Tempo de leitura: 1 minuto

O Wolrd Rugby lançou uma nova estratégia para desenvolver as líderes da categoria feminina na América do Sul. O novo plano consiste na oferta de “bolsas de estudo” para os próximos 2 anos e pretende maximizar as técnicas de liderança das 3 líderes escolhidas: Marjorie Enya (Brasil), Maria Catalina Palacio (Colômbia) e Ana María Milburn Arocena (Uruguai).

Com o valor integral, as líderes podem investir em Workshops, viagens para aprimorar o conhecimento, cursos, congressos etc.

Representando o Brasil, Marjorie Eny (“Yu”) acredita: “Sem dúvida é muito relevante que a World Rugby estenda sua atenção para as regiões fora dos espaços ‘tradicionais’, por assim dizer. Há muito trabalho a fazer na América do Sul – apenas a título de exemplo, vale mencionar que somos a única região que nunca participou de uma Copa do Mundo de XV, e que somente por um ano teve um de seus países como equipe fixa no circuito mundial de Sevens. É preciso entender a região, suas especificidades e desafios, e não só importar modelos que funcionaram em contextos e realidades totalmente diferentes”.

- Continua depois da publicidade -

Desde o lançamento do plano “2017-25 Feminino”, o World Rugby vem trabalhando nas associações regionais e implementando programas de desenvolvimento em liderança. “A longo prazo, a ideia é que este programa de bolsas tenha formado lideranças femininas para ocupar mais espaços de tomada de decisão, e eu acredito que isso fará toda a diferença“, finaliza Marjorie.