Tempo de leitura: 2 minutos

Natureza, esporte, aventura, turismo e cultura, tudo misturado. Essa é a essência dos Jogos de Aventura e Natureza. Evento que vai movimentar o Paraná. Dividido em cinco etapas, as ações esportivas seguem de agosto até dezembro. Abrangendo 26 municípios do Estado do Paraná, área com uma população estimada de 830 mil habitantes.

Os jogos reúnem 29 modalidades classificadas como categorias competição e apresentação. Em projeto apresentado pela Federação Paranaense de Rugby à Superintendência de Esportes do Paraná, o rugby foi sugerido como modalidade de introdução nos esportes de apresentação. O objetivo é oferecer oficinas de rugby para crianças (alunos de escolas do ensino fundamental/médio) bem como cursos de capacitação em rugby escolar para os professores da rede de ensino das cidades impactadas pelos jogos, e assim fomentar ainda mais o esporte no território Paranaense.

Na primeira etapa dos Jogos de Aventura e Natureza, as oficinas de rugby  aconteceram na cidade litorânea de Guaratuba, na praia das Caieiras. Ao todo 500 crianças participaram das atividades coordenadas pela educadora da FPRu Leca Jentzsch e a professora e “tourita” do Curitiba Rugby, Brenda. O resultado foi muito positivo e ao que parece tem tudo pra fomentar ainda mais o rugby principalmente no interior do estado do Paraná.

- Continua depois da publicidade -

 

 

ETAPAS DATA LOCAL
11 a 18 de agosto Litoral
07 a 15 de  setembro Região de Lindeiros
28/setembro a 06/outubro Foz do Iguaçu
19 a 27 de outubro Litoral
23/novembro a 01/dezembro Região de Angra Doce

CIDADES – Região Angra Doce: Siqueira Campos, Salto do Itararé, Carlópolis, Ribeirão Claro e Jacarezinho; Região dos Municípios Lindeiros: Diamante D’Oeste, Entre Rios do Oeste, Foz do Iguaçu, Guaíra, Itaipulândia, Marechal Cândido Rondon, Medianeira, Mercedes, Missal, Pato Bragado, Santa Helena, Santa Terezinha do Itaipu, São José das Plameiras, São Miguel do Iguaçu e Terra Roxa; Litoral: Antonina, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

Conheça as 29 modalidades: pesca esportiva, bodyboard, canoagem, iatismo, stand up paddle, triathlon, canoa havaiana, wakeboard, surf, paraquedismo, parapente, balonismo, futevôlei, beach tênis, beach soccer, vôlei de praia, BMX, mountain bike, cicloturismo, jeep, rally, corrida de rua, slackline, escalada, skate, rugby, corrida de aventura, cross country e hand beach.

A expectativa é a participação de 3 mil atletas por etapa, com 20 mil pessoas envolvidas

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br