Foto: Stade Rochelais

Tempo de leitura: 4 minutos

O Six Nations acabou, com um resultado desapontador para a França, que sai sem o título. O Top 14 por outro lado está chagando na reta final com quase tudo em aberto. A rodada foi ruim para o líder Toulouse (1º), surpreendido em casa pelo Montpellier (11º). Os occitanos agora veem o La Rochelle (2º), que bateu o Bordeaux (5º) na terra dos vinho se aproximar. No encalço dos líderes o Racing (3º) foi superado no país basco pelo Bayonne (12º) e agora divide a terceira colocação com o Clermont (4º), que venceu o Stade Français (9º) em Paris.

O período do Six Nations é sempre desafiador para o Toulouse, tradicionalmente a espinha dorsal da seleção francesa. Nesse final de semana as deficiências ficaram claras com a equipe sendo batida em casa pelo Montpellier por 29 a 16, sem jogadores chave a equipe vacilou na defesa e cometeu muitos penais. Aa equipe se mantém na liderança, mas vê o La Rochelle se aproximar, agora a apenas três pontos atrás. O Montpellier depois de um começo de temporada desastroso mostra alguma evolução, em crise técnica a equipe voltou ao básico apostando em um rugby pragmático focado no coletivo.

- Continua depois da publicidade -

A rodada foi ideal para o La Rochelle, que bateu o Bordeaux fora de casa por 26 a 11 e assegurou a segunda colocação. O jogo foi marcado pelo intenso embate físico nos forwards, com a equipe da costa atlântica levando a melhor, destaque para o segunda linha Will Skelton que continua a evoluir se tornando o líder do bom pack do La Rochelle. O Bordeaux cai para quinta colocação, mas ainda em uma posição confortável na zona de classificação.

O Racing foi surpreendido pelo Bayonne no País Basco, com os donos da casa vencendo por 23 a 13. Os parisienses pagaram o preço de uma defesa desorganizada e a falta de eficiência no ataque, tiveram três tries anulados. Com o resultado o time da capital cai na tabela e vê os adversários se aproximarem. O Bayonne por outro lado evoluiu nas ultimas rodada e tem a permanência bem encaminhada.

O Stade Français recebeu o Clermont para um duelo chave e no final o time do interior levou a melhor batendo a equipe da capital por 34 a 27. O resultado coloca o Clermont na quarta colocação, e na disputa por uma vaga no top dois, enquanto praticamente acaba com as chances de classificação dos parisienses. A partida foi muito disputada, mas um vermelho, aos 34’ da segunda etapa para o Stade Français acabou por desequilibrar o jogo e dar a vitória para os amarelos.

No duelo entre adversários diretos o Lyon (6º), jogando em casa, levou a melhor diante do Toulon (7º), vencendo por 54 a 16. Com o resultado os donos da casa entram na zona de classificação empurrando o time da Provence para a sétima colocação, mesmo que empatadas em pontos. A partida foi decidida aos 28’ da primeira etapa quando o centro Ma’a Nonu recebeu o cartão vermelho, com um a mais o Lyon apenas precisou aproveitar os espaços, anotando sete tries. Com destaque para o ponta do Lyon Josua Tuisova que, jogando contra o ex-clube, infernizou a defesa anotando dois tries.

O Castres (11º) bateu em casa a Section Paloise (13º) por 38 a 33 em um jogo muito disputado e de bom nível técnico. Os donos da casa conquistam a sétima vitória em dez partidas e de candidatos ao rebaixamento começam a sonhar com uma vaga nas finais. A Section Paloise por outro lado perde a quarta seguida e na 13º colocação parece fadada a jogar a repescagem contra o vice campeão da Pro-D2.

O Brive (10º) é outra equipe que parece ter assegurado a permanência na primeira divisão. O time não teve dificuldades para bater em casa o Agen(14º) por 57 a 3 em uma partida de um time só. O Agen ao que tudo indica terá a pior campanha da história do Top 14 com risco de ser a primeira a equipe a terminar o campeonato sem vencer um jogo.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

Stade Français 27 x 34 Clermont
Bayonne 23 x 13 Racing
Bordeaux 11 x 26 La Rochelle
Castres 38 x 33 Pau
Brive 57 x 3 Agen
Toulouse 16 x 29 Montpellier
Lyon 54 x 16 Toulon

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;