La Rochelle vence com facilidde. Foto: divulgação

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VIDEOS – Demorou mas o Top 14 finalmente conseguiu ter uma rodada completa, com todas as 14 equipes entrando e não faltaram tries para comemorar. O campeonato está cada vez mais embolado e com tantos jogos a menos fica difícil ter uma visão clara. O La Rochelle (1º), com oitos jogos , segue líder batendo em casa o Brive (13º), na segunda colocação, com nove jogos, o Toulouse (2º) atropelou casa o Agen (14º). As duas equipes seriam as favoritas, mas em um ano atípico todas as equipes entre o 3º e o 9º lugares estão com sete jogos, o que quer dizer que quando as partidas atrasadas forem realizadas os líderes podem ter problemas para ficar entre os seis classificados.

O La Rochelle bateu em casa o Brive por 36 a 22. Os líderes da competição dominaram o jogos, mas relaxaram nos últimos minutos tomando dois tries que custaram o ponto bônus ofensivo. Com oito jogos os atlânticos seguem fazendo boas atuações, mas ainda podem ser ultrapassados por três equipes.

- Continua depois da publicidade -

O vice-líder Toulouse não teve problemas para bater, em casa, o desesperado Agen por 63 a 18. Os occitanos, porém estão em uma situação precária, a equipe é a que mais jogou, com nove partidas e pode de uma hora para outra cair para a metade de baixo da tabela, por isso o time precisa de todos os pontos que puder. O Agen segue fazendo uma das piores campanhas da história do Top 14.

O Castres (12º) teve um início de temporada para se esquecer, acumulando derrotas e jogos cancelados, ficando perigosamente perto da zona de rebaixamento. Nas duas ultimas semanas, porém a equipe fez grandes atuações e começou a sonhar com voos mais altos. Nessa rodada o time deu um passo para trás apresentando um rugby lastimável sendo atropelado em casa pelo Clermont (3º) por 40 a 14. Os amarelos, por outro lado, somam mais um vitória, estando a apenas três pontos do líder com um jogo a menos.

O Toulon (4º) conquistou uma vitória dura, em casa, contra a Section Paloise por 18 a 13, depois de um primeiro tempo dominante os donos da casa relaxaram e quase entregaram a vitória para os visitantes. A Section Paloise (10º) completa cinco jogos sem vencer e de sensação do campeonato começa a ver a zona de rebaixamento se aproximar. O Toulon busca se firmar na competição.

O Lyon (6º) mesmo tendo ficado muitas rodadas sem entrar em campo fez uma grande partida em casa contra o Stade Français (8º) vencendo por 20 a 19. O Destaque fica por conta da grande atuação do pilar Demba Bamba, preterido pelos Blues para o fim de semana o jovem jogador entrou em campo dispostos a mostrar porque merece um lugar entre os melhores da França, anotando o único try do jogo nos minutos finais. Depois de um início conturbado de temporada o Lyon parece ter encontrado o ritmo e começa a sonhar com uma vaga nas finais, os parisienses por outro lado caem na tabela com a derrota e se afastam dos líderes.

O Bayonne (9º) viajou para Paris com muitas baixas e acabou atropelado pelo Racing (5º) por 43 a 17. O time da cidade luz não deu chances para os bascos anotando sete tries, com direito a Hat Trick do ponta Donovan Taofifenua. A missão do Bayonne no ano era ficar no Top 14 e, apesar de um tropeço ou outro parece bem encaminhada, o Racing possuí um jogo a menos e ainda pode passar o La Rochelle.

Montpellier (11º) recebeu o Bordeaux (7º) em uma partida muito dura, que terminou com o time da terra dos vinhos vencendo por 23 a 22. Os donos da casa foram pragmáticos apostando em uma defesa sólida, mas no minuto final foram vítimas de uma bela jogada do ponta Ben Lam que colocou a bola na chão e virou o jogo. O Bordeaux segue brigando por uma vaga nas finais e volta para casa com pontos importantes. O Montpellier segue decepcionando, mas com seis jogos é o time que menos jogou e pode subir muito na tabela, mas para isso precisa melhorar.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

Castres 14 x 40 Clermont
Toulon 18 x 13 Pau
La Rcohelle 36 x 22 Brive
Montpellier 22 x 23 Bordeaux
Toulouse 63 x 18 Agen
Racing 43 x 17 Bayonne
Lyon 20 x 19 Stade Français

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;