La Rochelle conquista grande vitória fora de casa. Foto: divulgação

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A França conquistou uma vitória histórica jogando na Irlanda, mas nem isso pode parar o Top 14. A rodada pertenceu aos líderes com as equipes da parte de cima da tabela vencendo seus jogos e consolidando ainda mais a liderança. O líder Toulouse (1º), mesmo sem suas estrelas, bateu em casa a Section Paloise (11º), o vice-líder La Rochelle (2º) conquistou uma importante vitória fora de casa diante do Toulon (6º) enquanto o Racing (3º) bateu em Paris o Lyon (7º).

O período do Six Nations é sempre difícil para o Toulouse, que tradicionalmente constitui a base da seleção francesa, nesse final de semana porém o time não sentiu falta de suas estrelas, batendo em casa a Section Paloise por 31 a 9. O resultado mantém os occitanos na primeira colocação.

- Continua depois da publicidade -

O La Rochelle sempre foi criticado pelo desempenho ruim fora de casa. Nesse fim de semana porém o time calou os críticos, batendo longe da costa atlântica o Toulon por 29 a 11. Os visitantes dominara completamente a partida, não dando chance para os donos da casa, que encerram uma sequencia de 21 jogos invictos na Provence. A vitória dá um novo moral para o La Rochelle, o Toulon por outro lado vem tendo uma temporada de altos e baixos, sem conseguir manter um padrão de jogo.

O Lyon viajou para Paris e não teve vida fácil, sendo batido pelo Racing por 34 a 26. Nem o hat trick do ponta Noa Nakaitaci ajudou os visitantes que deixaram a vitória escapar em duas interceptações infantis. O resultado mantém o Racing na luta pela liderança, o time está empatado com o La Rochelle, que possui um jogo a menos.

O Bordeaux (4º) segue dominando a competição em 2021, nesse fim de semana o time bateu em casa o Stade Français (8º) por 44 a 6, sendo o quinto concorrente direto pela classificação batido esse ano. Os parisisense não vencem longe de casa desde outubro, completamente dominados nesse final de semana.

A má fase do Montpellier (12º) continua, com a equipe batida fora de casa pelo Castres (9º) por 48 a 17. Destaque para o abertura argentino Benjamin Urdapilleta que anotou 33 pontos (um try, quatro conversões e cinco penais). Com a vitória o Castres coloca a zona de rebaixamento para trás e pode começar até mesmo a sonhar com voos mais altos. O Montpellier agora com 17 jogos não tem mais gordura e pode voltar para a zona de rebaixamento, se o Bayonne (13º) que tem 15 jogos vencer pelo menos uma partidada.

O Bayonne (13º) conquistou uma vitória importante em casa diante do Brive (10º). O duelo entre rivais diretos na luta contra o rebaixamento colocou frente a frente duas equipes em situações muito diferentes os Bascos vinham em uma sequencia ruim, entrando na zona de rebaixamento enquanto o Brive estava em ascensão. Tudo mudou nesse fim de semana em um jogo com muitos chutes táticos e scrum os bascos reencontraram o caminho da vitória. O Bayonne continua na 13º posição, mas com dois jogos a menos pode ultrapassar o combalido Montpellier.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

Toulouse 31 x 9 Pau
Bordeaux 44 x 6 Stade Français
Racing 34 x 36 Lyon
Castres 48 x 17 Montpellier
Toulon 11 x 29 La Rochelle
Bayonne 26 x 23 Brive

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;