Tempo de leitura: 2 minutos

Uma ação diferente tomou conta do CEU Água Azul no mês de novembro. Um grupo de professores da unidade participou do curso “Portas abertas para a inclusão”, ministrada pelo Instituto Rodrigo Mendes, e tiveram como missão, desenvolver um esporte adaptado. A professora Marisa, prontamente escolheu o Rugby devido o seu caráter inclusivo, o qual julga ideal para uma atividade como esta e que segundo ela “no rugby há lugar para todos e desenvolvemos os alunos partindo das diferenças. Além do mais, o Rugby tem um vinculo muito forte com valores que levamos para a vida, e isso engrandece ainda mais o esporte”.
 
A professora ministrou palestra para os alunos do 9° ano da EMEF Água Azul sobre o que é o Rugby, as principais leis do jogo, origem da modalidade e seus Valores. Então propôs o desafio de pensar e desenvolver as leis adaptadas às deficiências.
 
Sob supervisão da educadora Karina Lira – educadora da HURRA!, o exercício contou com alunos que puderam praticar o esporte adaptado: Fabiana (paralisia cerebral), João (baixa visão) e Matheus (deficiência intelectual), e com o sucesso da demonstração, palestras e clínicas foram estendidas a todos os alunos do turno escolar das aulas de Educação Física, alcançando um total de 230 alunos. A interação foi total, com os alunos assumindo a função de árbitros e vivenciando deficiências visuais e motoras e realmente sentindo na pele as limitações que elas impõem às pessoas e porque a inclusão delas no ambiente esportivo é tão importante.
 
Depoimento Ana Paula Emef: Gostaria de dizer que me apaixonei pela modalidade, não só pela prática que é contagiante, mas pelo ensinamento primordial e supremo dos valores morais. Não enfatizado de forma tão nobre em nenhuma outra modalidade que já trabalhei.
 
Depoimento Educadora Karina: Fazer parte deste projeto foi engrandecedor como pessoa e profissional, ver a alegria de muitos alunos em poder contribuir com a criação de leis adaptas é bem legal, e ver o sorriso no rosto dos alunos com deficiência porque um try foi marcado e a equipe comemorou com eles me garante que estamos no caminho certo.