Tempo de leitura: 1 minuto

O Japão é o país em destaque neste ano por conta da Copa do Mundo. E um dos aspectos mais interessantes do rugby japonês é o tamanho do rugby universitário do país.

Todo ano, milhares de torcedores acompanham ansiosamente as disputas do Campeonato Japonês Universitário, torneio mata-mata que reúne os campeões das 4 ligas regionais do Japão. E o público em cada jogo nas finais é tão grande – ou às vezes até maior – que o da Top League, o campeonato nacional profissional.

Neste ano, a grande final – que ocorre sempre em janeiro e chega à sua 55ª edição – levou mais de 20 mil pessoas ao Estádio Príncipe Chichibu, em Tóquio, e opôs a tradicional Universidade de Meiji, de Tóquio, e a Universidade de Tenri, de Nara (região de Osaka).

- Continua depois da publicidade -

O que tornou o jogo mais especial é que Meiji, segunda maior campeã do país, não vencia a competição há 22 anos, enquanto Tenri nunca havia levantado a taça. Mais que isso, Meiji é uma das mais antigas instituições universitárias japonesas – fundada em 1881 – e uma das primeiras a jogar rugby, desde 1928 (pouco depois do rugby começar nas rivais Keio, Waseda e Doshisha, que compõem.

E a espera chegou ao fim com Meiji vencendo por 22 x 17. O torneio contou como se fosse de 2018.

Lista de campeãs universitárias do Japão

15 títulos – Waseda

13 títulos – Meiji

9 títulos – Teikyo

6 títulos – Kanto Gakuin

4 títulos – Doshisha

3 títulos – Keio, Daito Bunka e Hosei

2 títulos – Nippon Sport Science