Tempo de leitura: 2 minutos

Nessa terça-feira, dia 12, terá início o segundo mais importante campeonato junior do mundo, o Troféu Mundial Junior de 2015, a segunda divisão do M20 mundial. A competição deste ano será em Lisboa, Portugal, com os jogos se dividindo entre a casa dos Lobos, o Estádio Universitário, e o Centro de Rugby do Jamor, centro de alto rendimento da federação portuguesa. Os jogos poderão ser assistidos ao vivo em www.fpr.pt.

 

O sistema de disputas é bem simples. São oito seleções, divididas em dois grupos com quatro times cada, e os campeões de cada grupo fazem a grande final, sendo que o campeão será promovido ao Campeonato Mundial Junior, a primeira divisão. Os participantes vem dos seis continentes, com uma equipe de cada confederação (Uruguai pela América do Sul, Canadá pela América do Norte, Geórgia pela Europa, Hong Kong pela Ásia, Tonga pela Oceania e Namíbia pela África), além da equipe rebaixada da primeira divisão de 2014 (Fiji) e o país-sede.

- Continua depois da publicidade -

 

O Grupo A é o “grupo da morte” e tem como favorito Fiji, que chega como o time a ser batido, depois de deixar o Campeonato Mundial Junior pela primeira vez na história. A Geórgia, que fez neste ano uma campanha histórica com o vice-campeonato do Europeu M18 chega credenciada pelo bom trabalho na base, mas ainda sem os atletas que brilharam nos gramados do M18. Portugal e Uruguai completam o grupo e buscam surpreender, com Portugal credenciado também por bons desempenhos nos torneios de base.

 

No Grupo B está a vice-campeã de 2014, Tonga, que foi superada pelo campeão Japão na final do ano passado. A expectativa é que Tonga faça uma final da Oceania com Fiji, porém os vermelhos terão um tabu grande a quebrar, já que não jogam a primeira divisão desde 2011. O Canadá, que não joga na elite desde 2009, aparece como o principal concorrente, tendo a Namíbia correndo por fora. Hong Kong dificilmente escapará da última posição.

 

World Rugby U20 Trophy 2015 – Troféu Mundial Junior – 2ª divisão M20 mundial – em Lisboa, Portugal

Grupo A: Fiji, Geórgia, Portugal e Uruguai

Grupo B: Canadá, Hong Kong, Namíbia e Tonga

 

Terça-feira, dia 12 de maio

Canadá x Namíbia, no Estádio Universitário

Uruguai x Geórgia, no CR do Jamor

Tonga x Hong Kong, no Estádio Universitário

Fiji x Portugal, no CR do Jamor

 

Sábado, dia 16 de maio

Canadá x Hong Kong, no Estádio Universitário

Uruguai x Portugal, no CR do Jamor

Fiji x Geórgia, no CR do Jamor

Tonga x Namíbia, no Estádio Universitário

 

Quarta-feira, dia 20 de maio

Namíbia x Hong Kong, no Estádio Universitário

Geórgia x Portugal, no CR do Jamor

Tonga x Canadá, no Estádio Universitário

Fiji x Uruguai, no CR do Jamor

 

Domingo, dia 24 de maio

Finais