Super League inglesa de Wheelchair Rugby League, Foto: RFL

Tempo de leitura: 3 minutos

Você já deve ter visto que na Copa do Mundo de Rugby League de 2021 haverá, além dos torneios masculino e feminino, um torneio de Rugby League em Cadeira de Rodas (Wheelchair Rugby League). Mas, qual a diferença para o Rugby de Cadeira de Rodas (Wheelchair Rugby) paralímpico?

O Rugby League de Cadeira de Rodas é essencialmente diferente do tradicional Rugby de Cadeira de Rodas. No mundo e no Brasil, a modalidade paralímpica tradicional é a mais difundida, mas o League de Cadeira de Rodas já tem aderência forte na França, onde foi criado (em 2004), na Austrália e na Inglaterra, onde a NRL e a Super League, as ligas principais do Rugby League, já desenvolvem a modalidade. A NRL Wheelchair é realidade, com várias das principais equipes australianas de Rugby League contando com equipes de League de Cadeira de Rodas, e o mesmo vem ocorrendo com os clubes da Super League inglesa.

Em 2021, a Copa do Mundo terá 8 seleções, mostrando a difusão que a modalidade vem ganhando recentemente mesmo fora de Austrália e Inglaterra. No Grupo A estarão Austrália, Inglaterra, Noruega e Espanha e no Grupo B França, Escócia, Gales e Estados Unidos. Já foram disputados 3 Mundiais até hoje: França foi campeã mundial em 2017 e 2013 e a Inglaterra em 2008.

- Continua depois da publicidade -

No Brasil, o Rugby League de Cadeira de Rodas começou a ser trabalhado em Curitiba já, com apoio da Confederação Brasileira de Rugby League.

Vamos às diferenças:

  • O League usa bola oval, enquanto o Paralímpico usa bola redonda;
  • A bola só pode ser passada para trás no League, enquanto no Paralímpico pode ser passada para a frente;
  • No League, a bola troca de posse após 6 tackles. O tackle ocorre quando um atleta retira uma tag (uma fita) do oponente;
  • No League, há chutes de conversão e penal, cobrados com um soco na bola. Há um “H” no final da quadra. No Paralímpico não há “H”;
  • Igual no League convencional, no League de Cadeira de Rodas o try vale 4 pontos, a conversão 2, o penal 2 e o drop goal 1. No Paralímpico, o try vale 1 ponto e é a única forma de pontuação;
  • São 5 jogadores de cada lado no League ao mesmo tempo na quadra, enquanto no Paralímpico são 4;

Tanto Rugby League de Cadeira de Rodas como o Rugby de Cadeira de Rodas paralímpico são esportes mistos, com mulheres podendo jogar com homens.

Clique aqui para baixar as regras do League de Cadeira de Rodas.

 

Saúde Esporte Sociedade Esportiva

Ginásio da Esporte Paraná
Endereço: Rua Pastor Manoel Virgínio de Souza, 1020

Bairro: Capão da Imbúia – Curitiba/PR

Sexta-feira das 19h00 às 21h00 e Sábados das 09h00 às 11h30

 

Rugby League em Cadeira de Rodas:

Rugby em Cadeira de Rodas – Paralímpico