Foto: SLAR / Gaspafotos

Tempo de leitura: 3 minutos

O Peñarol é o grande campeão da SLAR, a liga profissional sul-americana! Diante de 6 mil torcedores Carboneros, o Peñarol festejou em casa, em Montevidéu, dando ao Uruguai seu primeiro título da competição. Na grande final, os uruguaios bateram os chilenos do Selknam por 24 x 13, em jogo parelho e emocionante até o fim.

O Peñarol dominou fisicamente o início do duelo e abriu o marcador com try de Dosantos punindo erros de Moltedo na disputa aérea e Urroz em chute furado para afastar o perigo. Na sequência, Etcheberry chutou dois penais aumentando a frente dos Carboneros. O placar impactou os chilenos, que viram os uruguaios com mais posse de bola e território e neutralizando o antes poderoso breakdown chileno.

O Peñarol pulou de vez na frente apostando em seu poderoso maul, que teve Ardao finalizando após o lateral. Urroz descontou com penal para o Selknam, mas os andinos não conseguiram garantir território e, antes da pausa, os Carboneros impuseram série de fases encerradas com drop goal preciso de Etcheverry. 21 x 03.

- Continua depois da publicidade -

No segundo tempo, tudo mudou. O Selknam passou a falar mais alto no breakdown e aumentou a velocidade de suas fases. Urroz descontou com novo penal e a reação ocorreu, com o maul chileno funcionando e garantindo o try penal que recolocou os andinos no jogo.

O Selknam teve tudo para virar o placar, com o ritmo uruguaio caindo e a disciplina se deteriorando. Com dois amarelos seguidos contra os anfitriões, para Milán e Echeverría, os visitantes tiveram tudo para dominaram o jogo, mas foram incapazes de somarem mais pontos.

O Peñarol provou ter uma defesa monumental e, no fim, Etcheverry definiu o duelo com um último penal para o Peñarol. 24 x 13, números finais. E que poderiam ser maiores se Etcheverry não tivesse perdido no detalhe um último drop goal.

Ganhou o melhor time do continente no momento. Peñarol campeão sul-americano.

 

24versus copiar13

🇺🇾Peñarol 24 x 13 Selknam🇨🇱, em Montevidéu🇺🇾

Árbitro: 🇦🇷Nehuen Jauri Rivero / Assistentes: 🇺🇾Francisco González e 🇨🇱Frank Méndez / TMO: 🇦🇷Gonzalo De Achaval

🇺🇾Peñarol

Tries: Dosantos e Ardao

Conversões: Etcheverry (1)

Penais: Etcheverry (3)

Drop goal: Etcheverry (1)

15 🇺🇾José Maria Iruleguy, 14 🇺🇾Rodrigo Silva, 13 🇺🇾Bautista Basso, 12 🇺🇾Andrés Vilaseca (c), 11 🇺🇾Baltazar Amaya, 10 🇺🇾Felipe Etcheverry, 9 🇺🇾Tomás Inciarte, 8 🇺🇾Manuel Ardao, 7 🇺🇾Santiago Civetta, 6 🇺🇾Lucas Bianchi, 5 🇦🇷Nahuel Milán, 4 🇺🇾Eric Dosantos, 3 🇺🇾Ignacio Peculo, 2 🇺🇾Guillermo Pujadas, 1 🇺🇾Juan Echeverría;

Suplentes: 16 🇺🇾Emiliano Faccennini, 17 🇺🇾Matías Benítez, 18 🇺🇾Mathias Franco, 19 🇺🇾Diego Magno, 20 🇺🇾Carlos Deus, 21 🇺🇾Santiago Álvarez, 22 🇦🇷Nicolás Roger, 23 🇺🇾Mateo Viñals;

🇨🇱Selknam

Try: Try penal

Penais: Urroz (2)

15 🇨🇱Francisco Urroz, 14 🇨🇱Nicolás Garafulic, 13 🇨🇱Lucas Strabucchi, 12 🇨🇱Matías Garafulic, 11 🇨🇱Gaspar Moltedo,10 🇨🇱Rodrigo Fernández, 9 🇨🇱Marcelo Torrealba, 8 🇨🇱Alfonso Escobar, 7 🇨🇱Ignacio Silva (c), 6 🇨🇱Martin Sigren, 5 🇨🇱Augusto Sarmiento, 4 🇦🇷 Franco Molina, 3 🇨🇱Matías Dittus, 2 🇨🇱Tomás Dussaillant, 1 🇨🇱Javier Carrasco;

Suplentes: 16 🇨🇱Diego Escobar, 17 🇨🇱Santiago Lues, 18 🇨🇱Vittorio Lastra, 19 🇨🇱Santiago Pedrero, 20 🇨🇱Santiago Edwards, 21 🇨🇱Benjamín Videla, 22 🇺🇾Juan Zuccarino, 23 🇨🇱José Larenas;

 

Histórico da SLAR

Ano CampeãoPaís
2020Cancelado
2021Jaguares
2022Peñarol
2023-

1 COMENTÁRIO