Tempo de leitura: 3 minutos

Na Europa, o fim de semana não será somente de Six Nations. Enquanto ingleses, franceses, galeses, irlandeses, escoceses e italianos duelam na competição mais prestigiada do Velho Continente, georgianos, romenos, russos, espanhóis, portugueses e alemães se enfrentam nas mesmas datas pela 1ª Divisão A do Europeu de Nações, popularmente chamado de Six Nations B.

 

O Europeu de Nações “1A” tem formato de disputa semelhante ao Six Nations, com seis participantes se enfrentando uma vez. Porém, ao contrário do primo mais rico, o Europeu de Nações utiliza o sistema convencional de ponto do rugby, com 4 pontos para a vitória, 2 para o empate, 0 para a derrota, 1 ponto bônus para a derrota por 7 pontos de diferença ou menos e 1 ponto bônus para a seleção que marca 4 ou mais tries. Além disso, existe rebaixamento entre a 1ªDivisão A e a 1ª Divisão B (o “Six Nations C”) do Europeu de Nações, o qual ocorre a cada dois anos, após todos os times se enfrentarem em casa e fora de casa. Por isso, 2016 será mais especial, pois um time rebaixado será conhecido, a partir da somatória dos pontos desta edição com a edição de 2015.

- Continua depois da publicidade -

 

Como já virou costume, o favoritismo todo recai sobre a Geórgia, uma das seleções que mais cresceram no mundo recentemente. Os Lelos terão a seu favor o fato de encerrarem a campanha em casa contra a principal concorrente, a Romênia, seleção mais gabaritada para atrapalhar os georgianos. Muitas variáveis estarão em jogo, em especial se Geórgia e Romênia contarão ou não com seus principais nomes. A Geórgia anunciou uma lista de atletas forte, sem dúvida a mais gabaritada do certame, que inclui muitos nomes que estiveram na Copa do Mundo, quando os Lelos conseguiram a histórica terceira colocação em seu grupo, mas não contarão com Gorgodze, Nariashvili, Chilachava, Kolelishvili, Mikautadze e outros bons nomes, que ganharam descanso da seleção para se focarem em seus clubes – ou, no caso de Gorgodze, sua ausência pode ser entendida como parte da negociação com o Toulon para liberá-lo em período de preparação para o Mundial. Com isso, a renovação do elenco e garantir maior experiência para mais atletas estão fortemente na pauta do técnico Milton Haig.

 

A Romênia também passará por renovação, apostando em um elenco formado sobretudo por atletas que atuam no próprio país. Com isso, a diferença entre georgianos e romenos deve se manter, assim como sua superioridade para os demais. O profissionalismo doméstico dos romenos garantirá jogadores em nível condizente com as tradições do país.

 

Rússia e Espanha formam o bloco intermediário e se enfrentam logo na primeira rodada em solo russo. Depois de falharem em obter vaga na Copa do Mundo, as duas equipes mostraram evolução, em especial a Rússia, com um de seus clubes, o Enisei, mostrando força na Challenge Cup. Ao contrário de Geórgia e Romênia, que baseiam seu jogo nos forwards, russos e espanhóis apostam em geral em um jogo mais aberto e costumam oferecer placares elásticos. Com um jogo a mais em casa, a Rússia tem tudo para encerrar como a terceira força.

 

Por fim, Portugal e Alemanha são as equipes que deverão brigar ponto a ponto contra o rebaixamento. Enquanto os portugueses têm maior tradição e está em vantagem na classificação, a Alemanha mostrou evolução nítida, sobretudo após sua gira pelo Brasil, com o Heidelberger, usando a base da seleção do país, conquistando bons placares na Challenge Cup, entre eles uma vitória fora de casa sobre o campeão português Direito. A partida decisiva entre os dois times será em solo alemão, mas os alemães precisam descontar 4 pontos, o que talvez não seja possível apenas com uma vitória. Ambos jogam apenas duas vezes em casa, com a Alemanha recebendo ainda a Espanha. Ao contrário de outros anos, 2016 promete emoção e briga acirrada contra o rebaixamento.

 

Europeu de Nações – 1ª Divisão A

1ª rodada

Dia 06/02: Romênia x Portugal, em Cluj-Napoca

Dia 06/02: Rússia x Espanha, em Sochi

Dia 06/02: Geórgia x Alemanha, em Tbilisi

 

2ª rodada

Dia 13/02: Portugal x Geórgia, em Lisboa

Dia 13/02: Espanha x Romênia, em Madri

Dia 13/02: Rússia x Alemanha, em Sochi

 

3ª rodada

Dia 27/02: Geórgia x Espanha, em Tbilisi

Dia 27/02: Romênia x Rússia, em Cluj-Napoca

Dia 27/02: Alemanha x Portugal, em Hanover

 

4ª rodada

Dia 12/03: Rússia x Geórgia, em Sochi

Dia 12/03: Espanha x Portugal, em Madri

Dia 12/03: Romênia x Portugal, em Bucareste

 

5ª rodada

Dia 19/03: Geórgia x Romênia, em Tbilisi

Dia 19/03: Portugal x Rússia, em Lisboa

Dia 19/03: Alemanha x Espanha, em Colônia

 

Disputa contra rebaixamento

SeleçãoJogos Pontos 2014-16Pontos 2016
Geórgia104524
Romênia103419
Rússia102714
Espanha102309
Alemanha100807
Portugal100601

 

Lista de campeões do Europeu de Nações (desde 2000)

1 – Geórgia – 8 títulos

2 – Romênia – 4 títulos

3 – Portugal – 1 título

2 COMENTÁRIOS