Tempo de leitura: 3 minutos

Vai começar o Campeonato Sul-Americano de 2015! O Brasil fará sua estreia na 37ª edição do torneio no dia 18 de abril, fora de casa, contra o Uruguai. Porém, antes, nesse sábado, dia 11, Uruguai e Paraguai duelam em Montevidéu na partida de abertura do campeonato, antecipada para acomodar o calendário de preparação do Uruguai para a Copa do Mundo de 2015.

A fórmula de disputa é a mesma do ano passado. Uruguai, Brasil, Chile e Paraguai se enfrentam na primeira fase do torneio, o Campeonato Sul-Americano, e os dois primeiros colocados terão o direito de enfrentar no ano que vem em casa a Argentina, na chamada Copa CONSUR, a segunda fase do “Sula”. Em 2015, a Copa CONSUR ocorre na sequência da primeira fase do Sul-Americano e são Uruguai e Paraguai que enfrentaram os argentinos. Neste ano, na primeira fase, Uruguai e Chile jogam duas vezes em casa e uma fora, ao passo que Brasil e Paraguai atuam apenas uma vez em casa e duas fora, o inverso de 2014.

Este Sul-Americano será de grande interesse para se atestar a situação de Brasil, Paraguai e Chile. O Uruguai, que disputará a Copa do Mundo, destacou sua equipe principal para o torneio, desfalcada somente de seus atletas que atuam no exterior. O time comandado por Pablo Lemoine é favorito absoluto à conquista da primeira fase do torneio. A prova são os resultados de sua segunda seleção, o Charruas XV, contra Brasil e Chile recentemente, vencendo sem discussão.

- Continua depois da publicidade -

O Paraguai perdeu para o Brasil no ano passado em amistoso em São José dos Campos, mas mostrou um bom início de 2015 ao vencer amistoso contra a província argentina de Misiones por 50 x 29, em Assunção, no fim do mês passado. Os Yakarés terão técnico novo em 2015, com a estreia do argentino Eduardo Acosta, que atuou pela seleção portuguesa. Os paraguaios terão como maiores desafios os jogos com Brasil e Chile. Diante do Brasil, a partida em Bento Gonçalves se coloca como um tira-teima, pois os Yakarés bateram os Tupis no último sul-americano, mas jogando em casa, o que lhes rendeu o vice-campeonato da primeira fase. Já contra o Chile, a partida será em Assunção. Os chilenos fizeram um ano para se esquecer em 2014, mas começaram muito mal 2015, ainda com a federação e a seleção rachadas e sofrendo derrotas elásticos na UruCup, incluindo 42 x 5 contra o Charruas.

Já o Brasil vai ao torneio pela primeira vez sob o comando de Rodolfo Ambrosio, que estreou nos amistosos de novembro. O Brasil tem três desafios: enfrentar o Uruguai em maior igualdade, não voltar a cair contra o Paraguai – e, sobretudo, aumentar a vantagem, que foi apertada em São José – e vencer pela segunda vez seguida o Chile, a primeira em solo chileno, para provar que o resultado em Barueri não foi um ponto fora da curva. E, acima de tudo, conseguir, enfim, a classificação para enfrentar a Argentina em 2016.

Na abertura do torneio, Uruguai e Paraguai jogam às 16h00 no Estádio Charrua e o Paraguai busca sua primeira vitória na história sobre os Teros. Foram até hoje 21 partidas, com 20 vitórias uruguaias e 1 empate – 9 x 9 em 1985. Que seja dada a largada!

Calendário:

Dia 11 de abril: Uruguai x Paraguai, no Estádio Charrua, Montevidéu

Dia 18 de abril: Uruguai x Brasil, no Estádio Charrua, Montevidéu

Dia 25 de abril: Chile x Brasil, no CARR La Reina, em Santiago

Dia 3 de maio: Paraguai x Chile, no Parque Olímpico, em Assunção

Dia 9 de maio: Brasil x Paraguai, no Estádio da Montanha, em Bento Gonçalves

Dia 9 de maio: Chile x Uruguai, no CARR La Reina, em Santiago

Elenco do Brasil:

Beukes Cremer PASTEUR
Bruno Cardoso Carvalho “Manteigão” SAN DIEGO
Cláudio Medeiros “Macaxeira” União Rugby Alphaville
David Pereira Martins Prates PASTEUR
Eduardo Melotto “Duka” CURITIBA
Felipe Tissot CURITIBA
Jardel Vettorato BRUMMERS
João Luiz da Ros “Ige” DESTERRO – somente para Brasil x Uruguai
Laurent Bourda BANDEIRANTES SARACENS
Lucas Abud JEQUITIBÁ CAMPINAS
Lucas Muller DESTERRO
Lucas Piero de Moraes “Bruxinho” DESTERRO
Lucas Tranquez “Zé” SPAC
Martin Schaefer SPAC
Mateus Estrela M. Tavares Estrela NITEROI
Matheus Daniel “Mathias” JACAREI
Michael Olveira Moraes “Ilhae” CURITIBA – apenas para Brasil x Chile
Nelson Oliveira SÃO JOSÉ
Nick Smith SPAC
Pedro Di Pilla PASTEUR
Pedro Sorribes Rosa BANDEIRANTES SARACENS
Rafael Carnavalle Silva “Carnaval” SPAC
Rafael Morales “Grilo” SÃO JOSÉ
Saulo Oliveira SÃO JOSÉ
Vitor Ancina de Oliveira CURITIBA