Foto: Bruno Ruas

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEO – O Japão encarou Samoa no fechamento dos jogos de sábado pela Copa do Mundo, precisando da vitória bonificada para seguir em boa posição na luta por classificação às quartas de final no Grupo A. Porém, Samoa engrossou o jogo contra os Brave Blossoms, que só conquistaram o bônus com o tempo esgotado, em muito celebrados 38 x 19. A pressão em ser protagonista não fez bem ao Japão durante a maior parte da partida, mas os anfitriões do Mundial souberam crescer nos instantes finais e atingiram o objetivo da partida.

Samoa, propondo um jogo físico na cidade de Toyota (Grande Nagoya), equilibrou as ações no começo, com o Japão pontuando primeiro apenas com penais de Tamura. Taefu respondeu na mesma moeda e, aos 25′, o jogo estava em 9 x 6 para os japoneses. A situação se deteriorou contra Samoa como cartão amarelo mostrado a TJ Ioane, que ofereceu mais espaços aos japoneses. Logo na sequência, aos 28′, o Japão achou o caminho do try com Lafaele, em boa abertura de bola. Samoa teve ainda um penal desperdiçado antes da pausa.

O Japão demorou a começar a convencer na partida, com Taefu abrindo o segundo tempo com penal para os samoanos, respondido prontamente por Tamura. Foi apenas aos 53′ que, após lateral, o maul japonês funcionou e Himeno marcou o segundo try. Contudo, os Brave Blossoms pararam na defesa azul, com Samoa provando evolução e conseguindo levar o jogo aos minutos derradeiros em aberto.

- Continua depois da publicidade -

Aos 72′, o próprio Henry Taefu marcou o try samoano, girando sobre a linha defensiva nipônica. Os donos da casa foram para o tudo ou nada no fim e, aos 75′, Fukuoka marcou na ponta o try que dava esperanças ao Japão de bônus. No fim, os Brave Blossoms pressionaram e Samoa resistindo, conquistando um penal no campo defensivo já com o tempo esgotado. Entretanto, Samoa pediu scrum, perdeu a formação e o Japão, em novo scrum, soube trabalhar a bola para Matsushima marcar o precioso quarto try. Incrível final.

Jogo aguerrido de Samoa, que sobe neutralizar o Japão por boa parte do duelo. Os Brave Blossoms apostaram sistematicamente em seu lateral, mas não conseguiram converter posse de bola em tries, deslanchando apenas no finzinho.

Samoa se despedirá da Copa do Mundo enfrentando a Irlanda no dia 12 e, se conquistarem a vitória, poderão sonhar em ficarem com a 3ª posição, obtendo classificação direta ao Mundial 2023. Já o Japão jogará no dia 13 com a Escócia na partida decisiva por vagas nas quartas de final, provavelmente necessitando apenas de um bônus defensivo.

38versus copiar19

Japão 38 x 19 Samoa, em Toyota (Nagoya)

Árbitro: Jaco Peyper (África do Sul)

Assistentes: Angus Gardner (Austrália) e Federico Anselmi (Argentina) / TMO: Graham Hughes (Inglaterra)

Japão

Tries: Lafaele, Himeno, Fukuoka e Matsushima

Conversões: Tamura (3)

Penais: Tamura (4)

15 Ryohei Yamanaka, 14 Kotaro Matsushima, 13 Timothy Lafaele, 12 Ryoto Nakamura, 11 Lomano Lemeki, 10 Yu Tamura, 9 Yutaka Nagare, 8 Kazuki Himeno, 7 Pieter Labuschagne (c), 6 Michael Leitch, 5 James Moore, 4 Wimpie van der Walt, 3 Jiwon Koo, 2 Atsushi Sakate, 1 Keita Inagaki;

Suplentes: 16 Shota Horie, 17 Isileli Nakajima, 18 Asaeli Ai Valu, 19 Uwe Helu, 20 Hendrik Tui, 21 Fumiaki Tanaka, 22 Rikiya Matsuda, 23 Kenki Fukuoka;

Samoa

Try: Taefu

Conversão: Taefu (1)

Penais: Taefu (4)

15 Tim Nanai-Williams, 14 Ahsee Tuala, 13 Alapati Leiua, 12 Henry Taefu, 11 Ed Fidow, 10 Ulupano Seuteni, 9 Dwayne Polataivao, 8 Jack Lam (c), 7 TJ Ioane, 6 Chris Vui, 5 Kane Le’aupepe, 4 Piula Faasalele, 3 Michael Alaalatoa, 2 Seilala Lam, 1 Jordan Lay;

Suplentes: 16 Ray Niuia, 17 Paul Alo-Emile, 18 James Lay, 19 Senio Toleafoa, 20 Josh Tyrell, 21 Pele Cowley, 22 Tusi Pisi, 23 Kieron Fonotia;

 

 PaísApelido/SímboloJogosPontos
Grupo A
JapãoBrave Blossoms419
IrlandaShamrock (Trevo)416
EscóciaThistle (Cardo)411
SamoaManu Samoa45
RússiaMedvedi (Ursos)40
Grupo B
Nova ZelândiaAll Blacks416
África do SulSpringboks415
ItáliaGli Azzurri412
NamíbiaWelwitschias42
CanadáCanucks42
Grupo C
InglaterraRed Rose (Rosa)417
FrançaLes Bleus415
ArgentinaLos Pumas411
Tonga'Ikale Tahi46
Estados UnidosEagles40
Grupo D
GalesDragons (Dragões)419
AustráliaWallabies416
FijiFlying Fijians47
GeórgiaLelos45
UruguaiLos Teros44