Schalk Burger e, mais uma vez, Fourie Du Preez (África do Sul), além de contar com o excelente Matsushima.  O Toshiba Brave Lupus, por sua vez, segue liderado por François Steyn (África do Sul) e Michael Leitch (neozelandês da seleção japonesa). O Toyota Industries Shuttles tem o sul-africano Ryan Kankoswki, o NEC Green Rockets tem o australiano Scott Higginbothan e o Kubota Spears tem Harumichi Tatekawa e o neozelandês Isaia Toeava, além do sul-africano Keegan Daniel.

 

O ícone japonês Ayumu Goromaru é do Yamaha Júbilo, assim como o sul-africano Dewald Potgieter, ao passo que Amanaki Mafi, da seleção nipônica, está no NTT Shining Arcs, onde também está o sul-africano Elton Jantjes e o neozelandês Isaac Ross. Já o Kobelco Steelers tem o sul-africano Jaque Fourie e o neozelandês Andrew Ellis. O australiano Wycliff Palu está no Toyota Verblitz, ao passo que o Coca-Cola West Red Sparks conta com os australiano hilário Nick Cummins. Completando a lista, o Kintetsu Liners contará com os sul-africanos Pierre Spiers e Damien De Allende.

 

Primeira fase: Grupo A

O palco do jogo de estreia será o tradicional Príncipe Chichibu, o atual campeão Wild Knights contra o Sungoliath. Embalados pelas boas campanhas das ultimas temporadas, os azuis de Gunma terão a oportunidade de iniciar o campeonato já largando na frente do seu maior rival dentro do grupo. Outro favorito, Brave Lupus, tem pela frente o Kubota Spears do craque Harumichi Tattekawa. Os demais times correm por fora.

 

Clubes

Canon Eagles

Canon Eagles

Cidade: Machida (Tóquio)

2014-15: 7º lugar

 

coca-cola sparks copy

Coca-Cola West Red Sparks

Cidade: Fukuoka

2014-15: 14º lugar

 

Kobelco Steelers

Kobelco Steelers

Cidade: Kobe

2014-15: Semifinalista / 1º na fase de grupos

 

nec-green-rockets

NEC Green Rockets

Cidade: Chiba

2014-15: 10º lugar

 

ntt red hurricanes

NTT-Docomo Red Hurricanes

Cidade: Osaka

2014-15: 11º lugar

 

Toyota Shuttles

Toyota Industries Shuttles

Cidade: Kariya (Nagoya)

2014-15: 15º lugar

 

Toyota Verblitz

Toyota Verblitz

Cidade: Toyota (Nagoya)

2014-15: 6º lugar

 

Yamaha Jubilo

Yamaha Jubilo

Cidade: Iwata (Shizuoka)

2014-15: Vice-campeão / 4º na fase de grupos

 

Primeira fase: Grupo B

O Caminho do Yamaha Júbilo é sempre o mais tortuoso, apesar de deixar 3 grandes concorrentes no grupo A, a equipe de Goromaru, Sa’u e companhia terá pela frente o sempre favorito Kobelco Steelers, além dos expressivos NEC Green Rockets, Verblitz e Eagles. Apesar de perder Folau na última hora, o NTT Red Hurricanes vem com elenco reforçado, mas ao que tudo indica, neste grupo deverá sobressair as equipes mais bem preparadas, que obviamente são os azuis de Iwata e os vermelhos de Kobe.

 

Clubes

honda heat

Honda Heat

Cidade: Suzuka

2014-15: Campeão da segunda divisão (promovido)

 

kintetsu liners

Kintetsu Liners

Cidade: Osaka

2014-15: 12º lugar

 

kubota spears

Kubota Spears

Cidade: Chiba

2014-15: 13º lugar

 

NTT shining arcs

NTT Shining Arcs

Cidade: Chiba

2014-15: 8º lugar

 

panasonic_wild_knights

Panasonic Wild Knights

Cidade: Gunma

2014-15: Campeão / 2º na fase de grupos

 

black-rams

Ricoh Black Rams

Cidade: Tóquio

2014-15: 9º lugar

 

suntory sungoliath copy

Suntory Sungoliath

Cidade: Fuchu (Tóquio)

2014-15: 5º lugar

 

toshiba-brave-lupus

Toshiba Brave Lupus

Cidade: Fuchu (Tóquio)

2014-15: Semifinalista / 3º lugar na fase de grupos

 

1ª rodada

Grupo A:

13/11 19:00(Local) – Wild Knights X Sungoliath – Príncipe Chichibu

14/11 11:40(Local) – Black Rams X Shining Arcs – Príncipe Chichibu

14/11 14:00(Local) – Brave Lupus X Spears – Príncipe Chichibu

14/11 14:00(Local) – Liners X Heat  – Level 5 Stadium

 

Grupo B:

14/11 11:40(Local) – Shuttles X Green Rockets – Mizuho Ground

14/11 14:00(Local) – Verblitz X Júbilo – Mizuho Ground

14/11 12:00(Local) – Red Hurricanes X Red Sparks  – Level 5 Stadium

15/11 13:00(Local) – Steelers X Eagles  – Level 5 Stadium

 

Lista de campeões da Top League
1 – Toshiba Brave Lupus – 5 títulos
2 – Panasonic Wild Knights (ex Sanyo) – 3 títulos
Suntory Sungoliath – 3 títulos
4 – Kobelco Steelers – 1 título

 

Escrito por: Leandro Vieira

1 COMENTÁRIO