Tempo de leitura: 3 minutos

ARTIGO COM VÍDEOS – O Zimbábue viveu no último sábado as emoções da segunda rodada do Troféu Mundial M20, a segunda divisão do Mundial Junior. O dia foi de triunfos para Samoa, Uruguai, Espanha e Estados Unidos, que segue todos na briga pelo título e pela promoção ao Campeonato Mundial M20 de 2017, a primeira divisão mundial.

 

Pelo Grupo A, o grande jogo opôs Samoa e Fiji, no clássico da Oceania, e o triunfo foi dos samoanos, que não deram chances aos mágicos fijianos e aplicaram 32 x 8, eliminando Fiji da briga pela promoção. Os fijianos controlaram o início da partida e conseguiram o primeiro try com Selesitino Kalounivale, abrindo 8 x 0. Mas, o restante do jogo foi de controle samoano, com os polinésios se impondo fisicamente. Antes do intervalo, Avea Momoisea respondeu com o primeiro try de Samoa e, no segundo tempo, nada menos que 24 pontos sem resposta foram marcados pelos azuis, com TP Luteru, Laaloi Leilual e Faalelelei Ioane cruzando o in-goal.

- Continua depois da publicidade -

 

Na outra partida da chave, o Uruguai despachou a seleção da casa, o Zimbábue, com uma sólida vitória por 50 x 22, em mais uma partida do Troféu Mundial M20 repleta de tries. Foram ao todo 7 tries para os uruguaios e 3 para os zimbabuanos, com Inaki Ormaechea, irmão mais novo do clã Ormechea, de tanto sucesso na seleção principal dos Teros, fazendo 2 tries logo no início da disputa. Os Teritos dominaram a primeira etapa e fizeram 36 x 6, com Martin Fitipaldo e Felipe Etcheverry também cruzando o in-goal, além de um penal try. No segundo tempo, o Zimbábue esboçou uma reação com 2 tries, mas Fitipaldo e Yamandu Arburuas selaram a vitória sul-americana.

 

Pelo Grupo B, os Estados Unidos fizeram o esperado e derrotaram Hong Kong por 32 x 12, com 2 tries do capitão e oitavo Hanco Germishuys. O ponta Travis Heer e o segunda linha ascendente Al-Jiboori, correndo 25 metros, fizeram os demais tries dos Junior All-Americans.

 

Já o Espanha travou uma dura batalha com a boa Namíbia e venceu com louvor: 40 x 22, em partida de 6 tries para os espanhóis e 3 para os namibianos. Enquanto a Espanha apresentou um pack poderoso e capitalizou em cima dos mauls, a Namíbia provou sua qualidade com a bola nas mãos, produzindo verdadeiro espetáculo em Harare. Depois de um primeiro tempo parelho em 16 x 14 para os ibéricos, a Namíbia foi capaz de virar o placar no começo do segundo tempo, mas sofrer a reação espanhola.

 

Na última rodada da primeira fase, no dia 27, quarta, Samoa e Uruguai irão se encarar valendo o primeiro lugar do Grupo A e a classificação à final, ao passo que Espanha e Estados Unidos irão decidir o primeiro lugar do Grupo B, valendo também vaga na final. Apenas o primeiro colocado de cada grupo seguirá na briga pelo título, pois o torneio não conta com semifinais.

 

Vale lembrar ainda que o Troféu Mundial M20 está sendo usado de teste a Leis Experimentais, como o try valendo 6 pontos.

 

world rugby logo

World Rugby U20s Trophy – Troféu Mundial M20 – 2ª divisão do Mundial M20

2ª rodada

Samoa 32 x 08 Fiji

Uruguai 50 x 22 Zimbábue

Espanha 40 x 22 Namíbia

Estados Unidos 32 x 12 Hong Kong

ClubePtsJVED
Farrapos
245500
Charrua
205401
San Diego
155302
Serra
105203
Brummers
045104
Centauros
005005
Tabela completa

 

3ª rodada – 27/04

Fiji x Zimbábue

Namíbia x Hong Kong

Samoa x Uruguai

Espanha x Estados Unidos

 

Melhores momentos da 1ª rodada

Foto: Marie-Louise van der Sandt / World Rugby