Tempo de leitura: 5 minutos

Jonny Sexton coroou sua carreira. O abertura irlandês finalmente conquistou o prêmio de melhor jogador do mundo, na festa de premiação do World Rugby que rolou neste domingo em Mônaco.

Sexton, que brilhou com a seleção irlandesa e com o Leinster, desbancou o neozelandês Beauden Barrett, vencedor dois último dois anos e candidato novamente. Sexton, de 33 anos, foi o primeiro irlandês que venceu o prêmio desde Keith Wood em 2001 e o primeiro atleta europeu desde Thierry Dusautoir (francês) em 2011.

- Continua depois da publicidade -

No XV feminino, a vencedora foi a fullback francesa Jessy Trémoulière, que pôs fim à hegemonia neozelandesa na categoria.

Já no sevens feminino, deu Nova Zelândia, com Michaela Blyde ganhando o prêmio pelo segundo ano seguido, ao passo que no sevens masculino o premiado foi outra vez Perry Baker, dos Estados Unidos. Dois vencedores repetidos com relação a 2017.

O prêmio de melhor treinador ficou com o neozelandês Joe Schmidt, da Irlanda, ao passo que o jogador revelação do ano foi o ponta sul-africano Aphiwe Dyantyi, dos Springboks e dos Lions.

Já o árbitro de destaque do ano foi o australiano Angus Gardner.

E como não poderia sr diferente, a Irlanda foi eleita o melhor time do ano. Mas os All Blacks tiveram um prêmio de consolo, com o try do ano sendo nomeado o try de Brodie Retallick sobre os Wallabies no Rugby Championship.

 

Premiados

Melhor jogador de XV: Jonny Sexton (Irlanda)

Melhor jogadora de XV: Jessy Trémoulière (França)

Melhor jogador de 7s: Perry Baker (EUA)

Melhor jogadora de 7s: Michaela Blyde (Nova Zelândia)

Jogador revelação: Aphiwe Dyantyi (África do Sul)

Melhor treinador: Joe Schmidt (neozelandês, da Irlanda)

Melhor árbitro: Angus Gardner (australiano)