Foto: Ospreys

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O PRO14 – a liga de Irlanda, Gales, Escócia e Itália – teve rodada quente nesse fim de semana, com alguns times ainda de olho nas vagas na próxima Champions Cup europeia.

Os times galeses foram os que celebraram, com todos – Ospreys, Scarlets, Cardiff e Dragons – conquistando cruciais vitórias. Os 3 primeiros colocados de cada conferência garantem classificação à Champions Cup, ao passo que os 4ºs colocados deverão duelar pela 7ª e última vaga.

A jornada foi a última para Ulster, Connacht, Zebre, Ospreys, Cardiff e Scarlets, que já concluíram seus compromissos. Leinster e Munster farão a grande final no próximo sábado, dia 27, ao passo que Dragons, Glasgow, Edinburgh e Benetton ainda têm jogos atrasados da temporada regular para cumprirem.

- Continua depois da publicidade -

A vitória mais impactante do fim de semana foi dos Ospreys, que asseguraram classificação ao derrotarem ninguém menos que o líder e melhor time da liga, o Leinster, que conheceu apenas sua segunda derrota na temporada. 24 x 19, em virada espetacular. O Leinster marcou os 3 primeiros tries do duelo, mas os Ospreys viraram com 3 tries nos 12 minutos finais da partida. Cracknell, aos 68′, Watkin, aos 71′, e Josh Thomas, aos 75′, cravaram os tries heroicos, aproveitando cartão amarelo contra o Leinster.

Os Scarlets também asseguraram classificação à Heineken Champions Cup com uma grande vitória sobre o Connacht. Foi um jogaço de 41 x 36 para os galeses, que viraram brilhantemente no segundo tempo. Os Scarlets fizeram o primeiro try, com Shingler, mas os irlandeses cruzaram o in-goal nada menos que 5 vezes no primeiro tempo12abrindo 33 x 05. No segundo tempo, os Scarlets incrivelmente viraram o placar, com mais 5 tries, com Sebastian marcando o último, decisivo, aos 72′.

Os Dragons, por sua vez, se mantiveram na briga por classificação ao Champions Cup ao vencerem por 26 x 17 o duelo direto contra os escoceses do Glasgow, deixando os dois times empatados em número de pontos, com ambos ainda tendo mais um jogo a realizarem (o Glasgow enfrenta o Benetton, ao passo que o Dragons recebe o Edinburgh no próximo fim de semana). Os dois tries dos galeses foram no fim, com Jordan Williams e Screech cravando os tries cruciais aos 61′ e aos 66′.

O Cardiff, por sua vez, garantiu o 4º lugar da Conferência B e eliminou de vez os escoceses do Edinburgh. Vitória galesa por 34 x 15. Foi um segundo tempo implacável do Cardiff, com Lee-Lo, Evans e Ratti marcando os tries cruciais no fim.

Os outros dois jogos serviram apenas para o cumprimento da tabela. Primeiro, o Munster venceu os italianos do Benetton, que seguiram com uma campanha sem vitórias. 31 x 17.

Já o Ulster se despediu da competição vencendo os Zebre por 49 x 03, em jogo de 7 tries sem resposta.

Guinness PRO14 – Liga de Irlanda, Gales, Escócia e Itália

Munster 31 x 17 Benetton

Leinster 19 x 24 Ospreys

Ulster 49 x 03 Zebre

Dragons 26 x 17 Glasgow

Cardiff 34 x 15 Edinburgh

Scarlets 41 x 36 Connacht

 ClubePaísCidadeJogosPontos
Conferência A
LeinsterLeinsterIrlandaDublin1671
Ulster copy copyUlsterIrlandaBelfast1664
OspreysGalesSwansea1636
Glasgow WarriorsEscóciaGlasgow1630
DragonsGalesNewport1629
ZebreItáliaParma1617
Conferência B
Munster copyMunsterIrlandaLimerick/Cork1664
ConnachtIrlandaGalway1645
ScarletsGalesLlanelli1639
Cardiff BluesGalesCardiff1636
EdinburghEscóciaEdimburgo1629
Benetton TrevisoItáliaTreviso167
- Vitória = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota = 0 pontos;
- Anotar 4 ou mais tries = 1 ponto extra;
- Perder por 7 pontos ou menos de diferença = 1 pontos extra;

- 1º colocado de cada conferência = Grande Final
- 4 primeiros colocados de cada conferência = classificação à Heineken Champions Cup europeia;