Scrum vencedor do Racing. Foto: Racing

Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – A espera do Six Nations o Top 14 teve uma rodada reduzida, com os líderes Toulouse (1º) e La Rochelle (2º) descansando, em campo uma rodada muito emocionante. O Racing (3º) bateu fora de casa o combalido Montpellier (13º) e se consolidada na terceira colocação. Na luta pela classificação uma rodada de surpresas com a vitória do Bordeaux (4º) fora de casa diante do Clermont (6º) e a derrota do Toulon (7º) para o Brive (9) fora de casa.

O Montpellier continua a afundar, agora batido em casa pelo Racing por 24 a 22, acumulando a sexta derrota em casa na temporada, o time de Paris por outro lado conquista a sexta vitória longe da cidade luz e se consolidada na terceira posição, mesmo que ainda longe dos líderes. O jogo foi tecnicamente fraco com muitos chutes e duas equipes indisciplinadas, os visitantes assumiram a liderança faltando apenas dois minutos em um penal conquistado a partir de um scrum. O Racing não jogou bem, cometendo muitos erros no ataque e na defesa, o Montpellier, porém é incapaz de aproveitar os erros do adversário deixando de pontuar nos momentos chave da partida.

- Continua depois da publicidade -

O Clermont recebeu o Bordeaux para uma partida emocionante, que terminou com o time da terra dos vinhos conquistando a segunda vitória seguida fora de casa, dessa vez por 37 a 36. A partida foi bem jogada, tendo um final épico quando aos 48’ o centro reserva Nathanael Hulleu colocou a bola no chão encerrando o jogo e dando a vitória para os visitantes. O resultado embola a luta por uma vaga nas finais com o Bordeaux assumindo a quarta posição.

O Toulon perdeu uma chance importante de se aproximar dos líderes, batido fora de casa pelo Brive por 25 a 23. A equipe do Brive acumula a sexta vitória em sete jogos, afastando de vez o perigo do rebaixamento, o time parece ter encontrado a formula vencedora ao apostar em um jogo físico muito duro no contato. O Toulon sofre um choque de realidade, vencedor das quatro das ultimas cinco partidas muitos viam o renascimento do time que dominou a Europa, nesse final de semana porem a equipe não conseguiu fazer valer sue elenco estrelado, dominado do começo ao fim, se aproximando no placar apenas nos minutos finais devido a uma distração do Brive.

A situação do Castres (11º) continua a piorar. O time viajou para Paris enfrentar o Stade Français (8º), que fez uma das piores aparições da temporada, e mesmo assim saiu derrotado sem fazer tries perdendo por 29 a 9. O time da cidade luz fez o mínimo necessário acumulando o ponto bônus ofensivo graças ao talento do terceira linha Sekou Macalou, promessa da seleção francesa que volta de lesão e saiu do banco para anotar dois tries. O resultado traz ânimo para os parisienses que se beneficiam do resultado ruim dos adversários para subir na tabela.

O Lyon (7º) foi outro que deixou escapar pontos importantes perdendo em casa para a Section Paloise (10º) por 18 a 17. Uma partida muito tática, com as equipes apostando sempre nos chutes e buscando jogar no campo do adversário, teve nos visitantes o time mais pragmático, que mesmo sem colocar a bola no chão soube aproveitar as oportunidades anotando seis penais. A Section Paloise, vem tendo uma temporada de altos e baixos e depois de flertar com as ultimas posições o time reencontrou o bom rugby.

Top 14 – Campeonato Francês 2020-21

Montpellier 22 x 24 Racing
Clermont 36 x 37 Bordeaux
Brive 25 x 23 Toulon
Lyon 17 x 18 Pau
Stade Fraçais 29 x 9 Castres

 ClubeCidadeJogosPontos
ToulouseToulouse2681
La RochelleLa Rochelle2678
Racing Nanterre (Paris)2678
Bordeaux-BèglesBordeaux2672
clermont copy copyClermontClermont-Ferrand2671
Stade FrançaisParis2670
CastresCastres2669
ToulonToulon2666
Lyon Lyon2665
Montpellier logo novo copyMontpellier #Montpellier2654
brive copyBriveBrive-la-Gaillarde2651
PauPau2646
BayonneBayonne2646
AgenAgen2602
- Vitória com 3 ou mais tries de diferença = 5 pontos;
- Vitória com menos de 3 tries de diferença = 4 pontos;
- Empate = 2 pontos;
- Derrota por 5 pontos ou menos pontos = 1 ponto;
- Derrota por mais 6 pontos ou mais = 0 pontos;

- 1º e 2º colocados = classificação às Semifinais
- 3º ao 6º colocados = classificação à Repescagem para as Semifinais (Barrages);
- 13º colocado = Repescagem de Promoção/Rebaixamento contra o vice campeão da 2º divisão;
- 14º colocado = Rebaixamento

- Os 8 primeiros colocados se classificarão à Heineken Champions Cup europeia de 2021-22;

# O Montpellier foi campeão da Challenge Cup 2020-21 e, por isso, ficou com a 8ª vaga francesa na Heineken Champions Cup;