Jaguares sólidos rumo à classificação após vitória sobre os Stormers. Foto: SANZAAR

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Super Rugby está entrando na reta final de sua temporada regular e depois deste fim de semana faltam somente 6 rodadas para o encerramento. Com isso, a competição pelas vagas no mata-mata está se acirrando e quem está sorrindo no momento são os argentinos.

Em Buenos Aires, os Jaguares conseguiram uma vitória crucial sobre os sul-africanos dos Stormers, concorrentes diretos por vaga. 30 x 25 para os donos da casa, que foram superiores nos momentos chave da partida. Pablo Matera cravou o primeiro try logo a 4′ para deixar os anfitriões na frente no início, com Miotti mantendo a frente na base dos penais para levar o duelo em 13 x 09 ao intervalo. Depois, no começo da segunda parte, os Jaguares novamente marcaram um try crucial. com Moyano na ponta e, aos 72′, liquidaram com as chances dos Stormers com um penal try de Engelbrecht, desviando passe certo de try. Mas, no apagar das luzes, Senatla marcou o try de honra que manteve o time da Cidade do Cabo no G8.

- Continua depois da publicidade -

Com os Lions folgando na rodada, o espaço para os demais sul-africanos se fixarem na zona de classificação esteve aberto e os Bulls conquistaram vitória preciosa sobre os Waratahs por 28 x 21 para seguirem no topo da Conferência Sul-Africana/Argentina. Foi um jogão que começou quente com tries de Gelant e Vermeulen (em bela sequência de offloads) para os donos da casa e Phipps para os visitantes. Pollard manteve boa frente para os Bulls com 3 penais, mas a reação australiana veio e os ‘Tah arrancaram o empate no segundo tempo com tries de Beale e Rona. Foi somente aos 70’ que Matanzima marcou o try da vitória do time de Pretória.

A liderança geral do Super Rugby é dos Crusaders, da Nova Zelândia, que tiveram Kieran Read em campo neste fim de semana. Mas o time de Christchurch se viu em apuros diante dos Sharks, que vão bem na Conferência Sul-Africana. Empate de 21 x 21, em jogo que só os ‘Saders cruzaram o in-goal, primeiro com Codie Taylor, aos 12′, e Jack Goodhue, aos 56′. Mas o time da casa foi indisciplinado e Curwin Bosch chutou nada menos que 7 penais para os Sharks, que lideraram o placar até o fim. Porém, a histórica vitória escapou-lhes, com Mitch Hunt marcando o try da igualdade e o chute de conversão aos 81’.

Além dos Crusaders, quem está muito tranquilo quanto à classificação são os Hurricaners, que derrotaram os Rebels por 29 x 19. Laumape, Beauden Barrett, Wes Goosen e Vaea Fifita produzieram verdadeira blitz de 4 tries em 20 minutos para os ‘Canes. Mas os tries neozelandeses cessaram e no segundo tempo os Rebels reagiram com tries de Matt Phllip, Meakes e Reece Hodge, mas que não foram suficientes para a virada.

No restante da Nova Zelândia a situação é tensa. Em Dunedin, os Highlanders receberam os Chiefs para dérbi nacional e conseguiram permanecer no G8, mas em um jogo de arrepiar seu torcedor. 31 x 31, com os Smith (Aaron e Ben) brilhando pelos ‘Landers, mas com os Chiefs se mantendo fortes na partida, desesperados por reação na competição. Com o duelo em 4 tries para cada lado, Josh Ioane chutou o penal que parecia dar a vitória aos donos da casa aos 78’, mas na última bola Taavao-Matau marcou o try do empate para os Chiefs.

Os Brumbies, por sua vez, encostaram na briga pelo G8 de vez após venceram duelo direto contra os Blues por 26 x 21. Folau Fainga’a foi o nome do jogo em Canberra com hat-trick (3 tries), incluindo o que assegurou a vitória australiana aos 67′.

Já os Reds também sonham e vão na cola dos Brumbies após vitória sobre os japoneses do Sunwolves por 32 x 26 em partida difícil em Brisbane, com um cartão vermelho para cada lado. Paenga-Amosa marcou o try crucial dos australianos aos 71′.

 

Super Rugby 2019

Crusaders 21 x 21 Sharks

Reds 32 x 26 Sunwolves

Hurricanes 29 x 19 Rebels

Highlanders 31 x 31 Chiefs

Brumbies 26 x 21 Blues

Bulls 28 x 21 Waratahs

Jaguares 30 x 25 Stormers

 EquipeConferênciaPaísCidadeJogosPontos
CrusadersNova ZelândiaNova ZelândiaChristchurch1658
JaguaresÁfrica do Sul/ArgentinaArgentinaBuenos Aires1651
Brumbies logo copyBrumbiesAustrália/JapãoAustráliaCanberra1648
HurricanesNova ZelândiaNova ZelândiaWellington1653
BullsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulPretória1641
sharks SR copy copySharksÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulDurban1637
ChiefsChiefsNova ZelândiaNova ZelândiaHamilton1636
Highlanders NZ rugby union team logo.svgHighlandersNova ZelândiaNova ZelândiaDunedin1636
LionsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulJoanesburgo1635
Stormers_Rugby.svgStormersÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulCidade do Cabo1635
RebelsAustrália/JapãoAustráliaMelbourne1634
WaratahsAustrália/JapãoAustráliaSydney1630
BluesNova ZelândiaNova ZelândiaAuckland1630
RedsAustrália/JapãoAustráliaBrisbane1628
SunwolvesAustrália/JapãoJapãoTóquio1612
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- Classificam-se às quartas de final o 1º colocado de cada uma das 3 conferências + os 5 melhores da classificação geral;