La Rochelle contra Toulouse. Foto;Twitter @infosportplus

Tempo de leitura: 3 minutos

PRO14 e Premiership já acabaram, mas o Top 14 francês ainda não. A liga mais rica do mundo chegará nesse fim de semana às semifinais, com disputas de arrepiar. Os dois jogos serão no Matmut Stadium (Stade de Gerland), em Lyon, escolhida originalmente como sede neutra.

No sábado, o Toulouse, dono da melhor campanha, está pressionado. O clube é o maior campeão do rugby francês, mas não ergue a taça desde 2012. Os Rouget et Noir têm agora a chance de ouro de reencontrarem as glórias e recebem na semi o La Rochelle, que jamais fez uma final do Campeonato Francês. O La Rochelle perdeu a chance neste ano de um título de expressão, sendo derrotado pelo Clermont na final da Challenge Cup, e agora busca reabilitação. O Toulouse venceu os dois confrontos até aqui contra o La Rochelle na temporada: em setembro, em casa, por 33 x 26, e em março, fora de casa, por 23 x 19, em dois jogos decididos no detalhe.

Liderado pelo ex All Blacks Victor Vito, o La Rochelle tem nomes de peso, como o scrum-half também ex All Blacks Tawera Kerr-Barlow ou nomes importantes da seleção francesa como Gourdon e Doumayrou. Mas, o elenco que impressiona mesmo é o do Toulouse, que mescla veteranos do gabarito de Huget, Médard ou o ex All Blacks Jerome Kaino, com jovens que vem causando impacto na liga e nos Bleus: Aldegheri, Ramos, Dupont e Ntamack. O Toulouse tem o vice artilheiro de tries da temporada ainda, Guitoune, em nova fase em sua carreira.

- Continua depois da publicidade -

No domingo, o Lyon buscará voltar a uma final do Campeonato Francês pela primeira vez desde 1933. Os Lobos visitarão o poderoso Clermont, dono da segunda melhor campanha, campeão francês de 2017 e da Challenge Cup em 2019 – deixando para trás o estigma de “amarelão”. Em Clermont, em novembro, a vitória no duelo entre os dois foi do time da casa por 31 x 11, mas em fevereiro o Lyon venceu o confronto em casa por 19 x 13.

O Clermont se reergueu de uma temporada ruim no ano passado para voltar a brilhar, contando com um elenco farto de grandes nomes, ao passo que o Lyon ganhou uma vantagem óbvia: a escolha prévia da sede do duelo, que favorece os Lobos. Homem a homem, o Clermont de Laidlaw, Penaud, Raka, Fofana, Moala, Yato, Jedrasiak, Iturria, Slimani & cia é superior, mas o Lyon conseguiu uma positiva mescla de atletas experientes, como Doussain, Wisniewski, Nakaitaci e Palisson, com jovens ascendentes como Lambey e Couilloud. Ainda assim, os Lobos, mesmo com a torcida, são os azarões, enquanto os Vulcões têm amplo favoritismo.

 

Top 14 – Campeonato Francês

Semifinais

Sábado, dia 8 de junho

versus copiar

16h00 – Toulouse x La Rochelle, em Lyon  – TV5 Monde AO VIVO

 

Domingo, dia 09 de junho

10h30 – Clermont x Lyon, em Lyon – TV5 Monde AO VIVO