Tempo de leitura: 24 minutos

waikato northland 2013

O Hemisfério Sul não viveu apenas de Rugby Championship nesse fim de semana. Na Nova Zelândia, foi dada a largada para a temporada 2013 da ITM Cup, o Campeonato Neozelandês, com direito a disputa de Ranfurly Shield. Já na África do Sul, a Currie Cup chegou à segunda rodada.

 

- Continua depois da publicidade -

Começa a ITM Cup 2013!

Na Nova Zelândia, foi dada a largada para a ITM Cup, o Campeonato Neozelandês, que jpa teve logo em sua primeira rodada a disputa do Ranfurly Shield, o tradicional título de desafio do rugby neozelandês. O detentor do escudo, o Waikato, fez a defesa do título jogando diante do Northland e se deu bem, mas não sem sofrer muito. Cometendo penais em demasia, Waikato não conseguiu abrir grande frente sobre Northland, mesmo anotando 2 tries, com Grice e Webber. O try de Takulua somado aos 5 penais chutados por Seymour deixaram o time do norte no páreo até o fim, quando o pilar Toby Smith rompeu para o try da vitória dos Mooloo Men. 31 x 22.

A liderança da Premiership é dividida pelos três gigantes do país: Wellington, Canterbury e Auckland, que obtiveram vitórias bonificadas. Wellington não teve problemas para superar o Counties Manukau, recém-promovido à Premiership, por implacáveis 55 x 16, no jogo que abriu o campeonato. Já Canterbury, atual campeão, foi levemente mais modesto: 30 x 6 sobre Taranaki. Auckland, por sua vez, realizou o clássico da Grande Auckland contra o North Harbour, na chamada Battle of the Bridge, a “Batalha da Ponte”, em alusão à ponte que separa o centro de Auckland da região norte da metrópole. O North Harbour bem que batalhou, mas não foi bom o suficiente e caiu por 27 x 20 diante do time de Piri Weepu.

Apenas mais um jogo envolveu uma equipe da Premiership: o Bay of Plenty visitou o Otago, um dos grandes times do país, mas que vive anos ruins no Championship. Entretanto, 2013 começou boa para a equipe de Dunedin, que deu mostras de que deve brigar até o fim para retornar à Premiership. Otago se impôs e venceu por 32 x 29, em uma das melhores partidas da rodada.

No Championship, a liderança é do Hawke’s Bay, que somou ponto-bônus (feito que Otago não atingiu) diante de Manawatu: 45 x 18. Já Tasman também venceu, e foi em duelo de times da Ilha do Sul. 25 x 15 fora de casa sobre Southland, que começa cambaleante.

 

Três líderes na ABSA Currie Cup

No Campeonato Sul-Africano, três equipes dividem a ponta da tabela após duas rodadas: Free State Cheetahs e os invictos Blue Bulls e Western Province.

Os Touros de Pretória assumiram a primeira posição pelo saldo de pontos após venceram sem muito brilho os Griquas por 15 x 9. O jogo sem tries puniu a maior indisciplina do time visitante, que virou presa fácil nos pés de Tony Jantjes e Jürgen Visser, que chutaram juntos os 15 pontos dos Blue Bulls.

Após empatar na estreia com os Blue Bulls, o Western Province, atual campeão, chegou à sua primeira vitória. E a vítima foi o então líder Free State Cheetahs que, pelo menos, saiu de campo com o ponto-bônus defensivo. Os Cheetahs começaram melhor, fazendo 2 tries convertidos no primeiro tempo, com Elgar Watts e Riaan Smit. 14 x 0 no intervalo, calando o Newlands. Porém, o WP reagiu bravamente no segundo tempo e, com 2 tries, de Michael Rhodes e Deon Fourie, 1 conversão e 1 penal, de Van Aswegen, virou o placar para 15 x 14, garantindo um grande triunfo.

No outro jogo da rodada da Premier Division, o Sharks venceu sua primeira partida, deixando o Lions na lanterna da competição. 33 x 25 em grande partida no Shark Tank, com tries de Brynard Stander, Heimar Williams e SP Marais.

Já na First Division, a segunda divisão, a liderança segue nas mãos dos Pumas, que conseguiram uma grande vitória de 33 x 32 sobre o Eastern Province Kings, quarto colocado, que não teve mais a desculpa das ausências do Super Rugby.

 

ITM Cup

ITM Cup – Campeonato Neozelandês

Counties Manukau 16 x 55 Wellington, em Pukekohe

Canterbury 30 x 6 Taranaki, em Christchurch

Hawke’s Bay 45 x 18 Manawatu, em Napier

Southland 15 x 25 Tasman, em Invercargill

Waikato 31 x 22 Northland, em Hamilton – Ranfurly Shield

Auckland 27 x 20 North Harbour, em Auckland

Otago 32 x 29 Bay of Plenty, em Dunedin

 

currie cup logo

ABSA Currie Cup Premier Division – Campeonato Sul-Africano

Natal Sharks 33 x 25 Golden Lions, em Durban

Blue Bulls 15 x 9 Griquas, em Pretória

Western Province 15 x 14 Free State Cheetahs, na Cidade do Cabo

 

ABSA Currie Cup First Division – 2ª Divisão do Campeonato Sul-Africano

Pumas 33 x 32 Eastern Province Kings, em Nelspruit

SWD Eagles 33 x 31 Border Bulldogs, em George

Leopards 22 x 17 Boland Cavaliers, em Potchefstroom

Griffons 50 x 35 Falcons, em Welkom