Foto: SLAR / Gaspafotos

Tempo de leitura: 4 minutos

Sexta-feira é dia de final na América do Sul com a decisão do título da SLAR, a liga profissional sul-americana. Em Montevidéu, no Uruguai, o atual vice campeão Peñarol joga em casa pelo título diante dos chilenos do Selknam, que chegam pela primeira vez à final da competição. O jogo será exibido pelo Star+ para o Brasil.

O duelo entre Peñarol e Selknam antecede importante calendário internacional que vem pela frente para uruguaios e chilenos. A seleção do Uruguai viajará ao Japão para dois amistosos em junho e receberá a Romênia em julho. Já a seleção do Chile enfrentará a seleção B da Escócia e terá pela frente seu compromisso mais importante na história: dois jogos em julho contra os Estados Unidos, valendo vaga na Copa do Mundo de 2023.

 

- Continua depois da publicidade -

versus copiar

27/05 – 19h00 – 🇺🇾Peñarol x Selknam🇨🇱, em Montevidéu🇺🇾 – Star+

Árbitro: 🇦🇷Nehuen Jauri Rivero / Assistentes: 🇺🇾Francisco González e 🇨🇱Frank Méndez / TMO: 🇦🇷Gonzalo De Achaval

2022: 🇨🇱Selknam 03 x 31 Peñarol🇺🇾 e 🇺🇾Peñarol 08 x 15 Selknam🇨🇱

O que esperar? No último duelo entre Peñarol e Selknam, em Montevidéu, os chilenos conseguiram vitória por 15 x 08. Para a grande final, o técnico argentino do Peñarol, Pablo Bouza, fez apenas 2 trocas no XV titular com relação ao XV que começou a semifinal diante dos Cafeteros: Echeverría voltou para a camisa 1 e Iruleguy assumiu a camisa 15, para a saída do ponta Viñals (com Rodrigo Silva trocando de 15 para 14).

Já Nicolás Bruzzone, técnico também argentino do Selknam, fez muito mais trocas no time que bateu os Jaguares na semifinal. Saavedra, lesionado, deixou a camisa 13 para Strabucchi, que abriu vaga na ponta para Moltedo. O abertura volta a ser Rodrigo Fernández, fazendo dupla badalada com Torrealba de 9. O capitão Ignacio Silva volta à camisa 7, ao passo que Sarmiento ganha vaga na segunda linha. Já Dussaillant, recuperado de lesão, será o hooker titular, com Carrasco ganhando a camisa 1.

O Peñarol vai ao duelo dono do melhor ataque e da melhor defesa, assim como do melhor scrum (93% de sucesso, contra 86% dos chilenos). O Selknam, por outro lado, tem o melhor lateral (80%, contra 75% dos uruguaios) e lidera os números de turnovers com folha (71, contra 51 dos uruguaios). Todavia, o Selknam é o time mais indisciplinado da liga, com 140 penais cedido (contra 124 dos Carboneros), o que se apresenta como uma arma para o oponente, que tem um maul letal a partir do lateral. Não por acaso, o hooker uruguaio Pujadas é o terceiro maior artilheiro de tries da SLAR, com 6 (todos em maul).

A batalha de chutadores promete muito, com o Selknam contando com Urroz como o artilheiro da liga. Etcheverry, no entanto, vem se provando um abertura muito capaz do lado uruguaio e já flerta com a titularidade na seleção de seu país. O duelo dele com Fernández promete bastante, com os dois camisas 10 tendo estilos bem distintos – e a genialidade do chileno será posta à prova pela pressão da decisão. A terceira linha uruguaia é destaque especial, com Ardao e Civetta em forma exuberante, mas os chilenos não ficam atrás com Silva e Sigren em ascensão. A batalha dos segundas linhas argentinos também será destaque, com Milán, do Peñarol, versus Molina, do Selknam – com ambos tentando atrair a atenção do técnico dos Pumas, Michael Cheika.

No papel, os Carboneros têm leve favoritismo por jogarem em casa e por terem sido mais constantes ao longo da temporada, mas os andinos estão prontos para garantirem uma final parelha até o fim.

🇺🇾Peñarol: 15 🇺🇾José Maria Iruleguy, 14 🇺🇾Rodrigo Silva, 13 🇺🇾Bautista Basso, 12 🇺🇾Andrés Vilaseca (c), 11 🇺🇾Baltazar Amaya, 10 🇺🇾Felipe Etcheverry, 9 🇺🇾Tomás Inciarte, 8 🇺🇾Manuel Ardao, 7 🇺🇾Santiago Civetta, 6 🇺🇾Lucas Bianchi, 5 🇦🇷Nahuel Milán, 4 🇺🇾Eric Dosantos, 3 🇺🇾Ignacio Peculo, 2 🇺🇾Guillermo Pujadas, 1 🇺🇾Juan Echeverría;

Suplentes: 16 🇺🇾Emiliano Faccennini, 17 🇺🇾Matías Benítez, 18 🇺🇾Mathias Franco, 19 🇺🇾Diego Magno, 20 🇺🇾Carlos Deus, 21 🇺🇾Santiago Álvarez, 22 🇦🇷Nicolás Roger, 23 🇺🇾Mateo Viñals;

🇨🇱Selknam: 15 🇨🇱Francisco Urroz, 14 🇨🇱Nicolás Garafulic, 13 🇨🇱Lucas Strabucchi, 12 🇨🇱Matías Garafulic, 11 🇨🇱Gaspar Moltedo,10 🇨🇱Rodrigo Fernández, 9 🇨🇱Marcelo Torrealba, 8 🇨🇱Alfonso Escobar, 7 🇨🇱Ignacio Silva (c), 6 🇨🇱Martin Sigren, 5 🇨🇱Augusto Sarmiento, 4 🇦🇷 Franco Molina, 3 🇨🇱Matías Dittus, 2 🇨🇱Tomás Dussaillant, 1 🇨🇱Javier Carrasco;

Suplentes: 16 🇨🇱Diego Escobar, 17 🇨🇱Santiago Lues, 18 🇨🇱Vittorio Lastra, 19 🇨🇱Santiago Pedrero, 20 🇨🇱Santiago Edwards, 21 🇨🇱Benjamín Videla, 22 🇺🇾Juan Zuccarino, 23 🇨🇱José Larenas;

 

Histórico da SLAR

Ano CampeãoPaís
2020Cancelado
2021Jaguares
2022Peñarol
2023-