Racing bate Montpellier e assume a liderança. Foto: divulgação

Tempo de leitura: 4 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Top 14 completou a segunda rodada e não faltaram emoções. O Racing (1º) bateu em casa o Montpellier (14º) assumindo a liderança da competição, enquanto o time azul e branco termina na ultima colocação. Faltavam duas equipes para fazer a estreia na competição, e ela não poderia ser melhor. O Bordeaux (8º) bateu em casa o Brive (5º) enquanto o Stade Français (7º) surpreendeu vencendo o Castres (10º) longe de Paris.

O Racing, ultimo campeão francês dado que temporada passada terminou sem um vencedor, continua a mostrar porque é novamente um dos favoritos ao título. A equipe bateu em casa o Montpellier por 41 a 14, assumindo a liderança da competição. O Montpellier por outro lado perde a segunda seguida e termina a rodada na lanterna da competição, para completar o abertura da equipes, a campeão do mundo Handre Pollard sofreu uma grave lesão no joelho e deve desfalcar o time por muito tempo. Do lado do Racing a nota negativa fica por conta do centro australiano Kurtley Beale que recebeu um cartão vermelho por tackle alto e deve desfalcar a equipe no confronto pela Champions Cup da próxima semana.

- Continua depois da publicidade -

Bordeaux é fanática pelo rugby, a cidade teve uma série de campeões franceses na era amadora, mas sofreu muito com a profissionalização. Temporada passada parecia que a terra dos vinhos teria novamente um campeão, ou pelo menos um finalista, o encerramento da competição foi um baque para o time, e a torcida, com muitos se perguntando como a equipe iria reagir a esse revés, ainda mais depois que a estreia do time foi postergada a pedido do Stade Français. O Bordeaux deu a resposta em campo, batendo em casa o Brive por 25 a 20. O jogo não foi dos melhores, com o time da terra dos vinhos adotando uma postura pragmática perante um adversário teoricamente mais fraco, mas suficiente para garantir a vitória e uma boa estreia.

O grande beneficiado do encerramento da temporada passada foi o Stade Français, gigante e equipe mais antiga da França, o time corria série risco de rebaixamento, que não aconteceu porque a liga resolveu não ter campeão e rebaixados. Agora o time tem uma segunda chance de se recuperar e mostrar para a torcida que mercê estar entre os melhores da França. O time fez sua estreia esse final de semana contra o Castres, mostrando que a parada fez bem para a equipe, que jogando fora de casa bateu o Castres por 22 a 16, com destaque pra o abertura argentino Nicolás Sánchez preciso nos chutes.

O que acontece se uma equipe toma cinco amarelos e comete três penais try? Ela perde o jogo. Essa foi a história da partida entre Toulon (6º) e Lyon (13º), jogando em casa o time da Provence precisou apenas se aproveitar da indisciplina do Lyon para vencer a partida por 36 a 14. O Lyon vinha forte temporada passada, encerrada devido a pandemia de COVID 19, e começa mal essa temporada acumulando duas derrotas seguidas e terminando a rodada na penúltima colocação. O Toulon vence a primeira e busca se consolidar na competição.

Quanto mantém a disciplina o Toulouse (4º) é uma equipe muito perigosa, ao contrário da rodada passada quando recebeu dois vermelhos, os occitanos conseguiram terminar com todos os jogadores vencendo em casa o La Rochelle (9º) por 39 a 23 na melhor partida da rodada. Destaque para o incrível try do ponta dos donos da casa Cheslin Kolbe.

O Bayonne (11º) conquistou a primeira vitória da competição em grande estilo. A equipe bateu em casa o Clermont (3º) por 21 a 19 em uma virada espetacular. Faltando 14 minutos para o apito final os bascos perdiam por 19 a 7, conseguindo encontrar forças para virar o jogo. O Clermont deixa escapar pontos preciosos fora de casa, além disso a equipe se prepara para o retorno da Champions Cup sendo esse um jogo importante para o time ganhar confiança.

No duelo entre dois candidatos ao rebaixamento a Section Poloise (2º) levou a melhor, batendo em casa o Agen (12º) por 33 a 23. A pequenina Section Paloise começa a temporada com duas vitórias seguidas, fato inédito para a equipe que retornou ao Top 14 em 2015 depois de uma longa ausência. A equipe termina a rodada na segunda colocação e pode surpreender no resto da temporada.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

Pau 33 x 23 Agen
Racing 41 x 17 Montpellier
Toulouse 39 a 23 La Rochelle
Bordeaux 25 x 20 Brive
Bayonne 21 x 19 Clermont
Castres 16 x 22 Stade Français
Toulon 36 x 14 Lyon

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;