Jaguares estão classificados após vitória na Austrália. Foto: Jaguares

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A Argentina está em festa, com os Jaguares garantindo classificação às quartas de final do Super Rugby com 2 rodadas de antecedência, somando-se aos neozelandeses do Crusaders e do Hurricanes como os 3 times já assegurados no mata-mata.

Nesse sábado, na antepenúltima rodada da primeira fase, os Jaguares foram à Austrália, venceram por 34 x 23, com um fim de jogo muito forte. No primeiro tempo, o jovem Santiago Carreras – que jogou o Americas Rugby Championship de 2019 pela Argentina XV – disparo para o primeiro try, com direito a chute lindo para passar pela defesa. o scrum-half Felipe Ezcurra, outro ex Argentina XV,  cravou o segundo try em ruck rápido nas 22, mas foi apenas no segundo tempo que os argentinos se impuseram, com try do hooker Montoya, aos 55′, no maul, e com um final decisivo de tries de Kremmer, aos 71′, no atropelo, e Carreras de novo, aos 79′, interceptando passe.

Com a vitória, os Jaguares abriram ainda 6 pontos sobre o vice da Conferência Sul-Africana, que agora é o Lions. O atual vice campeão venceu o clássico das metrópoles sul-africanas batendo o Stormers, da Cidade do Cabo, por 41 x 22, em um jogão em Joanesburgo. Foram 5 tries a 3 para os vermelhos, com Kwagga Smith cravando 2 tries cruciais, em jogo que os Stormers tiveram desempenho fracos nos tackles.

Os Lions se beneficiaram do empate dos Bulls na Nova Zelândia diante dos Blues, que foi ruim para os dois times. 22 x 22 com os Bulls se safando da derrota no Eden Park quando Lubbock marcou o try do empate aos 75′. Com o tempo esgotado, Plummer teve o penal da vitória dos Blues, que seria crucial para o time de Auckland seguir sonhando com os playoffs, mas o chute não entrou.

Já os Sharks também perderam e foi em casa por 30 x 17 para os Hurricanes, que se garantiram matematicamente no mata-mata. Jordie Barrett, Laumape e Wes Goosen cravaram os tries da vitória dos ‘Canes, com Beauden Barrett chutando penais importantes em seu retorno.

Já o líder Crusaders foi derrotado no dérbi neozelandês da rodada pelos Chiefs, que ganharam sobrevida na luta por vaga nos playoffs. Inspirados 40 x 27 em jogo realizado em Suva, capital de Fiji. Foi um jogo sensacional que teve 6 tries a 4 e começou com lindo try de Scott Barrett para os Crusaders após interceptação. Os ‘Saders chegaram a abrir 20 x 00 e ainda assim sofreram a virada, que começou com um show e 3 tries nos 15 minutos finais do primeiro tempo para os Chiefs. Os ‘Saders ainda começaram o segundo tempo com try, mas os Chiefs deram o troco na mesma moeda, que foi um nocaute no líder. No fim, Stevenson e Tamua Manu (punindo chute displicente de Mo’unga) marcaram os tries da vitória épica dos Chiefs. Pena para os Chiefs que eles têm 1 jogo a mais que seus concorrentes pelo G8.

A rodada ainda teve clássico australiano em Melbourne entre Rebels e Waratahs crucial às pretensões dos dois times. E os Waratahs afastaram a crise vencendo fora de casa por 20 x 15, com Ashley-Cooper e Curtis Rona marcando os tries dos ‘Tahs e a dupla Quade Cooper (que quer um lugar nos Wallabies) e Will Genia cruzando o in-goal pelos Rebels.

E a liderança da Conferência Australiana é dos Brumbies, que venceram com tranquilidade em Tóquio os Sunwolves por 42 x 19. Destaque para o hooker Connal McInerney, que marcou 3 tries (hat-trick) para os australianos.

Super Rugby 2019

- Continua depois da publicidade -

Blues 22 x 22 Bulls

Rebels 15 x 20 Waratahs

Sunwolves 19 x 42 Brumbies

Chiefs 40 x 27 Crusaders

Reds 23 x 34 Jaguares

Sharks 17 x 30 Hurricanes

Lions 41 x 22 Stormers

 EquipeConferênciaPaísCidadeJogosPontos
CrusadersNova ZelândiaNova ZelândiaChristchurch1658
JaguaresÁfrica do Sul/ArgentinaArgentinaBuenos Aires1651
Brumbies logo copyBrumbiesAustrália/JapãoAustráliaCanberra1648
HurricanesNova ZelândiaNova ZelândiaWellington1653
BullsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulPretória1641
sharks SR copy copySharksÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulDurban1637
ChiefsChiefsNova ZelândiaNova ZelândiaHamilton1636
Highlanders NZ rugby union team logo.svgHighlandersNova ZelândiaNova ZelândiaDunedin1636
LionsÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulJoanesburgo1635
Stormers_Rugby.svgStormersÁfrica do Sul/ArgentinaÁfrica do SulCidade do Cabo1635
RebelsAustrália/JapãoAustráliaMelbourne1634
WaratahsAustrália/JapãoAustráliaSydney1630
BluesNova ZelândiaNova ZelândiaAuckland1630
RedsAustrália/JapãoAustráliaBrisbane1628
SunwolvesAustrália/JapãoJapãoTóquio1612
- Vitória = 4 pontos;
– Empate = 2 pontos;
– Derrota = 0 pontos;
– Vencer marcando 3 ou mais tries que o oponente = 1 ponto extra;
– Perder por diferença de 7 pontos ou menos = 1 ponto extra;

- Classificam-se às quartas de final o 1º colocado de cada uma das 3 conferências + os 5 melhores da classificação geral;