Foto: Ramsey Cardy/Sportsfile

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – Restando apenas três rodada para o fim da temporada regular, o PRO14 já sabe que terá uma final entre times irlandeses. A liga que conta com franquias de Irlanda, Gales, Escócia e Itália está sendo dominada pelos times da “Ilha Esmeralda”, com os gigantes Leinster e Munster próximos de carimbarem vaga na grande final. Por conta do encurtamento da temporada, o primeiro colocado de cada conferência irá diretamente para a grande final e os times já abriram mais de uma vitória de frente sobre seus perseguidores.

Mesmo sem os atletas da seleção irlandesa, o Leinster se impôs com contundência sobre os escoceses do Glasgow por 40 x 21, em jogo que teve o abertura Adam Hastings, dos Warriors, recebendo cartão vermelho, determinante para a sorte da partida. Foram 5 tries a 3 para os irlandeses, com McGrath, aos 72′, e Kelleher, aos 76′, cravando os tries decisivos. Com o resultado, o Leinster lidera a Conferência A, com 6 pontos a mais que o vice Ulster.

Já a Conferência B é liderada pelo Munster, que tem 9 pontos a mais que o vice Connacht. O Munster fez sua parte e venceu fora de casa os galeses do Cardiff Blues por 20 x 11. O gigante irlandês marcou seus dois tries no segundo tempo, com Kleyn, aos 54′, e Scannell, com maul avassalador e decisivo aos 77′.

Apesar de ver sua distância para o Leinster crescer, o Ulster também venceu, passando pelos galeses do Ospreys por 21 x 07 insuficientes. O time da Irlanda do Norte lamentou não conquistar o bônus ofensivo. Cooney e Andrew marcaram os tries do Ulster.

O Connacht também lamentou não vencer com bônus. O verde irlandês derrotou os italianos do Benetton por 19 x 17, mas a vitória saiu apenas no apagar das luzes com try aos 79′ de Bundee Aki, que ficou de fora da convocação da Irlanda para o Six Nations.

Apenas um time de Gales triunfou neste fim de semana. Foi o Scarlets, que venceu na Escócia o Edinburgh por 27 x 25. Foi um jogo aberto e envolvente, com 3 tries para cada lado. O triunfo praticamente garantiu os Scarlets na próxima Champions Cup europeia.

- Continua depois da publicidade -

Por fim, os italianos do Zebre largaram a lanterna da Conferência A nas mãos dos galeses do Dragons com uma vitória inspiradora por 26 x 15, mantendo esperanças de ir à Champions Cup. Giammarioli e Masselli marcaram os tries do time de Parma.

Guinness PRO14 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia e Itália

Benetton 17 x 19 Connacht

Cardiff Blues 11 x 20 Munster

Ulster 21 x 07 Ospreys

Edinburgh 25 x 27 Scarlets

Zebre 26 x 15 Dragons

Leinster 40 x 21 Glasgow

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
LeinsterLeinsterIrlandaDublin1671
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast1664
OspreysGalesSwansea1636
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow1630
DragonsGalesNewport1629
ZebreItáliaParma1617
Conferência B
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork1664
ConnachtIrlandaGalway1645
ScarletsGalesLlanelli1639
Cardiff BluesGalesCardiff1636
EdinburghEscóciaEdimburgo1629
Benetton TrevisoItáliaTreviso167
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º colocado de cada conferência = Grande Final
- 4 primeiros colocados de cada conferência = classificação à Heineken Champions Cup europeia;