Foto: SA Rugby

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No próximo dia 24, terá início a Rainbow Cup, competição que promoverá a transição do atual PRO14 (a liga que conta com times de Irlanda, Gales, Escócia e Itália) para o PRO16, que largará no segundo semestre com a introdução de quatro novos times da África do Sul (Bulls, Lions, Stormers e Sharks).

A Rainbow Cup já teve sua tabela revelada e começará sua ação com clássicos nacionais nas três primeiras rodadas. Nesta semana, a dificuldade de voos entre África do Sul e Europa colocou em xeque a participação sul-africana, mas ainda não há uma decisão final sobre o assunto.

A novidade confirmada é a realização de testes nas leis do rugby durante a competição. Serão 3 testes, que já estão ocorrendo nos Super Rugbys na Oceania:

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  • Substituição após cartão vermelho:
    • Quando um atleta recebe cartão vermelho, seu time poderá colocar outro atleta em seu lugar;
    • A entrada do novo jogador poderá ocorrer apenas 20 minutos após o cartão vermelho. Com isso, o time do jogador expulso jogará 20 minutos com um atleta a menos;
  • Drop-out a partir do in-goal:
    • Um drop out (um chute para a lateral) será cobrado pela defesa na linha de in-goal quando:
    • Quando um atleta do ataque entra no in-goal mas não consegue o try (por cometer knock-on ou por ser detido por um atleta da defesa);
    • Um chute (que não seja um penal ou uma tentativa de drop goal) entra no in-goal e é anulado pela defesa;
    • O capitão de cada time terá o direito de uma vez no jogo solicitar ao árbitro a revisão de um lance (relativo a marcação de try ou a jogo sujo);
    • Os capitães poderão pedir a revisão de um try em até 10 segundos após o try ser validado pelo árbitro;
    • O TMO poderá voltar à última interrupção do jogo, independentemente de quantas fases tenham sido disputadas;
    • A revisão por jogo sujo podem ser feitas após qualquer interrupção do jogo, se o capitão acreditar que o jogo sujo foi omitido pelos árbitros da partida;
    • O capitão deve solicitar revisão para incidentes ou infrações “específicos”. As imagens devem ser “claras e óbvias” para que uma referência seja mantida;
    • O scrum e o lineout não são incluídos no processo de revisão;
    • A partir dos 75 minutos de jogo, qualquer lance poderá ser sujeito a revisão;
 ClubeCidadePaísJogosPontos
Benetton TrevisoTrevisoItália522
Munster copyMunsterLimerick/CorkIrlanda520
Glasgow WarriorsGlasgowEscócia519
LeinsterLeinsterDublinIrlanda515
Cardiff BluesCardiffGales515
ConnachtGalwayIrlanda514
ScarletsLlanelliGales513
OspreysSwanseaGales511
EdinburghEdimburgoEscócia510
Ulster copy copyUlsterBelfastIrlanda58
DragonsNewportGales57
ZebreParmaItália53
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;