Racing se junta aos líderes. Foto: divulgação

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VIDEOS – O ano começou com muito rugby na França, e uma rodada quase completa, a partida entre Bayonne e Section Paloise foi cancelada devido a um surto de COVID-19 no time basco. Na parte de cima da tabela três equipes disputam a primeira colocação conquistando importantes vitórias fora de casa nessa rodada. O líder La Rochelle (1º) não teve dificuldade para bater o lanterna Agen (14º), o segundo colocado Toulouse (2º) teve um vitória dura contra o Montpellier (13º), enquanto o Racing (3º) conquistou uma vitória heroica diante do Clermont (7º). Na parte de baixo da tabela a vitória do Castres (12º), fora de casa diante do Lyon (6º) embolou a luta contra o rebaixamento.

No duelo entre o líder e o lanterna deu a lógica. O La Rochelle deixou a costa atlântica e não teve dificuldades para bater o desesperado Agen por 43 a 13, conquistando um importante ponto bônus ofensivo. Os atlânticos, que ainda podem ser ultrapassados pelo Racing, que tem um jogo a menos, seguem fazendo uma temporada impecável, e apenas um desastre deixa o time fora das finais. O Agen, praticamente rebaixado, segue o caminho inverso e com apenas dois pontos faz uma das piores campanhas da história da França.

- Continua depois da publicidade -

O Toulouse teve um final de semana mais difícil, batendo fora de casa o Montpellier por 16 a 9. Uma partida muito amarada exigiu dos occitanos abandonar o estilo de jogo exuberante por uma abordagem mais pragmática. A derrota joga o Montpellier para a zona de rebaixamento, e mesmo com três jogos a menos acende o sinal de alerta no time. A equipe, recheada de estrelas, não consegue jogar bem e a principal razão é o ataque, o time controla o jogo, por vezes dominando os adversários, mas não consegue finalizar.

O Racing conquistou uma vitória gigante diante do Clermont por 24 a 22. Longe de Paris a equipe azul e branco teve começou a partida conturbado, sofrendo dezesseis pontos em apenas treze minutos, mas manteve a calma e equilibrou o jogo, contando com a qualidade do ponta Simon Zebo, que marcou o try da vitória nos minutos. A virada se deve principalmente ao scrum fixo do time da cidade luz que dominou os donos da casa, conquistando muitos penais. O resultado coloca o Racing definitivamente na luta pela primeira posição enquanto mantém o Clermont fora da zona de classificação.

A torcida do Castres recebeu um presente da natal atrasado, com a vitória do time, fora de casa diante do Lyon por 15 a 14. A situação não era animadora na zona de rebaixamento o Castres jogava fora de casa com um jogador a menos, o centro David Yann recebeu o vermelho aos quatro minutos de jogo por ir para o contato com o cotovelo. O cartão porém energizou os visitantes que deixaram o coração em campo, surpreendendo os adversários, que não conseguiriam igualar o combate físico. A vitória eleva o moral da equipe da equipe e tira o time da zona de rebaixamento, o caminho, porém ainda é muito longo para o time. O Lyon deixa escapar pontos importantes diante de uma equipe fragilizada, que podem fazer falta no final da competição

O Bordeaux (8º) começou o ano com uma boa vitória em casa diante do Toulon (5º), por 31 a 18. O time da terra dos vinhos dominou o jogo do começo ao fim sem ser pressionado em nenhum momento. O resultado embola de vez a luta pela classificação, a vitória aproxima o Bordeaux da zona de classificação enquanto freia a ascensão do Toulon, que vinha de uma boa sequencia de jogos.

A boa sequencia de jogos do Brive (9º) terminou nesse final de semana em Paris, com a equipe sendo batida pelo Stade Français (4º) por 51 a 21. A partida vinha equilibrada até os 11’ da segunda etapa quando o asa reserva Sootala Fa’aso’o recebeu um vermelho por tackle sem os braços. Com um jogador a mais os parisienses não tiveram dificuldades para controlar o jogo. O Brive se mantém fora da zona de rabaixamento, mas com treze partidas é a equipe que mais jogou e pode cair muito quando a tabela for equalizada.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

Bordeaux 31 x 18 Toulon
Montpellier 09 x 16 Toulouse
Agen 13 x 43 La Rochelle
Lyon 14 x 15 Castres
Stade Français 51 x 21 Brive
Clermont 22 x 24 Racing

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;